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[pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint

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[pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint Empty [pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint

Mensagem por Jiraya Seg 06 Jan 2014, 19:21

Boa Noite GMBR.

Bom citei em alguns topicos atras, que estou desenvolvendo uma IDE.

em breve darei inicio ao editor de imagens.

todo editor de imagens tem algumas ferramentas em comum, como o balde de tinta.

estou prevendo q terei trabalho com essa ferramenta.

desculpem, nao quero parecer folgado pedindo algo assim.

gostaria de pedir para quem puder me ajudar ficarei mt grato, por hora n vou poder fazer meu proprio algoritimo.
mas se alguem conseguir e postar aqui, facilitaria mt minha vida, pq ai ja pegaria o codigo pronto.

mt obg novamente, irei dar os devidos creditos p quem ajudar. ; )


Última edição por Jiraya em Seg 06 Jan 2014, 19:41, editado 1 vez(es)
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[pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint Empty Re: [pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint

Mensagem por PedroX Seg 06 Jan 2014, 19:38

O jeito é fazer recursivamente, começando de onde clicou.

script
Código:
pixel_atual = argument0;
nova_cor = argument1;
pixel_esq = ...;
pixel_dir = ...;
pixel_cima = ...;
pixel_baixo = ...;

if (pixel_esq.color == pixel_atual.color)
{script(pixel_esq, nova_cor); pixel_esq.color = nova_cor;}

if (pixel_dir.color == pixel_atual.color)
{script(pixel_dir, nova_cor); pixel_dir.color = nova_cor;}

if (pixel_baixo.color == pixel_atual.color)
{script(pixel_baixo, nova_cor); pixel_baixo.color = nova_cor;}

if (pixel_cima.color == pixel_atual.color)
{script(pixel_cima, nova_cor); pixel_cima.color = nova_cor;}

Estou tentando simular no GM. Se der certo, passo a engine.

Edit:

Fiz um pequeno teste, mas ainda trava às vezes:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/38888521/Exemplos/balde_tinta.gmk

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

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[pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint Empty Re: [pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint

Mensagem por saim Ter 07 Jan 2014, 08:48

Eu estive pensando nisso. Acho que usar dúzias (ou até milhares) de objetos é mais lento que gravar todo o bitmap numa array 2D. (Se bem que objetos simples podem ser usados aos milhares... Mas códigos recursivos tendem a ser mais lentos, talvez a quantidade de objetos interfira é nesse caso específico.)

Daí, fazer algo como o código do Pedrox, mas chamando por índices de arrays ao invés de variáveis de objetos.
Hoje não dá pra eu fazer, acho que na próxima semana não dá. Deixo a idéia. se não sair nada, eu tento criar algo.
Código:
se (a cor do primeiro pixel é diferente da cor final){// pra evitar um loop infinito
for (cada um dos 4 lados){
se (a cor do pixel adjacente == cor de referência){
muda a cor dele pra cor final;
manda o script rodar com aquele par de índices[i, j], também;
}
}
}//tomando cuidado com os limites da array
O problema dessa aproximação é que o resto das funções passa a precisar de algumas equações pra armazenar o valor da cor em cada pixel. Resolve um problema e cria dúzias de outros...
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[pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint Empty Re: [pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint

Mensagem por Jiraya Ter 07 Jan 2014, 13:11

mt obg PedroX e Saim.

testei o exemplo e entendi a ideia.

bom baseado na logica de ambos, criei um algoritimo proprio

http://www.qfs.mobi/f1117385

ainda nao é perfeito, entao se vcs conseguirem melhorar o script ou fazer uma versao mais rapida, ira ajudar mt.
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[pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint Empty Re: [pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint

Mensagem por Gabreel Ter 07 Jan 2014, 13:35

Só deixando a deixa: ele pinta na diagonal!
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[pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint Empty Re: [pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint

Mensagem por Jiraya Ter 07 Jan 2014, 14:10

exato, n sei como resolver esse bug =\

por isso se alguem conseguir melhora-lo ficarei mt grato.
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[pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint Empty Re: [pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint

Mensagem por Pit Bull Ter 07 Jan 2014, 21:30

Na verdade isso não é um bug, é uma consequência de se usar recursividade.

Você só percebeu isso porque o game maker precisa calcular varias coisas para transformar essa imagem, mas quando você trabalha em cima de uma array a resposta é tão precisa que você nem vê ele pintando pixel por pixel, porque não precisa fazer vários cálculos (draw_point_color) para "pintar" a área da imagem.

Eu recomendo criar uma classe(c++) para a imagem, e nessa classe uma matriz para a imagem junto com um método que possa modificar a matriz com a recursão para pinta-la, se precisar eu crio pra você.
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[pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint Empty Re: [pedido]algoritimo balde de tinta do ms-paint

Mensagem por Jiraya Qua 08 Jan 2014, 00:36

bom corrigi o bug.

sim pitbul com array é mt mais rapido, o unico problema e que no gm arrays para bitmaps seria um desperdicio enorme de memoria.

um bitmap de 128x128
gastaria 16.384*8=131.072 kbytes

mas enfim aqui esta o algoritimo do balde de tinta perfeito e inteligente.

http://www.qfs.mobi/f1118150
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