Entrar
Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?por Super Games Ontem à(s) 01:27
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10
» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
Como transformar em sprite ?
3 participantes
Página 1 de 1
Como transformar em sprite ?
Seguinte pessoal , eu não tenho ideia de como vou fazer isso e também não encontrei nada relacionado. Eu tenho aqui o meu "editor" de imagens no GM. Cada "pixel" que vocês veem desse cachorro é um obj_pixel , que é um quadrado com uma variável de cor que é desenhada em cima dele no draw. Aquele + ali na imagem é onde deve ser o center da sprite.
Alguém sabe como transformar isso em uma sprite dentro do jogo ? Ou tem alguma ideia de como eu poderia fazer isso.
Alguém sabe como transformar isso em uma sprite dentro do jogo ? Ou tem alguma ideia de como eu poderia fazer isso.
Lukbebalduke- Games Ranking :
Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 2
x 1 x 0 x 0
Re: Como transformar em sprite ?
GMS ou GM8?
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Javascript
- Outros
Re: Como transformar em sprite ?
Opa, esqueci de dizer. Gm 8.
Lukbebalduke- Games Ranking :
Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 2
x 1 x 0 x 0
Re: Como transformar em sprite ?
obj_to_spr(objeto pixel,filename,largura padra de cada objeto,altura padrao de cada objeto, escala de redimensao horizontal,escala de redimensao vertical);
exemplo de uso
obj_to_spr(objeto_pixel,"c:\imagen.png",32,32,1,1);
- Código:
//obj_to_spr(objeto index,arquivo,largura padrao,altura padrao,escala de redimensao HORIZONTAL,escala de redimensao VERTICAL)
var xmin,ymin,largura,altura,pix,i,surf,xs,ys,w,h,redimensionar,dw,dh,XS,YS;
w=argument2;
h=argument3;
largura=0;
altura=0;
xmin=999999;
ymin=999999;
//obter informações basicas
for(i=0;i<instance_number(argument0);i+=1;)
{pix=instance_find(argument0,i)
if(sprite_exists(pix.sprite_index))
{
dw=pix.bbox_right-pix.bbox_left;
dh=pix.bbox_bottom-pix.bbox_top;
largura=max(largura,pix.bbox_right);
altura=max(altura,pix.bbox_bottom)
xmin=min(xmin,pix.bbox_left);
ymin=min(ymin,pix.bbox_top);
}else
{
dw=w;dh=h;
largura=max(largura,pix.x+w)
altura=max(altura,pix.y+h)
xmin=min(xmin,pix.x);
ymin=min(ymin,pix.y)
}
}
//criar surface
surf=surface_create(largura-xmin,altura-ymin);
surface_set_target(surf);
for(i=0;i<instance_number(argument0);i+=1;)
{pix=instance_find(argument0,i)
xs=pix.x;ys=pix.y;
pix.x-=xmin;
pix.y-=ymin
//redesenhar
with pix event_perform(ev_draw,0)
pix.x=xs;pix.y=ys
}
surface_reset_target();
//salvar surface original
surface_save(surf,argument1);
//===CRIAR COPIA REDIMENSIONADA
XS=max(argument4,1);YS=max(argument5,1);
redimensiona=surface_create((largura-xmin)/dw*XS,(altura-ymin)/dh*YS);
surface_set_target(redimensiona);
draw_surface_stretched(surf,0,0,(largura-xmin)/dw*XS,(altura-ymin)/dh*YS)
surface_reset_target();
//salvar copia redimensionada
surface_save(redimensiona,filename_path(argument1)+"redimensionado_"+filename_name(argument1));
//limpando a memoria usada...
surface_free(redimensiona);
surface_free(surf);
exemplo de uso
obj_to_spr(objeto_pixel,"c:\imagen.png",32,32,1,1);
Re: Como transformar em sprite ?
Bom, eu, faria diferente, mas talvez a solução do Jiraya seja a mais ideal.
Como é GM8, usaria sprite_create_from_screen() e redimensionaria. O problema seria trabalhar com o filtro alpha.
Como é GM8, usaria sprite_create_from_screen() e redimensionaria. O problema seria trabalhar com o filtro alpha.
