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por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
transform the sprite mudar pra versão lite
+2
Kabeção
fabio schiavetti
6 participantes
Página 1 de 1
transform the sprite mudar pra versão lite
ola
então desenvolvendo um projeto de jogo algo simples, só que preciso rodar ele na versão lite. e gostaria de saber como faço pra trocar a tranform the sprite e passar pra versão lite
tipo oq eu quero é o seguinte o personagem vai sempre olhar para o mause, e quando ele atirar o tiro vai naquela direção desde já grato
............................................................................................................................
outra pergunta pra outro jogo que estou desenvolvendo na versão pro msm
tipo eu queria fazer um shooter tipo na visão de fps e queria que o tiro fosse pra direção onde eu clico ai eu destruiria um alvo
só que eu quero que esse tiro fosse pra frente como nesse vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=DN1LLk4AUQM&feature=related
vejam a partir do minuto 2:55
mas eu naum quero que a nave se mova, é pra ela ficar estática e o mause mover a mira ai eu atiro e o laser vai na direção do inimigo com profundidade
não sei se vocês me entendem mas agradeceria muito se me ajudarem
sou novo no GM e to cheiro de perguntas XD
então desenvolvendo um projeto de jogo algo simples, só que preciso rodar ele na versão lite. e gostaria de saber como faço pra trocar a tranform the sprite e passar pra versão lite
tipo oq eu quero é o seguinte o personagem vai sempre olhar para o mause, e quando ele atirar o tiro vai naquela direção desde já grato
............................................................................................................................
outra pergunta pra outro jogo que estou desenvolvendo na versão pro msm
tipo eu queria fazer um shooter tipo na visão de fps e queria que o tiro fosse pra direção onde eu clico ai eu destruiria um alvo
só que eu quero que esse tiro fosse pra frente como nesse vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=DN1LLk4AUQM&feature=related
vejam a partir do minuto 2:55
mas eu naum quero que a nave se mova, é pra ela ficar estática e o mause mover a mira ai eu atiro e o laser vai na direção do inimigo com profundidade
não sei se vocês me entendem mas agradeceria muito se me ajudarem
sou novo no GM e to cheiro de perguntas XD
fabio schiavetti- Data de inscrição : 20/05/2009
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Re: transform the sprite mudar pra versão lite
Não entendi o que transformar a sprite tem haver com o tiro ir na direção do mouse, mas vai ter que achar outro jeito para manusear a sprite porque a transformação não se pode usar na versão lite.ola
então desenvolvendo um projeto de jogo algo simples, só que preciso rodar ele na versão lite. e gostaria de saber como faço pra trocar a tranform the sprite e passar pra versão lite
tipo oq eu quero é o seguinte o personagem vai sempre olhar para o mause, e quando ele atirar o tiro vai naquela direção desde já grato
Esse jogo do video é 3D. O tiro se afasta por causa da projeção da camera.
Você teria que saber o suficiente sobre 3D antes de tentar um shooter em primeira pessoa.
Mas o efeito do tiro afastando pode ser simulado usando image_xscale e image_yscale.
Crie um objeto com uma sprite de uma bola, crie um evento step e coloque o código:
- Código:
image_xscale -= 0.02
image_yscale -= 0.02
- Código:
if image_xscale < 0 && image_yscale <0 instance_destroy();
Re: transform the sprite mudar pra versão lite
não seria mais prático assim?image_xscale -= 0.02
image_yscale -= 0.02
- Código:
image_xscale -= 0.02
image_yscale=image_xscale
e na verificação só precisaria disto
- Código:
if image_xscale < 0
instance_destroy()
Re: transform the sprite mudar pra versão lite
Bom... eu acho q image_xscale so pode usar na versao pro!
Axo que na lite nao funciona!
Vc teria q fazer a animaçao do sprite diminuindo.
Axo que na lite nao funciona!
Vc teria q fazer a animaçao do sprite diminuindo.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: transform the sprite mudar pra versão lite
Basta que você crie o sprite da arma separado e la no sprite editor do GM gere uma sequencia de sprites com counter clock de 0 a 180 graus.
