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(DUVIDA) Como deixar o jogo intacto (IMPORTANTE)

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Mensagem por vitorleandrofeitosa Sáb 25 Jan 2014, 19:43

Perguntas e resposta 01
Primeiramente queria que me ajuda-se quando meu personagem cai no final da room ele apenas some e não acontece nada tem como eu tirar isso bom gostaria de que ele não cai-se mais pelas laterais do jogo

Perguntas e resposta 02
Queria saber também no meu jogo a camera só segue meu personagem quando ele ta no final da tela isso é muito chato não da pra ver nada na frente do game , eu queria que a tela fosse se espandindo sem meu personagem ter que chegar no finalda tela 640X para que abra o restante


Espero que entenda Happy


Última edição por vitorleandrofeitosa em Dom 26 Jan 2014, 22:03, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Pedrin72 Dom 26 Jan 2014, 01:28

Bom na primeira duvida pelo que eu entendi você quer que aconteça algo com o personagem quando ele cai da room, bom isso é simples

No step do personagem
Código:

    if y > room_height{  // Se o y do personagem for maior q a altura da room
          instance_destroy()  // Destroy a instancia do objeto
    }

Para nao sair pelas laterais faça isso:

Código:

    if x < 0{  // Se a posicao x do personagem for menor q 0
          x = 0  // X é igual a 0 - nao sai da posicao 0
    }else if x > room_width{  //se x for maior q a largura da room
      x = room_width;  // Posicao x é igual a largura da room           
    }


Ja para a view ou tela andar antes que encoste na borda faça o seguinte, va na configuração de views da room e la na onde você seleciona o objeto que a view ira seguir, tem duas propriedades: Hbor e Vbor que estarao definidas com 32, altere-as para 300 e pronto.

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Espero ter ajudado  Laughing !! Se ajudei da um joinha ali do lado!
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Mensagem por PedroSilva Dom 26 Jan 2014, 16:23

Ola para ele não sair da room você faz isso no STEP do seu player:
Código:

if x < 0 { x = 0;}//Se a posição X do jogador for menor que 0 ele continua em 0
if y < 0  {y = 0;}//Se a posição Y do jogador for menor que 0 ele continua em 0
if x + sprite_width > room_width {x = room_width-sprite_width;}//Se a posição X do jogador + sprite width for maior que room_width ele fica room_width menos a sprite_width
if y + sprite_height > room_height  {y = room_height-sprite_height;}//Se a posição Y do jogador + sprite heigth for maior que room_heigth ele fica room_heigth menos a sprite_heigth

O código do Pedri72 não vai funcionar na outras direções somente para <.

As view você pode usar o que o pedri72 falou.
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Mensagem por Pedrin72 Dom 26 Jan 2014, 17:13

O meu código funciona tanto para a direita quanto para a esquerda, por exemplo, se a room tem 640 pixels de largura, então room_widht equivale a 640 e se x for maior que 640, x vai ser igual a 640, então ele não vai sair da room!



Ja pode trancar o tópico, ele me enviou uma MP e disse que funcionou corretamente!
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