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[Resolvido] Referência à instância por string
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shatterhand2
itarodrigo
chicoweb
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[Resolvido] Referência à instância por string
Boa Tarde galera,
Como que eu posso me referir a uma determinada instância pelo nome dela, mas tem que ser por string, por exemplo:
Objetos:
Objetos que crio via código:
Ai em determinada situação eu preciso ler o atributo vida do inimigo, mas partindo de uma string, exemplo:
Esse ultimo código não funciona como eu substituo ai pra que ele funcione a partir de uma string?
Como que eu posso me referir a uma determinada instância pelo nome dela, mas tem que ser por string, por exemplo:
Objetos:
- Código:
obj_inimigo
Objetos que crio via código:
- Código:
inimigo001 = instance_create(100,100,"obj_inimigo")
inimigo001.vida = 2000
inimigo002 = instance_create(100,200,"obj_inimigo")
inimigo002.vida = 500
inimigo003 = instance_create(100,300,"obj_inimigo")
inimigo003.vida = 90000
Ai em determinada situação eu preciso ler o atributo vida do inimigo, mas partindo de uma string, exemplo:
- Código:
nome = "inimigo002"
nome.vida += 20
Esse ultimo código não funciona como eu substituo ai pra que ele funcione a partir de uma string?
Última edição por chicoweb em Sex 24 Jan 2014, 11:33, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido] Referência à instância por string
ao inves de usar:
- Código:
nome = "inimigo002"
nome.vida += 20
- Código:
inimigo002.vida += 20
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: [Resolvido] Referência à instância por string
Não tem como fazer funcionar por uma string. A ID da instância é sempre um número.
Mas você declarar a variável que guarda a referência da instância como global.
Tipo:
global.inimigo001 = instance_create(100,100,"obj_inimigo")
global.inimigo001.vida += 20
Eu acho isso uma das maiores bolas fora da linguagem GML... eu realmente gostaria que eu pudesse declarar variáveis do tipo de objetos/classes, como em qualquer linguagem orientada a objetos que existe. Eu entendo que existir apenas os tipos STRING e REAL é pra facilitar a vida de quem não tem contato com programação, mas ainda assim....
Mas você declarar a variável que guarda a referência da instância como global.
Tipo:
global.inimigo001 = instance_create(100,100,"obj_inimigo")
global.inimigo001.vida += 20
Eu acho isso uma das maiores bolas fora da linguagem GML... eu realmente gostaria que eu pudesse declarar variáveis do tipo de objetos/classes, como em qualquer linguagem orientada a objetos que existe. Eu entendo que existir apenas os tipos STRING e REAL é pra facilitar a vida de quem não tem contato com programação, mas ainda assim....
Re: [Resolvido] Referência à instância por string
crie um script e nomeie de 'L' de Literal String
coloque o seguinte codigo nesse script
nota, nao deve funcionar no gms, pq a funcao execute_string foi removida.
coloque o seguinte codigo nesse script
- Código:
//L(string)
return execute_string("return "+argument0);
- Código:
inimigo001 = instance_create (100 ,100 ,L("obj_inimigo" ))
inimigo001.vida = 2000
nome=L("inimigo001");
nome.vida+=10
nota, nao deve funcionar no gms, pq a funcao execute_string foi removida.
Re: [Resolvido] Referência à instância por string
Realmente não vai funcionar no GMS
Eu entendo pq Execute String foi removido, mas já foi uma mão na roda várias vezes
Eu entendo pq Execute String foi removido, mas já foi uma mão na roda várias vezes
Re: [Resolvido] Referência à instância por string
Por que você precisa lidar com strings?
Estou perguntando porque já tive situações em que acreditei ser mais fácil agir assim, usando strings, e acabei caindo em arrays. Talvez seja o seu caso.
Por exemplo, se você está fazendo um contador de instâncias e quer jogar o número no nome, é mais fácil usar arrays.
Por exemplo:
Estou perguntando porque já tive situações em que acreditei ser mais fácil agir assim, usando strings, e acabei caindo em arrays. Talvez seja o seu caso.
Por exemplo, se você está fazendo um contador de instâncias e quer jogar o número no nome, é mais fácil usar arrays.
Por exemplo:
- Código:
inimigo[001] = instance_create(100, 100, obj_inimigo);
inimigo[001].vida = 2000;
inimigo[002] = instance_create(100, 200, obj_inimigo);
inimigo[002].vida = 500;
inimigo[003] = instance_create(100, 300, obj_inimigo);
inimigo[003].vida = 90000;
- Código:
indice := 2;
inimigo[indice] . vida += 20;
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Re: [Resolvido] Referência à instância por string
No GMS use asset_get_index(name) para retornar a id de qualquer recurso no jogo.
Mas não há nem uma vantagem em fazer isso!
Esse tipo de coisa de coisa só é útil quando o próprio usuário precisa digitar o nome em tempo de execução, em um editor de mapas para o próprio desenvolvedor por exemplo.
Mas não há nem uma vantagem em fazer isso!
- Código:
// Porque fazer isso:
inimigo001 = instance_create(100,100,asset_get_index("obj_inimigo"));
inimigo001.vida = 2000;
inimigo002 = instance_create(100,200,asset_get_index("obj_inimigo"));
// Se assim é muito mais fácil e com melhor performance
var oid = obj_inimigo;
inimigo001 = instance_create(100,100,oid);
inimigo001.vida = 2000;
inimigo002 = instance_create(100,200,oid);
Esse tipo de coisa de coisa só é útil quando o próprio usuário precisa digitar o nome em tempo de execução, em um editor de mapas para o próprio desenvolvedor por exemplo.
