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Engine para Game Editor
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
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Engine para Game Editor
Olá pessoal! Trago aqui uma engine bem interessante na minha opinião. Tentei programar uma espécie de Game Editor, isto é, um espaço para o jogador criar sua própria fase dentro de um jogo. Nesta engine eu peguei como tema, o apocalipse zumbi, mas ela pode ser aplicada em qualquer tema (tem mais sobre isso nas informações do jogo, apertando F1).
Talvez seja um pouco complicado de explicar como ela funciona, porque são vários "events" e "actions" em cada um dos vários objetos. Mas se vocês pararem para analisá-la por 15 ou 20 minutos vocês vão entender direitinho como ela funciona, para que serve cada objeto, cada evento e ação. Lembrando que essa análise é feita apenas nos objetos da pasta "Para o editor", pois na realidade temos 2 engines dentro de uma. As outras pastas formam uma engine para um jogo de estilo semelhante aos top-down, como Endless War (jogo que eu gosto muito desde os meus 10 anos), por exemplo.
Uma observação importante. Ao analisar o objeto "obj_playeditor" vocês veem que o jogo irá fazer um save antes de iniciar a fase, para que a tecla "Del" carregue o save para voltar aonde o jogador estava editando. Porém, eu encontrei um bug neste sistema de save do GameMaker, quando pressiono o "obj_playeditor" aparece uma mensagem dizendo que ocorreu um erro para salvar, sendo assim o "Del" não funciona. Se alguém conseguir arrumar esse bug para mim eu ficarei muito agradecido.
Nome: Game Editor Engine
Requerimentos: GameMaker 8.1 ou GameMaker Studio (não pode ser a versão gratuita devido ao baixo número de sprites suportadas nela)
Descrição: Uma engine para Game Editor, veja mais sobre ela na introdução desse post.
Nível de Dificuldade: Mediano, penso eu.
Controles/Informações: Tudo o que vocês precisam para controlar a engine está nas informações do jogo, apertando F1.
Download do projetos: Game Editor Engine
Se acharem algum bug ponham aqui, ou se quiserem vocês mesmos podem corrigir.
Rafael Covaleski
Talvez seja um pouco complicado de explicar como ela funciona, porque são vários "events" e "actions" em cada um dos vários objetos. Mas se vocês pararem para analisá-la por 15 ou 20 minutos vocês vão entender direitinho como ela funciona, para que serve cada objeto, cada evento e ação. Lembrando que essa análise é feita apenas nos objetos da pasta "Para o editor", pois na realidade temos 2 engines dentro de uma. As outras pastas formam uma engine para um jogo de estilo semelhante aos top-down, como Endless War (jogo que eu gosto muito desde os meus 10 anos), por exemplo.
Uma observação importante. Ao analisar o objeto "obj_playeditor" vocês veem que o jogo irá fazer um save antes de iniciar a fase, para que a tecla "Del" carregue o save para voltar aonde o jogador estava editando. Porém, eu encontrei um bug neste sistema de save do GameMaker, quando pressiono o "obj_playeditor" aparece uma mensagem dizendo que ocorreu um erro para salvar, sendo assim o "Del" não funciona. Se alguém conseguir arrumar esse bug para mim eu ficarei muito agradecido.
Nome: Game Editor Engine
Requerimentos: GameMaker 8.1 ou GameMaker Studio (não pode ser a versão gratuita devido ao baixo número de sprites suportadas nela)
Descrição: Uma engine para Game Editor, veja mais sobre ela na introdução desse post.
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Controles/Informações: Tudo o que vocês precisam para controlar a engine está nas informações do jogo, apertando F1.
- Imagens:
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Rafael Covaleski
RafaleCP- Data de inscrição : 16/02/2013
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Re: Engine para Game Editor
Boa ideia. Ainda estou vendo como funciona, mas o resultado está legal. Sobre o bug, vou dar uma olhada para ver se consigo arrumar.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Engine para Game Editor
Ok, obrigado! Não sei qual o problema com esse sistema de save do GameMaker, sempre ocorrem bugs quando eu uso ele, é um saco.
RafaleCP- Data de inscrição : 16/02/2013
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