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[Pesquisa] O que é importante avaliar num game?

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Mensagem por Gabreel Dom 29 Dez 2013, 03:05

Olá, estou abrindo esse tópico por uma dúvida que tenho relacionada ao meu futuro grande projeto.

O que vocês acham importante avaliar em um jogo?
Se cada um desse sua opinião e citasse 3 grandes fatores, agradeceria muito.

Pra mim, por exemplo, por ordem de importância:
Jogabilidade
Gráficos
História (Envolvimento)
Sonorização
Preço hehe
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Mensagem por AlexBosquin Dom 29 Dez 2013, 09:33

Jogabilidade - flúida pq akeles chars "pesadão" eu nun curto eheheh
Envolvente - o jogo nem precisa ter história mas se ele te prender ou seja te viciar fazer querer mais ai sim em...
Simples - um jogo simples mas bom pra passar o tempo xD
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Mensagem por Matheusj.st Dom 29 Dez 2013, 10:25

Os jogos que eu mais gosto são os "divertidos", o jogo não precisa ter imagens em HD nem nada do tipo pra mim, só precisa ser divertido e manter minha atenção presa nele.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 29 Dez 2013, 10:41

Eu tenho um foco de visão assim, jogo é igual mulher, conhece você se foca na personalidade dela quando não conhece você vê a beleza dela,  tendo isso como base, gráfico seria a beleza e personalidade a jogabilidade do jogo, temos que ter em base que tirando a galera do fórum, quem irá procurar seu jogo achará ele por ter um bom visual, pois não conhece o jogo em si, então eu vejo que deve focar no visual do jogo primeiro e depois trabalhar no game play que é visto em segundo plano, mas sempre vale lembrar que bom gráfico não quer dizer que vai ser algo de outro mundo, sendo organizado e mantendo consistência com backgrounds e Hud já contribuem para um jogo bem feito ok. Smile


Edit: mas lógico que sem esquecer que o game play é o mais importante, precisa pensar sempre em algo que estimule o jogador jogar mais e mais.
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Mensagem por Crovux Dom 29 Dez 2013, 14:52

Gráficos-os gráficos são importantes sim... e numero de pixels não quer dizer bons gráficos na minha opinião... tem jogo 8bits com gráficos mais atraentes que jogos full hd...

Sonorização-um bom efeito sonoro prende o player.. talvez nem todos percebem mas é essencial num game... O som faz você se sentir na situação..

Jogabilidade- Otra coisa que faz você se sentir no jogo... Aqueles momentos de adrenalina num jogo normalmente são causados pela jogabilidade...
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Mensagem por Gabreel Dom 29 Dez 2013, 19:46

Mas galera, o que prendem você em um jogo por dias?
O que é o principal? Prestem atenção que aqui falo de jogos comerciais!


Claro que cada um tem um gênero preferido, eu curto muito plataforma, MMORPG/RPG e FPS (só online).

Nos plataformas vejo muito o gráfico e jogabilidade, muito mesmo. Nos RPGs vejo muito o Envolvimento e nos FPS é mais por estar jogando com amigos, logo tem que se destacar a jogabilidade!

Agora, nos jogos que eu não gosto nem desgosto, eu vejo totalmente a jogabilidade. Por exemplo, me prendi muito tempo em Mario Kart no N64 por causa do modo Multiplayer e no Wii (assim como o NFS) pelos controles muito dinâmicos.

Vocês acham que o multiplayer adiciona nota a um jogo em um crítica ou não é tão importante que pode ser descartado? Eu acredito que adiciona, eu não consigo jogar o modo história do CoD pois acho insuportável, no entanto gosto muito do multiplayer a ponto de ter ficado mais de 24 horas jogando direto! (hehehe) E com multiplayer não quero dizer apenas o online, digo principalmente pelo offline como acontecia no N64 com Mario Kart, e 007 GOldeneye, no SNES com MK (Mortal Kombat e Mario Kart Very Happy), no PS1 com Twisted Metal, fora os jogos de futebol que são quase que essencialmente multiplayer e por aí vai! Isso é importante numa avaliação ou pode ser encaixado em jogabilidade?
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 29 Dez 2013, 19:56

Cara, não existe uma formula secreta para um jogo de sucesso, você só sentira que seu jogo é bom se você mesmo gostar dele, se o jogo é de carro, esperamos velocidade, se é de luta esperamos ação, mas isso é bem relativo, tem gente que não gosta de jogos fáceis, outros não gostam de jogos difíceis demais, uns gostam de jogos que tem história, outros preferem os casuais, então eu digo assim, primeiro crie um jogo que voce mesmo gostaria que existisse e que você mesmo compraria, independente de ter um bom gráfico ou ser retro, coloque seu gosto pessoal como base no seu jogo ok.
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Mensagem por Gabreel Dom 29 Dez 2013, 20:14

JoaoVanBlizzard escreveu:Cara, não existe uma formula secreta para um jogo de sucesso, você só sentira que seu jogo é bom se você mesmo gostar dele, se o jogo é de carro, esperamos velocidade, se é de luta esperamos ação, mas isso é bem relativo, tem gente que não gosta de jogos fáceis, outros não gostam de jogos difíceis demais, uns gostam de jogos que tem história, outros preferem os casuais, então eu digo assim, primeiro crie um jogo que voce mesmo gostaria que existisse e que você mesmo compraria, independente de ter um bom gráfico ou ser retro, coloque seu gosto pessoal como base no seu jogo ok.