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Javascript
- Outros
Re: Como transformar em sprite ?
gabreel, tbm pensei nisso, mas ai veio um problema, se o desenho fosse maior q a tela, como faria?
diminuir o zoom seria uma opcao, mas perderia qualidade original do q ele fez.
e com surface da p trabalhar com o filtro alfa.
diminuir o zoom seria uma opcao, mas perderia qualidade original do q ele fez.
e com surface da p trabalhar com o filtro alfa.
Re: Como transformar em sprite ?
Seguinte , tentei usar o seu script Jiraya, por algum motivo não deu muito certo. A principio ele acusou esse nessa parte
. Na verdade eu executei e função e nada ocorreu, vou deixar o link da engine aqui qualquer coisa.
--Ideia--
Gabreel, vamos supor que eu usa-se isso, existe alguma função que faz um especie de "chroma key" ? Por exemplo, no momento em for capturar a imagem, transformo o fundo inteiro num rosa, ai quando o desenho virar sprite eu retiro o fundo rosa e deixo o transparente de fundo.
- Código:
}else <br> {
. Na verdade eu executei e função e nada ocorreu, vou deixar o link da engine aqui qualquer coisa.
- Código:
http://www.mediafire.com/download/dm9zyv76crcgmfy/Engine.zip
--Ideia--
Gabreel, vamos supor que eu usa-se isso, existe alguma função que faz um especie de "chroma key" ? Por exemplo, no momento em for capturar a imagem, transformo o fundo inteiro num rosa, ai quando o desenho virar sprite eu retiro o fundo rosa e deixo o transparente de fundo.
Lukbebalduke- Games Ranking :
Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 2
x 1 x 0 x 0
Re: Como transformar em sprite ?
pinpi escreveu:
--Ideia--
Gabreel, vamos supor que eu usa-se isso, existe alguma função que faz um especie de "chroma key" ? Por exemplo, no momento em for capturar a imagem, transformo o fundo inteiro num rosa, ai quando o desenho virar sprite eu retiro o fundo rosa e deixo o transparente de fundo.
Dando uma olhada no help do GM8, achei a função: sprite_set_alpha_from_sprite(), mas que não tem nada a ver com o que queremos. Não sei se você chegou a usar o GM7 e anteriores, mas antigamente o alpha do GM se dava pela cor do pixel mais inferior à esquerda. Logo, se em uma sprite de 32x32, a cor alpha seria a cor contida na posição Y=32 e X=1. Vi aqui e o sprite_create_from_screen() tem como remover o background com a mesma ideia.
Caso aconteça de como o Jiraya falou, do desenho ser grande, pensei que tu pudesse usar views, não sei de explicar direitinho D:
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Javascript
- Outros
Re: Como transformar em sprite ?
Ta , algo esta dando errado. Por algum motivo quando eu deixo o background transparente , e ativo o fundo rosa para capturar a tela, o obj_pixel nao estão sendo gravado. Ele fica como alpha na sprite , entao se eu habilitar o removeback nada aparece , se eu desabilitar aparece um retângulo rosa com um buraco no meio , que corresponde ao desenho.
Em fim, vou deixar novamente a engine ai;
Se alguem souber o que está rolando
OBS: O código que captura a tela ta no obj_done
Em fim, vou deixar novamente a engine ai;
- Código:
http://www.mediafire.com/download/tj936k9hrcafj9c/engine.zip
Se alguem souber o que está rolando
OBS: O código que captura a tela ta no obj_done
Lukbebalduke- Games Ranking :
Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 2
x 1 x 0 x 0
Re: Como transformar em sprite ?
Não vi nada de anormal, pinpi. '-'
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Javascript
- Outros
Re: Como transformar em sprite ?
Poxa velho... como tu saiu da chatbox e nao sei se vai voltar a entrar fica aberto ai pessoal, aparentemente funcionou com o Biel exatamente a msm engine e comigo não ta indo.
Realmente não sei o que vou fazer, se alguem puder baixar pra dizer se também está bugado por favor avisem.
Realmente não sei o que vou fazer, se alguem puder baixar pra dizer se também está bugado por favor avisem.
Lukbebalduke- Games Ranking :
Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 2
x 1 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos