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[Resolvido] mudar objeto ao "passar" em cima dele

4 participantes

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Mensagem por Katerp Sex 17 Jan 2014, 10:34

estou com pouco tempo no pc.. por causa disso vou ser rápido na explicação e não vou prolongar muito.
o que eu queria é que alguém me explicasse se quando o obj player passasse no bloco do chão e o próprio chão mudasse de objeto e virasse outro.

Ex: estou caminhando e vejo um bloco contaminado.. Não quero que o player 'pule' em cima do bloco para mudar.
quero simplesmente que ele 'caminhe' sobre aquele bloco e o bloco mude de forma.

outro ex:
o objetivo da fase é descontaminar ela toda. para fazer isso basta que o player 'ande' sobre os blocos contaminados
e ele descontamine.


Agradeço desde já!

Edit:
desculpe a todos que estão tentando me ajudar por não ter explicado direito..
o jogo é de plataforma
e esta mais o menos assim no momento:
[Resolvido] mudar objeto ao "passar" em cima dele 4twl


Última edição por Katerp em Sex 17 Jan 2014, 14:52, editado 2 vez(es)
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Mensagem por chicoweb Sex 17 Jan 2014, 11:57

Supondo que vc tem 3 objetos:

obj_player
obj_bloco_normal
obj_bloco_doente

No obj_bloco_doente adicione um evento Colision com o obj_player

Nele simplesmente coloque:

Código:
instance_change(obj_bloco_normal,true)
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Mensagem por Katerp Sex 17 Jan 2014, 12:15

chicoweb escreveu:Supondo que vc tem 3 objetos:

obj_player
obj_bloco_normal
obj_bloco_doente

No obj_bloco_doente adicione um evento Colision com o obj_player

Nele simplesmente coloque:

Código:
instance_change(obj_bloco_normal,true)

então cara seu código esta funcionando normalmente, mas como disse no tópico queria que ele não precisasse "pular" para mudar de bloco.. e não sei se era para acontecer isso mas em seu código ele só muda se pular em cima do bloco
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Mensagem por crocha12 Sex 17 Jan 2014, 12:17

é estilo jogo do mario eu aposto
mas vamos la

criar os objetos: obj_player,obj_bloco_contaminado,obj_bloco

e na colisão do player com o bloco contamindado coloque esse codigo:

Código:
if (y < other.y) && (vspeed > 0) // Se a altura dele for maior que do inimigo e quando colidir em 0 de velicidade
{
vspeed=-5 // Faça ele dar o pulinho pra cima
with(other){instance_change(obj_bloco,true)}/muda o para objeto bloco normal
else{instance_destroy{}//o player é destruido}
}

se de certo fala ae

edit:
corrigi ai

Código:
if (y < other.y) && (vspeed > 0) // Se a altura dele for maior que do inimigo e quando colidir em 0 de velicidade
{
vspeed=-5 // Faça ele dar o pulinho pra cima
with(other){instance_change(obj_bloco,true)}//muda o para objeto bloco normal
}
else{instance_destroy()}
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Mensagem por Katerp Sex 17 Jan 2014, 12:26

camilorocha escreveu:é estilo jogo do mario eu aposto
mas vamos la

criar os objetos: obj_player,obj_bloco_contaminado,obj_bloco

e na colisão do player com o bloco contamindado coloque esse codigo:

Código:
if (y < other.y) && (vspeed > 0) // Se a altura dele for maior que do inimigo e quando colidir em 0 de velicidade
{
vspeed=-5 // Faça ele dar o pulinho pra cima
with(other){instance_change(obj_bloco,true)}/muda o para objeto bloco normal
else{instance_destroy{}//o player é destruido}
}

se de certo fala ae

edit:
corrigi ai

Código:
if (y < other.y) && (vspeed > 0) // Se a altura dele for maior que do inimigo e quando colidir em 0 de velicidade
{
vspeed=-5 // Faça ele dar o pulinho pra cima
with(other){instance_change(obj_bloco,true)}//muda o para objeto bloco normal
}
else{instance_destroy()}

seu código estava com bastante erros mas mesmo assim depois de telo arrumado não funcionou e ele n mudou o bloco mesmo pulando.
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Mensagem por crocha12 Sex 17 Jan 2014, 12:28

entra no chat ai cara
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Mensagem por chicoweb Sex 17 Jan 2014, 12:40

então cara seu código esta funcionando normalmente, mas como disse no tópico queria que ele não precisasse "pular" para mudar de bloco.. e não sei se era para acontecer isso mas em seu código ele só muda se pular em cima do bloco

É necessário saber qual o estilo de jogo é tipo mario mesmo?
O bloco fica acima do player ele só encosta no bloco se pular em cima dele?
como ele encosta no bloco sem ser pulando?
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Mensagem por crocha12 Sex 17 Jan 2014, 12:55

testa esse no lugar do outro

Código:
sprite_index = o sprite do chao normal
}
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Mensagem por Katerp Sex 17 Jan 2014, 12:56

chicoweb escreveu:
então cara seu código esta funcionando normalmente, mas como disse no tópico queria que ele não precisasse "pular" para mudar de bloco.. e não sei se era para acontecer isso mas em seu código ele só muda se pular em cima do bloco

É necessário saber qual o estilo de jogo é tipo mario mesmo?
O bloco fica acima do player ele só encosta no bloco se pular em cima dele?
como ele encosta no bloco sem ser pulando?

desculpe não ter explicado direito..
da para entender com a imagem agora como eu queria que fosse?
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Mensagem por MissingNo Sex 17 Jan 2014, 13:41

feito ;D

http://sharesend.com/u2dbtn5c

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Mensagem por chicoweb Sex 17 Jan 2014, 14:17

Boa solução.
Tinha conseguido por gml.

So step de cada bloco contaminado é só colocar:

Código:
// Muda de bloco se tiver contaminado
if place_meeting(x,y-1,obj_player){
        instance_change(obj_bloco_normal,true)
}

To postando porque se vc transformar em script e chamar o script em cada bloco, fica mais facil se tiver que mudar alguma coisa depois.
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Mensagem por Katerp Sex 17 Jan 2014, 14:51

Obrigado a todos que me ajudaram e obrigado ChicoWeb Happy
seu code funfou aqui!

Tópico resolvido algum adm pode fechar.
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