Bom, na verdade meu projeto não é um jogo, isso é bem mais fácil de fazer, basta ter um ideia louca  felicidade 

Meu projeto é web, já pintei com ele aqui poucas vezes.
A última vez foi aqui: https://gmbr.forumeiros.com/t28689-processos-janela-focada-e-guardar-no-relogio

O que quero fazer é algo muito complicado de se fazer talvez, generalizar o máximo uma avaliação. Pense que tenho um site de jogos, e nele existem as notas atribuídas pelos usuários, quero que essas notas sejam o mais precisas possíveis, atribuindo pesos diferentes (média ponderada) para conceitos diferentes! Por isso estou estudando o que escrevem nesse tópico para que eu possa atribuir um conceito. Por exemplo, algo que percebi, é que os sons estão em vigésimo plano pela maioria aqui.

Tenho um rascunho, mas quero aprimorar e com cada vez mais opiniões diversas, melhor fica Razz
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Mensagem por Gonzo Dom 29 Dez 2013, 20:49

O que é importante avaliar num game?

Como jogador, digo que se o jogo me prender pelos primeiros 10 minutos é um bom jogo,  o Tema sonoro é 90% responsável pelos primeiros 10 minutos, mais pq?  pq criasse uma expectativa de jogo pela qualidade do que vc está ouvindo e isso te impulsiona a continuar jogando depois dos 10 minutos caso o jogo tbm seja legal, acho que é isso..
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Mensagem por Gabreel Dom 29 Dez 2013, 23:20

Gonzo escreveu:O que é importante avaliar num game?

Como jogador, digo que se o jogo me prender pelos primeiros 10 minutos é um bom jogo,  o Tema sonoro é 90% responsável pelos primeiros 10 minutos, mais pq?  pq criasse uma expectativa de jogo pela qualidade do que vc está ouvindo e isso te impulsiona a continuar jogando depois dos 10 minutos caso o jogo tbm seja legal, acho que é isso..

Será? shausha

Te proponho um desafio: Jogue 10 minutos sem som e jogue 10 minutos sem gráfico, qual é mais importante? shaushah O som é importante sim, mas é um elemento secundário.  blz 
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Mensagem por Eudes - Hyo Seg 30 Dez 2013, 15:16

Para um Game comercial, imagino que o Gráfico seja o que "atraia" mais as pessoas.
Mas não acho que gráficos Totalmente incríveis são necessários.

Pra "prender" uma pessoa, acho que isso é bem pessoal ne. Muitos games usam o "status", como ranking ou títulos para os jogadores. Pessoalmente o Desafio e o Enredo são o que mais me deixam preso a um game.

O Áudio eu acho Tão importante quanto o Gráfico!!! como os jogos de terror, que sem áudio, não são nada.
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Mensagem por PedroX Seg 30 Dez 2013, 16:02

Os jogos que mais gosto são multiplayers online, mas não RPG.
Isso porque gosto de jogar com uma IA avançada, e nesse caso, é humana.
Os gráficos e os sons não importam muito, mas é legal se forem bons. Quando o jogo fica lento e tem a opção de gráficos simplificados, eu a ativo.

Em resumo, eu avalio o jogo pela diversão, desafios, prêmios, conquistas, realismo, complexidade. Se for infinito, melhor ainda.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por Magritte Dom 05 Jan 2014, 18:00

Bom, o que eu gosto principalmente nós jogos são:
1-Jogabilidade - Se for ruim, adeus...
2-Gráficos de qualidade - Não importa se é full hd ou 8 bits, o que importa é serem bacanas e que chamem a atenção...
3-Envolvente - Isso faz com que o jogo tenha mais graça e seja "jogavel" por mais tempo!

Um exemplo que eu pego, é de um jogo chamado "Clash Of Clans" ele me chamou atenção pelos gráficos, gostei muito da jogabilidade... mas se ele não tivesse os "chats" acho que eu não jogaria por muito tempo, eu fico conversando direto no jogo, e isso que me "prendeu" no jogo.
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Mensagem por Brother27 Seg 06 Jan 2014, 14:06

Bom, vamo lá:

1 - Jogabilidade: Óbvio. Para um jogo ser bom, deve ser bom de jogar. Lembre-se de que a dificuldade deve estar em superar os obstáculos do jogo, não os do controle.