Re: [Resolvido] Referência à instância por string
mais uma, sinceramente nem eu conhecia esse comando.
de fato nao e uma boa ideia usar esse metodo.
n sei como funciona internamente.
mas eu costumo usar nomes super curtos nas minhas variaveis e recursos, imagino que isso diminua o tempo de execuçao.
tipo
sprites eu uso
S0
S1
S2
para audio eu uso
A0
A1
...
o problema e que se torna confuso e trabalhoso saber o que e o que quando estou programando...
de fato nao e uma boa ideia usar esse metodo.
n sei como funciona internamente.
mas eu costumo usar nomes super curtos nas minhas variaveis e recursos, imagino que isso diminua o tempo de execuçao.
tipo
sprites eu uso
S0
S1
S2
para audio eu uso
A0
A1
...
o problema e que se torna confuso e trabalhoso saber o que e o que quando estou programando...
Re: [Resolvido] Referência à instância por string
Isso normalmente é considerado uma má prática de programação. Use nomes de variáveis que tenham algum sentido com o que você está fazendo.
E sempre é bom deixar comentado, na declaração da variável, pra que ela serve dentro do programa
E sempre é bom deixar comentado, na declaração da variável, pra que ela serve dentro do programa
Re: [Resolvido] Referência à instância por string
Eu pensei que havia algo simples, quem ai já programou em flash sabe do que eu to falando ele tem um recurso assim:
_root["nomeobj"].vida
Simplesmente se refere ao objeto pela string seria o mesmo que:
nomeobj.vida
Em todas as outras linguagens de programação que eu estudei tem esse recurso, não é má prática.
A má pratica e sim usa isso ao invés de vetor (tá confesso fiz essa eme ):
inimigo001, inimigo002, inimigo003
Vendo que isso é mais complicado que pensei, eu decidi usar vetor mesmo o maior problema e que eu fiz essa eme no meu primeiro jogo e ficou umas gambiarras no meio do código confuso hehe.
Mas preguiça de lado tá errado vou futucar tudo e organizar o código dele, e transformar em vetor mesmo.
Desculpa ae, mas acho que valeu a discussão, troca de informação é sempre ótimo neh!
Obrigado a todos!
_root["nomeobj"].vida
Simplesmente se refere ao objeto pela string seria o mesmo que:
nomeobj.vida
Em todas as outras linguagens de programação que eu estudei tem esse recurso, não é má prática.
A má pratica e sim usa isso ao invés de vetor (tá confesso fiz essa eme ):
inimigo001, inimigo002, inimigo003
Vendo que isso é mais complicado que pensei, eu decidi usar vetor mesmo o maior problema e que eu fiz essa eme no meu primeiro jogo e ficou umas gambiarras no meio do código confuso hehe.
Mas preguiça de lado tá errado vou futucar tudo e organizar o código dele, e transformar em vetor mesmo.
As soluções de vocês ia servir? sim
Então seu agora vem falando que não vai usar é brincadeira.
Desculpa ae, mas acho que valeu a discussão, troca de informação é sempre ótimo neh!
Obrigado a todos!
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Re: [Resolvido] Referência à instância por string
Má prática é dar nomes curtos a variáveis e recursos.
Na maioria das linguagens, você faria algo assim:
Obj_inimigo inimigo001 = new Obj_inimigo();
e você criaria uma instância de Obj_inimigo e guardaria a referência a essa instância na variável inimigo001, que seria do tipo Obj_inimigo. Esse é o mundo ideal, mas o GameMaker não dá essa possibilidade
Na maioria das linguagens, você faria algo assim:
Obj_inimigo inimigo001 = new Obj_inimigo();
e você criaria uma instância de Obj_inimigo e guardaria a referência a essa instância na variável inimigo001, que seria do tipo Obj_inimigo. Esse é o mundo ideal, mas o GameMaker não dá essa possibilidade
Re: [Resolvido] Referência à instância por string
nao é má pratica, quando se trata de uma linguagem interpretada, quanto menor o codigo, mais rapido é o processo para a execuçao, mas quando a linguagem é compilada, o tamanho da variavel nao faz a menor diferença, achei q soubesse disso..
Re: [Resolvido] Referência à instância por string
-mensagem pelo celular.
ainda não entendi para que servirá, mas tenho uma solução simples para ele, mas só lembre de fazer um ponto final caso não ache o obj que procura:
crie um script que vai chegando o nome dos objeto por objeto, assim:
var i:i=0
while i<500
{
if argument0 = object_get_name(i){return i;break}
}
então na hora de criar a instância, é só chamar o script dentro do campo obj:
ins_create(x,y,n("obj_inimigo001"))
n é o nome do script no exemplo.
ainda não entendi para que servirá, mas tenho uma solução simples para ele, mas só lembre de fazer um ponto final caso não ache o obj que procura:
crie um script que vai chegando o nome dos objeto por objeto, assim:
var i:i=0
while i<500
{
if argument0 = object_get_name(i){return i;break}
}
então na hora de criar a instância, é só chamar o script dentro do campo obj:
ins_create(x,y,n("obj_inimigo001"))
n é o nome do script no exemplo.
Re: [Resolvido] Referência à instância por string
Valeu ai mas pelas opiniões dadas aqui da galera, cheguei a conclusão que é melhor fazer pelo método de vetor mesmo.
Pode finalizar o post.
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