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Como fazer simples sistema de destravar portas

4 participantes

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Como fazer simples sistema de destravar portas Empty Como fazer simples sistema de destravar portas

Mensagem por Object Ter 14 Jan 2014, 17:24

iae galera esse e meu primeiro tópico
então por favor não sejam duros nos comentários

VERSÃO DO GM : 8.0 pro , 8.1 pro
NIVEL DE DIFICULDADE : Moderado
DOWNLOAD DA ENGINE : Indisponivel por enquanto
Vamos começar então, primeiramente tenha todas essas sprites e objetos criados :

obj_player
obj_chave
obj_porta

OBS:crie duas imagens na spr da porta , uma imagem fechada e outra aberta


Primeiramente faça movimentação do personagem ( o post ficaria muito grande se eu colocasse como se faz movimentação)

Crie um evento de Create para o personagem e coloque o seguinte=
Código:
global.aberto=false//o global e que serve para todos os objetos do seu game , e o aberto e uma variável, porém se você quiser colocar mais de uma porta no seu jogo use apenas a variável local "aberto".

agora vá na chave e crie um evento de colisão com o obj_player e coloque o seguinte:
Código:
global.aberto=true
instance_destroy()//ou seja quando o obj_player colidir com a chave aberto vai ficar true e ela vai se destroir

E agora coloque no create do obj_porta:
Código:
image_speed=0
image_index=0// Fazendo isto o speed da imagem será 0 e ela não vai mudar de imagem e o "image_index" e para ele colocar na primeira imagem que seria a fechada

E agora crie um evento de step na porta e coloque isto :
Código:
if global.aberto=true{image_index=1}//Então se o obj_player ter pego o obj_chave aberto é igual a true e se aberto e igual
a true ele vai mudar a imagem para a 2

Agora crie um evento de step no personagem e coloque :
Código:
if place_meeting(x,y,obj_porta) and aberto=true{
room_goto_next()//esse código e quando ele colide com o obj_porta e ele ja tiver pego a chave, e se ele tiver pego vai para
outra fase caso o contrario , ele vai atravessar a porta

OBS:se não tiver uma próxima room vai dar erro


EU NÃO TESTEI NO 8.0 PRO MAIS ACHO QUE DA CERTO


Vllw galera esse foi meu primeiro tuturial me desculpe se fiz algo errado, se fiz comente


Última edição por Object em Qua 15 Jan 2014, 17:30, editado 3 vez(es)
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Como fazer simples sistema de destravar portas Empty Re: Como fazer simples sistema de destravar portas

Mensagem por Matheusj.st Ter 14 Jan 2014, 17:31

Legal, mas se tiver mais de uma porta, todas vão abrir já que está no global.
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Como fazer simples sistema de destravar portas Empty Re: Como fazer simples sistema de destravar portas

Mensagem por Object Ter 14 Jan 2014, 17:50

Sim, todas as portas colocadas no mapa. Mas minha ideia seria uma room com 1 porta só. Não varias portas com varias chaves, pois perderia o objetivo do jogo... e se quiser que abra somente 1 porta para cada chave retire o global da variável, e crie cada chave para sua respectiva porta.

Obrigado por Comentar;
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Como fazer simples sistema de destravar portas Empty Re: Como fazer simples sistema de destravar portas

Mensagem por fredcobain Qua 15 Jan 2014, 10:32

Object, vc poderia usar a variável "aberto" como uma variável local de cada objeto porta.

Assim vc poderia usar mais de uma porta na room e o tuto ficaria mais interessante.

Gostaria que vc atualizasse dessa forma antes de enviarmos para os tutoriais aprovados, pode ser ?

Se precisar de ajuda para isto, conte comigo.

Obrigado pela contribuição.
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Como fazer simples sistema de destravar portas Empty Re: Como fazer simples sistema de destravar portas

Mensagem por Object Qua 15 Jan 2014, 15:45

Obrigado, toda ajuda e bem-vinda, já arrumei o text, eu espero
fazer novos tutus , alguma dica ?
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Como fazer simples sistema de destravar portas Empty Re: Como fazer simples sistema de destravar portas

Mensagem por Lighter Qui 16 Jan 2014, 11:52

Legal o tutorial, principalmente para iniciantes que desejam criar jogos de níveis!
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