2 - Gráficos: Não, não precisa ser HD ou o pixel art mais bonito da história (se bem que o SIGILOSO chega perto disso kkk). É importante que os gráficos sejam coerentes e sigam o mesmo estilo. O jogador deve sempre ser capaz de identificar instantaneamente o que você coloca na frente dele.

3 - Dificuldade equilibrada: SEMPRE pense no público que o seu jogo deve atingir. Não se pode agradar gregos e troianos. Não se pode agradar gamers casuais e hardcores. Um jogo fácil demais é monótono, um jogo difícil demais é frustrante. Se o jogo for muito difícil, crie checkpoints e faça com que o jogador reviva mais rápido depois de morrer.
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Mensagem por lucas.limeira.92 Seg 06 Jan 2014, 14:32

dificuldade equilibrada?? E se eu quizer fazer um metal slug? Ele ser dificil faz ele ser ruim? Certeza que isso realmente é um criterio importante assim?
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Mensagem por Kaique_Staff Seg 06 Jan 2014, 17:43

Cara isso depende bastante do tipo de jogo você disse que gosta de mmorpg e rpg que é uma área que está crescendo muito.

Agora o que me prende no jogo é a ideia de envolvimento com os elementos dele por exemplo: O seu personagem vai aos poucos conhecendo algum NPC amigo ou inimigo e isso vai fazer o jogador querendo ou não criar um laço emocional com seu personagem e npcs ai você poderia fazer algo como ele ter que decidir salvar a vida do seu amigo ou matar seu inimigo tipo o que predomina em você o amor ou ódio ? e esse negócio de ter a opção é MUITO boa, as pessoas gostam de ter controle sobre seu destino mesmo que em um jogo. (Chega doeu o dedo escrever tudo isso)
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Mensagem por Brother27 Ter 07 Jan 2014, 00:19

Lucas, eu não quis dizer isso.
Metal Slug é um jogo hardcore. Ele foi feito para quem gosta de jogos difíceis. Mas agora imagina se a cada vez que você morresse, tivesse que voltar ao início da fase? Isso é uma dificuldade equilibrada. I wanna be the guy, por exemplo, dif é MUITO difícil, mas tem vários save points e vidas infinitas. Imagina se você só tivesse três vidas? Dificuldade equilibrada.
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Mensagem por peixoto Ter 07 Jan 2014, 11:45

O importante em se avaliar num game é:
Primeiramente e mais importante, o quanto o usuário se esforçou.Se for um novato, que gastou um bom tempo fazendo um jogo da melhor maneira possivel, este deve receber uma nota melhor que um veterano fazendo um jogo que para ele foi facil de fazer.Alem do mais, temos que dar importancia ao esforço da pessoa.

Segundamente a história.Não adianta nada um jogo ter graficos 3D absurdos, mil e uma animações,etc se não tiver uma história para situar o jogador.Jogo sem história é passa-tempo não um jogo.

Terceiramente a jogabilidade.Um jogo com controles travados demais, ou bugados não pode ser bem avaliado.Pois de que adianta graficos, boa história, etc se não tem como o jogador se divertir jogando?

quart(amente)o: Recursos sonoros e originalidade.Algo importante em um jogo são as musicas e audios em geral.Eles trazem uma grande imersão do jogador, sem isto, o jogo perde a graça facilmente.E deve-se ser original ao criar o objetivo para o jogo, e os recursos visuais(sprites,backgrounds,tilesets,etc).Pois quando uma pessoa joga e percebe que foram usados recursos visuais de outros jogos no seus jogo, ela normalmente perde a imersão, e logo que perde, não sente mais tanta vontade de jogar

E por fim: Graficos.Imagens bonitas, 3D e coisas do genero.Que trazem beleza ao jogo, e faz com que mais pessoas queiram joga-lo, logo que veem seu resumo com print's em algum website.E isto também ajuda a manter o jogador interessado em explorar seu jogo, pois quando este é feito em 3D, o jogador sempre pensa em buscar algum bug, ou easteregg(que aliais é mais uma coisa que ajuda a divulgar e a manter o jogador interessado no jogo.Ajuda a faze-lo se interessar pelo quesito curiosidade.O jogador vai querer saber o que acontece "por traz dos panos" e procurará mais e mais easter eggs.E fará com que mais jogadores joguem, logo que todos os jogadores que a jogavam esse jogo, irão comentar sobre seus easter eggs na internet, e consequentemente mais pessoas irão baixa-lo para procurar tais easter eggs).

Enfim, é basicamente isso.
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Mensagem por lucas.limeira.92 Ter 07 Jan 2014, 19:35

ok, ok. Mas porque que jogabilidade ta depois de história??  scratch é serio isso?
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Mensagem por cascavelo Ter 07 Jan 2014, 20:20

O mais importante é avaliar se o autor conseguiu chegar a um resultado satisfatório, transformando suas idéias em um vídeojogo. Apenas isto.
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