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[EXEMPLO] plataforma 3D

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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por Jiraya Qua 22 Jan 2014, 01:31

Nome: Plataforma 3D
Requerimentos: gm8.0
Descriçao:
exemplo ensinando como fazer um jogo 3D de plataforma.
Nível de dificuldade: mediano
Controles/Informações: teclado
imagem:
[EXEMPLO] plataforma 3D D1850211_159_643011421
Donwload:

GMS:
https://www.sugarsync.com/pf/D1850211_159_643013562

mirrors:


Boa noite, vejo que o 3D no forum anda muito devagar, talvez pelo fato do 3D assustar.

no começo eu temia muito o 3D, mas depois fui vendo que nao era o bixo de 7 cabeças que eu pensava, tudo e questao de costume, quando voce Convidado saber o que cada funcao faz, nao tera dificuldades alguma para fazer seu game 3D.

depois posto umas screens do exemplo.


Última edição por Jiraya em Ter 28 Jan 2014, 22:48, editado 2 vez(es)
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por peixoto Qua 22 Jan 2014, 09:29

Parece ser uma boa engine,
Mas infelizmente foi feita em GM 8 e por isso da vários erros ao executar no GMS :\
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por Jiraya Qua 22 Jan 2014, 11:45

pois e, estou sem net no pc, por isso nao consigo atualizar meu gms.
mas assim que puder, irei postar uma versao para gms.
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por makgamer Qua 22 Jan 2014, 12:06

muito boa a engine, achei um erro aqui, quando aperto espaço da erro '-'
mas fora isso ta muito boa mesmo a engine

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Key Press Event for Key
for object SISTEMA:

Error in code at line 1:
  surface_set_target(shadder);
                    ^
at position 20: Unknown variable shadder

uma pergunta, porquê no create do personagem, vc pega textura do sprite dele se no fim você acaba o desenhando com o draw_sprite_ext mesmo?
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por Jiraya Qua 22 Jan 2014, 12:26

assim, desculpe foi um deslize meu.

sobre o erro
eu estava tentando criar um "shadder falso" para aplicar multi textura num objeto, mas por alguma razao quando o d3d é ativado a surface e apagada da memoria.

quanto a textura do personagem, antes de usar a sprite, eu estava usando um bloco 3D por isso tinha carregado a textura no create, mas fique a vontade para apagar essa linha.
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qua 22 Jan 2014, 12:33

Jiraya escreveu:
no começo eu temia muito o 3D, mas depois fui vendo que nao era o bixo de 7 cabeças que eu pensava, tudo e questao de costume, quando voce JoaoVanBlizzard saber o que cada funcao faz, nao tera dificuldades alguma para fazer seu game 3D.

Bacana sua engine , gostei, meu maior desatino com relação ao 3d do game maker, são objetos que desaparecem, alguns objetos não giravam corretamente com o pivo, e objetos que ficam pretos, percebi que isso deve ser ajustado em depht, ligths e d3d_transform_set_translation de forma correta, e isso no inicio me tomava tempo, e como eu trabalhava o tempo era curto, mas agora posso treinar novamente e ver a partir da sua engine,até por que ja percebo que meu forte é o 3d e não arte 2d. Smile

Edit:Uma Duvida, tem como aplicar um shader falso num objeto para que eu não precise criar todas as texturas num bitmap só , me pouparia um trabalho enorme na introdução de modelos 3d?


Última edição por JoaoVanBlizzard em Qua 22 Jan 2014, 13:42, editado 2 vez(es)
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por AlexBosquin Qua 22 Jan 2014, 13:31

realmente muito bom gostei demais, vlw pelo apoio xD, realmente do geito que eu disse programar o player praticamente como se estivesse fazendo um jogo 2d normal, vlw mesmo xD
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por peixoto Qua 22 Jan 2014, 15:20

mas assim que puder, irei postar uma versao para gms.
Ficarei no aguardo, pois estou bastante interessado nisto.
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qua 22 Jan 2014, 18:48