Depois no evento DRAW do personagem principalvocê coloca um codigo assim:
Depois no evento DRAW do personagem principalvocê coloca um codigo assim:
- Código:
angulo_arma = (180 / sprite_get_number(sprite_arma)) * point_directio(x, y, mouse_x, mouse_y);
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
draw_sprite(sprite_arma, angulo_arma, x, y);
Re: transform the sprite mudar pra versão lite
afz pessoal... complicando pra nada oO
bem é bem simples... tinha este tuto na net mais apaguei... mais eu vou explicar mais ou menos
1º passo:
va no sprite que você quer que gire!!!
abra a janela dele e clique no EDIT!!!
logo apos isso olhe lá em cima... veja que tem um botão escrito ANIMATION... clique nele!!!
nas opçoes que aparecem vai ter uma que esta assim... ROTATION SEQUENCE.... aparecerá mais 2 opções.... clique na COUNTER-CLOCKWISE... clique nele.. após isso coloque na parte que tem 1 360... na parte de baixo deixe 360
depois de ter feito isso vai ficar um pouko lento ... mais é normal
de OK!!!
vá no objecto que você quer que vire!!! e coloque no evento STEP dele esse código aqui:
image_index = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
coloque no EXECUTE CODE que se encontra na aba Control... ele é um ícone de um papel!!!
agora seu personagem da giros
2º passo TIRO
vá no tiro e coloque este código no evento CREAT .. no EXECUTE CODE:
direction = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
speed = 5
e pronto!! agora o tiro vai na direção do mouse!!!
qualquer outra pergunta sujestão ou crítica pessoal... pode postar
e você também fabio schiavetti... se num era isso que você queria ou deu certo ou deu algo errado post aqui
Keké Games Agradece
bem é bem simples... tinha este tuto na net mais apaguei... mais eu vou explicar mais ou menos
1º passo:
va no sprite que você quer que gire!!!
abra a janela dele e clique no EDIT!!!
logo apos isso olhe lá em cima... veja que tem um botão escrito ANIMATION... clique nele!!!
nas opçoes que aparecem vai ter uma que esta assim... ROTATION SEQUENCE.... aparecerá mais 2 opções.... clique na COUNTER-CLOCKWISE... clique nele.. após isso coloque na parte que tem 1 360... na parte de baixo deixe 360
depois de ter feito isso vai ficar um pouko lento ... mais é normal
de OK!!!
vá no objecto que você quer que vire!!! e coloque no evento STEP dele esse código aqui:
image_index = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
coloque no EXECUTE CODE que se encontra na aba Control... ele é um ícone de um papel!!!
agora seu personagem da giros
2º passo TIRO
vá no tiro e coloque este código no evento CREAT .. no EXECUTE CODE:
direction = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
speed = 5
e pronto!! agora o tiro vai na direção do mouse!!!
qualquer outra pergunta sujestão ou crítica pessoal... pode postar
e você também fabio schiavetti... se num era isso que você queria ou deu certo ou deu algo errado post aqui
Keké Games Agradece
Re: transform the sprite mudar pra versão lite
blz vlw gente
vo tenta isso tudo que vcs falaram, mas atualmente eu to envolvido em um projeto tipo street of range então vai demorar um pokim mas assim que terminar eu tento isso
brigadão galera
vo tenta isso tudo que vcs falaram, mas atualmente eu to envolvido em um projeto tipo street of range então vai demorar um pokim mas assim que terminar eu tento isso
brigadão galera
fabio schiavetti- Data de inscrição : 20/05/2009
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Re: transform the sprite mudar pra versão lite
Image um jogo com 1mb de imagens que precisam ser giradas.1º passo:
va no sprite que você quer que gire!!!
abra a janela dele e clique no EDIT!!!
logo apos isso olhe lá em cima... veja que tem um botão escrito ANIMATION... clique nele!!!
nas opçoes que aparecem vai ter uma que esta assim... ROTATION SEQUENCE.... aparecerá mais 2 opções.... clique na COUNTER-CLOCKWISE... clique nele.. após isso coloque na parte que tem 1 360... na parte de baixo deixe 360
depois de ter feito isso vai ficar um pouko lento ... mais é normal
de OK!!!
Multiplique esse 1mb por 360 copias em ângulos diferentes e veja o disperdicio de espaço e memoria.
