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Como fazer simples sistema de destravar portas
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Como fazer simples sistema de destravar portas
iae galera esse e meu primeiro tópico
então por favor não sejam duros nos comentários
VERSÃO DO GM : 8.0 pro , 8.1 pro
NIVEL DE DIFICULDADE : Moderado
DOWNLOAD DA ENGINE : Indisponivel por enquanto
Vamos começar então, primeiramente tenha todas essas sprites e objetos criados :
obj_player
obj_chave
obj_porta
OBS:crie duas imagens na spr da porta , uma imagem fechada e outra aberta
Primeiramente faça movimentação do personagem ( o post ficaria muito grande se eu colocasse como se faz movimentação)
Crie um evento de Create para o personagem e coloque o seguinte=
- Código:
global.aberto=false//o global e que serve para todos os objetos do seu game , e o aberto e uma variável, porém se você quiser colocar mais de uma porta no seu jogo use apenas a variável local "aberto".
agora vá na chave e crie um evento de colisão com o obj_player e coloque o seguinte:
- Código:
global.aberto=true
instance_destroy()//ou seja quando o obj_player colidir com a chave aberto vai ficar true e ela vai se destroir
E agora coloque no create do obj_porta:
- Código:
image_speed=0
image_index=0// Fazendo isto o speed da imagem será 0 e ela não vai mudar de imagem e o "image_index" e para ele colocar na primeira imagem que seria a fechada
E agora crie um evento de step na porta e coloque isto :
- Código:
if global.aberto=true{image_index=1}//Então se o obj_player ter pego o obj_chave aberto é igual a true e se aberto e igual
a true ele vai mudar a imagem para a 2
Agora crie um evento de step no personagem e coloque :
- Código:
if place_meeting(x,y,obj_porta) and aberto=true{
room_goto_next()//esse código e quando ele colide com o obj_porta e ele ja tiver pego a chave, e se ele tiver pego vai para
outra fase caso o contrario , ele vai atravessar a porta
OBS:se não tiver uma próxima room vai dar erro
EU NÃO TESTEI NO 8.0 PRO MAIS ACHO QUE DA CERTO
Vllw galera esse foi meu primeiro tuturial me desculpe se fiz algo errado, se fiz comente
Última edição por Object em Qua 15 Jan 2014, 17:30, editado 3 vez(es)
Object- Data de inscrição : 14/01/2014
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Re: Como fazer simples sistema de destravar portas
Legal, mas se tiver mais de uma porta, todas vão abrir já que está no global.
Matheusj.st- Games Ranking :
Notas recebidas : B
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Re: Como fazer simples sistema de destravar portas
Sim, todas as portas colocadas no mapa. Mas minha ideia seria uma room com 1 porta só. Não varias portas com varias chaves, pois perderia o objetivo do jogo... e se quiser que abra somente 1 porta para cada chave retire o global da variável, e crie cada chave para sua respectiva porta.
Obrigado por Comentar;
Obrigado por Comentar;
Object- Data de inscrição : 14/01/2014
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Re: Como fazer simples sistema de destravar portas
Object, vc poderia usar a variável "aberto" como uma variável local de cada objeto porta.
Assim vc poderia usar mais de uma porta na room e o tuto ficaria mais interessante.
Gostaria que vc atualizasse dessa forma antes de enviarmos para os tutoriais aprovados, pode ser ?
Se precisar de ajuda para isto, conte comigo.
Obrigado pela contribuição.
Assim vc poderia usar mais de uma porta na room e o tuto ficaria mais interessante.
Gostaria que vc atualizasse dessa forma antes de enviarmos para os tutoriais aprovados, pode ser ?
Se precisar de ajuda para isto, conte comigo.
Obrigado pela contribuição.
fredcobain- Games Ranking :
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Re: Como fazer simples sistema de destravar portas
Obrigado, toda ajuda e bem-vinda, já arrumei o text, eu espero
fazer novos tutus , alguma dica ?
fazer novos tutus , alguma dica ?
Object- Data de inscrição : 14/01/2014
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Re: Como fazer simples sistema de destravar portas
Legal o tutorial, principalmente para iniciantes que desejam criar jogos de níveis!
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