Quiz tentar fazer o menu principal do meu jogo em 3d e continua sendo um monstro, os objetos desaparecem, a câmera não se ajusta do jeito que eu quero, que magica vcs fazem para funcionar tudo direitinho ? sempre da um problema aqui.
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por Jiraya Qua 22 Jan 2014, 19:27

entao cada menu é de um jeito.

poderia subir sua engine para eu baixar?

ou apenas a parte do menu.
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qua 22 Jan 2014, 21:42

Eu fiz uns testes e percebi duas coisas, primeiro , o gms que eu tava usando dava alguns defeitos com texturas em tileset e segundo, que o notbook da problema de textura no 3d do game maker, aconteceu com o jogo da fazendeira de felnw(diz ele que se trata de alguma incompatibilidade de placa ou coisa assim, aconteceu com a sobrinha dele também), tentei fazer no meu pc de mesa usando o gm8 e funcionou perfeitamente, acho que vou refazer o jogo para gm8 para evitar problemas, conhece alguma dll ou comando que possa evitar de isso acontecer em notbook que eu possa usar?
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por Jiraya Qua 22 Jan 2014, 22:28

entao esse erro deve ter ocorrido pq vc n separou os textures groups adequadamente, entao quando o gms compilou ele deve ter colocado todas texturas numa unica imagem gerando um arquivo mt grande, q pode estourar a capacidade da vram.
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qui 23 Jan 2014, 20:58

Eu vi agora, é que eu coloquei os sprite e bitmap em proporções irregulares, eu acredito que eu deveria ter feito 64x64 128x128 256x256 etc... quando eu puder eu tento refazer para ver se muda alguma coisa.
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por Jiraya Qui 23 Jan 2014, 22:22

errado isso n tem nada haver com o erro, o q eu quero dizer, e que vc tem que ir nas configuracoes e criar uns 5 texture groups e depois mudar onde o seu background sera salvo.

coloque uns 4 backgrounds para o texture group1
4 no group 2 e por assim vai.

recomendo criar um texture group so para sprites tbm.
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por JoaoVanBlizzard Sáb 25 Jan 2014, 15:39

você quer dizer tudo dentro de uma mesmo bitmap ou mesma pasta

teria como mostar um exemplo por favor? formado
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por peixoto Sáb 25 Jan 2014, 17:42

Jiraya, teria como fazer para mim o exemplo de plataforma 3D no GMS?
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por Jiraya Dom 26 Jan 2014, 02:09

sim eu ja tenho um exemplo pronto e gostei do desempenho, esta mt mais rapido q o gm8

depois eu subo o link.



@JoaoVanBlizard

assim
tentei tirar um print mas meu gms bugado n
funciona direito.
basicamebte funcio a assim.
vc nas configuraçoes/propriedades do seu gms e
procura pela aba TEXTURE GROUPS
la vc cria seus paginas de texturasdeve ter notado
q quando o gms cria jm jogo em html5 ele cria um
arquivo.png cheio de sprites certo?
o q vamos fazer é criar mais desses arquivos e
organizar as sprites para n ficar tudo bagunçado e
consequentemente gerando um arquivo menor.
para escolher obde sua sprite/backgroind sera
salva, abra a sprits em baixo tera um controle
dropdown escrito DEFAULT clica nele e escolha
em qual textoure group quer salvar sua sprite.
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por peixoto Ter 28 Jan 2014, 18:02

Bom fico no aguardo do .GMX
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por Jiraya Ter 28 Jan 2014, 18:55

hj mesmo subo o link Happy
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[EXEMPLO] plataforma 3D Empty Re: [EXEMPLO] plataforma 3D

Mensagem por JoaoVanBlizzard Ter 28 Jan 2014, 19:06

será legal ver sua engine para a gente entender melhor como funciona o GMS, eu pessoalmente preferi voltar para o gm8 pois o gms me faz voltar a refazer um projeto mais vezes do que já faço, talvez vendo alguns projetos seus e de outros ajuda a eu conseguir fazer um projeto sem ter que recomeçar o tempo todo.
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