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[TUTORIAL] Funções do Facebook
+3
Isaque Onix
saim
itarodrigo
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[TUTORIAL] Funções do Facebook
Título: Explicação das funções do Facebook
Versão do GM: GM: Studio
Dificuldade: Intermediário
Link para download da Engine: Não tem
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags:facebook html5 funcoes
Complemento:[TUTORIAL] Inclua seu jogo no Facebook, [TUTORIAL] Função facebook_graph_request
Oi pessoal,
a pedido do post de Isaque Onix, que pediu a tradução das funções do Facebook, venho aqui explicar algumas delas. Espero que ajudem a vocês:
facebook_init()
Esse código inicializa o Facebook
Antes de usar qualquer função do Facebook, você deve chamar essa função para inicializar a API do Facebook e informar ao GameMaker:Studio que você irá usar funções específicas para o Facebook. Esta função pode ser chamada a qualquer momento do jogo, mas é recomendável que essa função seja a primeira a ser chamada. Note também, que quando você usar a função facebook_logout em qualquer parte do jogo, não será necessário chamar essa função novamente para fazer o login.
NOTA: a appKey que é a chave do seu aplicativo no Facebook, deve ser inserida no GameMaker acessando 'Preferencias -> aba Facebook'
Exemplo:
facebook_login(permissions)
Loga o usuário na conta do Facebook
Com essa função, o GameMaker:Studio irá se conectar ao Facebook e perguntar se o usuário quer fazer o login. Você pode solicitar algumas permissões adicionais em forma de uma lista (ds_list) que essa função irá converter em um array na linguagem json e irá comunicar ao Facebook. Existem uma grande variedade de permissões que você pode solicitar e você pode vê-las aqui. Se você não desejar nenhuma permissão em especial, então você deverá criar uma lista, mas deve deixá-la vazia.
Essa função é assíncrona, ou seja, ela não ocorre em tempo de execução, e enquanto a tela de login do Facebook estiver na tela, o jogo irá continuar rodando normalmente em segundo plano. Nenhuma outra função do Facebook poderá ser usada até que a função facebook_status() retorne o valor "AUTHORISED". Claro, que é necessário uma conexão com a internet e de acordo com a velocidade da mesma, poderá levar alguns segundos para receber a autorização do Facebook, e não esqueça que seu jogo ainda estará rodando.
NOTA: Cuidado com o que você fará com as permissões solicitadas, use-as com cautela.
Exemplo:
facebook_status()
Retorna o estado da conexão com o Facebook
Com essa função, você poderá saber o que houve com sua tentativa de conexão. Uma das strings a seguir será retornada (note que sempre serão em letras MAIÚSCULAS):
•AUTHORISED: O usuário conseguiu logar corretamente e a conexão está ok.
•PROCESSING: Informa que o login ou outro processo de uma função ainda não foi solucionada.
•IDLE: Informa que a conexão foi iniciada, mas nenhuma ação está sendo processada.
•FAILED: Erro de login, geralmente devido a erro de conexão.
•DENIED: Ocorre quando o usuário não aceita 'liberar' as permissões solicitadas ou quando a função facebook_init() não foi iniciada.
Exemplo:
facebook_accesstoken()
Retorna uma chave de acesso do Facebook
Uma chave de acesso (access token) é uma string gerada aleatoriamente e temporariamente, que permite um acesso seguro às APIs do Facebook, e a mesma é dada a você, quando você faz o login no Facebook para verificar se o login é válido.
Exemplo:
facebook_user_id()
Retorna o id único do usuário
Essa função retorna uma string com uma id única que cada usuário tem, similar a essa: "07778915123", que pode ser usada em conjunto com outras funções do Facebook.
Exemplo:
Acesse aqui
facebook_dialog(graph_path, ds_map_parameters, ds_map_return)
EM BREVE
facebook_send_invite(titlestring, msg, picture_url, redirect_url);
Envia um convite para os amigos
Com essa função, você envia uma mensagem com um convite, que permite o jogador a convidar seus amigos para jogarem também, na mensagem, o jogador verá uma lista para selecionar os amigos que quer convidar.
NOTA: O arquimento 'redirect_url' pode ser ignorado no iOS e no Android e é obrigatório apenas no HTML5 se você não estiver hospedando seu jogo no link do 'redirect_url' (ex: estiver testando o mesmo localmente).
Exemplo:
facebook_post_message(title, caption, message, picture_url, redirect_url, actionname, action_url)
Cria um post na linha do tempo do jogador
Essa função irá criar um Post na linha do tempo do jogador. Os dois últimos argumentos: 'actionname' e 'actionurl' são opcionais e podem ser deixados em branco ("") ou eles podem ser definidos para ações do Facebook como deixar comentários, dar Likes ou outros de acordo com as informações da API do Facebook.
NOTA: Nessa função, não são mostradas mensagens na tela, ela age de forma 'silenciosa' sem a ação do jogador. Por essa razão, você deve ter acesso as permissões do usuário ('publish_actions').
Exemplo:
facebook_logout()
Faz o logoff do jogador
Sem muitas explicações, apenas que a função facebook_init() NÃO precisa ser chamada novamente se quiser logar de novo.
Exemplo:
Bom pessoal, espero que vocês gostem e que ajude a todos.
Qualquer falha encontrada no texto, basta me informar que eu altero.
Quem gostou, clica no like do lado direito.
Abraços.