Re: transform the sprite mudar pra versão lite
Complicando onde?kekegames escreveu:afz pessoal... complicando pra nada oO
O vinians falou o mesmo que vc! O_o
Kabeção escreveu:Image um jogo com 1mb de imagens que precisam ser giradas.1º passo:
va no sprite que você quer que gire!!!
abra a janela dele e clique no EDIT!!!
logo apos isso olhe lá em cima... veja que tem um botão escrito ANIMATION... clique nele!!!
nas opçoes que aparecem vai ter uma que esta assim... ROTATION SEQUENCE.... aparecerá mais 2 opções.... clique na COUNTER-CLOCKWISE... clique nele.. após isso coloque na parte que tem 1 360... na parte de baixo deixe 360
depois de ter feito isso vai ficar um pouko lento ... mais é normal
de OK!!!
Multiplique esse 1mb por 360 copias em ângulos diferentes e veja o disperdicio de espaço e memoria.
concordo!
Mas o unico geito eh fazer varias imagens para dar esse efeito na versao lite.
Mas é claro que podemos melhorar isso certo?
Tente fazer apenas 36 copias. elas vao ter diferença de 10º cada uma, mas vai dar um efeito bem parecido com 360º.
Se quiser um efeito ainda melhor, e que nao seja tao pesado, tente usando 72, cada uma tera 5º de diferença, ficando ainda melhor o efeito, so que um pouco mais pesado!
Se possivel, use imagens pequenas =)
Flww!!!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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x 0 x 2 x 0
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Re: transform the sprite mudar pra versão lite
bem realmente... vinians falou primeiro... por isso pesso desculpas :'(
mais bem...
sobre o disperdicio de memória e afins.... bem é mesmo... me lembro quando tinha a versão LITE e fiz um GTA estilo o do Play 1... ... era legalzin... tava rápido para carregar... só que quando eu errava um personagem ou algo assim... não tinha como eu editar novamente... pq travava o GM todo
ae... com muita dificuldade fiz... só que no dia seguinte... formataram meu PC... oO... naum sei quem oO...
mais eu fiz um jogo que com todas as imagens giravam 360 º... ficou pesado... um poko... pq a versão LITE cada vez mais que você salva mais pesado fica o jogo...
tirando isso... na parte de sprites ficou leve...
e... hum.... desculpe vinians...
a em compensação.... como disse o Janx... use imagens pequenas... no jogo do GTA que fiz.. eram algumas... apenas algumas pequenas
flws
Keké Games Agradece a Compreenção e Desculpas pela falta de atenção... (MALZ Vivians)
mais bem...
sobre o disperdicio de memória e afins.... bem é mesmo... me lembro quando tinha a versão LITE e fiz um GTA estilo o do Play 1... ... era legalzin... tava rápido para carregar... só que quando eu errava um personagem ou algo assim... não tinha como eu editar novamente... pq travava o GM todo
ae... com muita dificuldade fiz... só que no dia seguinte... formataram meu PC... oO... naum sei quem oO...
mais eu fiz um jogo que com todas as imagens giravam 360 º... ficou pesado... um poko... pq a versão LITE cada vez mais que você salva mais pesado fica o jogo...
tirando isso... na parte de sprites ficou leve...
e... hum.... desculpe vinians...
a em compensação.... como disse o Janx... use imagens pequenas... no jogo do GTA que fiz.. eram algumas... apenas algumas pequenas
flws
Keké Games Agradece a Compreenção e Desculpas pela falta de atenção... (MALZ Vivians)
Re: transform the sprite mudar pra versão lite
O que não pode usar na versão lite é o draw_sprite_ext.Janx escreveu:concordo!
Mas o unico geito eh fazer varias imagens para dar esse efeito na versao lite.
Você pode usar o image_angle no lite que da certo, mas o objeto não pode ter evento Draw.
Re: transform the sprite mudar pra versão lite
help do game maker escreveu:image_angle The angle with which the sprite is rotated. You specify this in degrees, counterclockwise. A value of 0 indicates no rotation. This variable can only be set in the registered version!
Re: transform the sprite mudar pra versão lite
Realmente Kabeção.... é da Versão Lite!!!
Na Lite o único jeito mesmo ou é como coloquei ou como vivians falou
bem... pesa o jogo e talz... mais pensa bem... tem como fazer né
FLWs
Na Lite o único jeito mesmo ou é como coloquei ou como vivians falou
bem... pesa o jogo e talz... mais pensa bem... tem como fazer né
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