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Tiro Em Jogo De Plataforma

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Mensagem por Mestre Rá Dom 22 Dez 2013, 16:00

Bom pessoal, sei que muitos vão falar que basta pesquisar que encontra a solução do meu problema, mas nada que pesquisei resolvel. Então vamos ao problema:
Quero que o personagem dispare magias, no caso chamei a magia de bola_de_fogo, os eventos no personagem foram:
Create: coloquei a variável pode_atirar, com o valor: 1;

Alarm 0: com a mesma variável e mesmo valor acima;

Keyboard Event X: coloquei Test Variable na parte variable: pode_atirar e valor: 1, e entre blocks coloquei a ação create bola_de_fogo relative, a variable pode_atirar valuo: 0 e o set alarm com número de steps: 25

No objeto bola de fogo coloquei o evento create e change sprite, pois ele tem uma animação, e criei um movimento. O problema é o seguinte, é quando o personagem está para direita, a bola de fogo sai da direita, mas quando o personagem esta na esquerda o tiro continua saindo a direita. Então gostaria se alguem pudesse me ajudar, pequisei muito e só dava erros como:
- A bola de fogo sai tanto da esquerda quanto da direita ao mesmo tempo;
- Não atira.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 22 Dez 2013, 16:51

do jeito que você menciona está usando DnD certo?
substitua o "create_instance" pelo "create moving instance " e quando seu personagem tiver virado para esquera o valor do direction deve estar em 180 e quando estiver na direita o valor é 0 , assim a bola de fogo irá sair de acordo com lado que ele estiver, tem outros metodos de se fazer isso, mas esse é o mais basico, ok.
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Mensagem por Mestre Rá Dom 22 Dez 2013, 19:03

Cara não sei se estou fazendo certo, eu iz o que você falou e olha o que ocorreu:
- Fazendo dessa forma, continua dando o mesmo erro, que é sair só de um lado;
- Quando crio duas bolas de fogo com direções diferentes e coloco as duas no mesmo blocks, elas saem ao mesmo tempo;
- Quando crio duas bolas de fogo com direções diferentes e em blocks diferentes, de um lado sai normal, um tiro e espera um tempo, no outro não tem tempo saindo um monte de bolas de fogo se precionado o botão.
Tem mais alguma informação além dessas que esta faltando? Se possível mais detalhes.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 22 Dez 2013, 19:52

É que você não está explicando se a bola de fogo está saindo de um lado só ou está indo para uma direção só, se ela está saindo de um lado só voce deve ajustar o eixo X da bola ou do seu personagem no editor de sprite, se a bola está movendo para o mesmo lado é por que você não especificou meu código corretamente.
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Mensagem por Mestre Rá Dom 22 Dez 2013, 21:07

Beleza cara já consegui, depois de muita pesquisa arrumei, você sabe criar MP, seria assim:
O personagem atira e gasta uma quantidade de MP, e aparece a quantidade de MP que o personagem ainda possui. E quando ele colidir com a poção ele enche uma parcela desse MP.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 22 Dez 2013, 21:52

É só especificar criando uma váriavel:

por exemplo:

No event create:
Código:

MP=30 //quantidade de mp do personagem


No botão de atirar use esse código:

Código:

if (MP > 0)

{
//coloque aqui a função de usar o poder

MP-=5 //aqui diminui a quantidade de poder

}


se quiser ver a quantia de poder que tem use esse código

No event draw
Código:

draw_text(x+50,y+40"MP"+string(MP))

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