Versão do GM: GM: Studio
Dificuldade: Intermediário
Link para download da Engine: Não tem
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags:facebook html5 funcoes
Complemento:[TUTORIAL] Inclua seu jogo no Facebook, [TUTORIAL] Função facebook_graph_request
Oi pessoal,
a pedido do post de Isaque Onix, que pediu a tradução das funções do Facebook, venho aqui explicar algumas delas. Espero que ajudem a vocês:
facebook_init()
Esse código inicializa o Facebook
Antes de usar qualquer função do Facebook, você deve chamar essa função para inicializar a API do Facebook e informar ao GameMaker:Studio que você irá usar funções específicas para o Facebook. Esta função pode ser chamada a qualquer momento do jogo, mas é recomendável que essa função seja a primeira a ser chamada. Note também, que quando você usar a função facebook_logout em qualquer parte do jogo, não será necessário chamar essa função novamente para fazer o login.
NOTA: a appKey que é a chave do seu aplicativo no Facebook, deve ser inserida no GameMaker acessando 'Preferencias -> aba Facebook'
Exemplo:
- Código:
facebook_init(); //inicia a API do facebook
permissions = ds_list_create(); //cria uma lista
ds_list_add(permissions,"publish_stream"); //inclui na lista os acessos que você quer
facebook_login(permissions); //faz o login com os acessos solicitados
facebook_login(permissions)
Loga o usuário na conta do Facebook
Com essa função, o GameMaker:Studio irá se conectar ao Facebook e perguntar se o usuário quer fazer o login. Você pode solicitar algumas permissões adicionais em forma de uma lista (ds_list) que essa função irá converter em um array na linguagem json e irá comunicar ao Facebook. Existem uma grande variedade de permissões que você pode solicitar e você pode vê-las aqui. Se você não desejar nenhuma permissão em especial, então você deverá criar uma lista, mas deve deixá-la vazia.
Essa função é assíncrona, ou seja, ela não ocorre em tempo de execução, e enquanto a tela de login do Facebook estiver na tela, o jogo irá continuar rodando normalmente em segundo plano. Nenhuma outra função do Facebook poderá ser usada até que a função facebook_status() retorne o valor "AUTHORISED". Claro, que é necessário uma conexão com a internet e de acordo com a velocidade da mesma, poderá levar alguns segundos para receber a autorização do Facebook, e não esqueça que seu jogo ainda estará rodando.
NOTA: Cuidado com o que você fará com as permissões solicitadas, use-as com cautela.
Exemplo:
- Código:
facebook_init(); //inicia a API do facebook
permissions = ds_list_create(); //cria uma lista
ds_list_add(permissions,"publish_stream"); //inclui na lista os acessos que você quer
facebook_login(permissions); //faz o login com os acessos solicitados
facebook_status()
Retorna o estado da conexão com o Facebook
Com essa função, você poderá saber o que houve com sua tentativa de conexão. Uma das strings a seguir será retornada (note que sempre serão em letras MAIÚSCULAS):
•AUTHORISED: O usuário conseguiu logar corretamente e a conexão está ok.
•PROCESSING: Informa que o login ou outro processo de uma função ainda não foi solucionada.
•IDLE: Informa que a conexão foi iniciada, mas nenhuma ação está sendo processada.
•FAILED: Erro de login, geralmente devido a erro de conexão.
•DENIED: Ocorre quando o usuário não aceita 'liberar' as permissões solicitadas ou quando a função facebook_init() não foi iniciada.
Exemplo:
- Código:
switch (facebook_status()) //verifica o estado do Facebook
{
case "AUTHORISED": global.Auth = true; instance_destroy(); break; //se for autorizado, ativa a variável global.Auth e inicia o jogo
case "FAILED": facebook_login(permissions); alarm[0] = 30; break; //se falhou, aguarda um pouco e tenta novamente
case "DENIED": instance_destroy(); break; //se foi negado, então desiste
default: alarm[0] = 30;
}
facebook_accesstoken()
Retorna uma chave de acesso do Facebook
Uma chave de acesso (access token) é uma string gerada aleatoriamente e temporariamente, que permite um acesso seguro às APIs do Facebook, e a mesma é dada a você, quando você faz o login no Facebook para verificar se o login é válido.
Exemplo:
- Código:
token = facebook_accesstoken(); //armazena a chave de acesso na variável 'token'
facebook_user_id()
Retorna o id único do usuário
Essa função retorna uma string com uma id única que cada usuário tem, similar a essa: "07778915123", que pode ser usada em conjunto com outras funções do Facebook.
Exemplo:
- Código:
fb_id = facebook_user_id(); //pega a id do usuário logado e armazena na variável 'fb_id'
Acesse aqui
facebook_dialog(graph_path, ds_map_parameters, ds_map_return)
EM BREVE
facebook_send_invite(titlestring, msg, picture_url, redirect_url);
Envia um convite para os amigos
Com essa função, você envia uma mensagem com um convite, que permite o jogador a convidar seus amigos para jogarem também, na mensagem, o jogador verá uma lista para selecionar os amigos que quer convidar.
NOTA: O arquimento 'redirect_url' pode ser ignorado no iOS e no Android e é obrigatório apenas no HTML5 se você não estiver hospedando seu jogo no link do 'redirect_url' (ex: estiver testando o mesmo localmente).
Exemplo:
- Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) //se o mouse clicar no objeto
{
facebook_send_invite("Meu título", "Mnha mensagem...", "http://minhaimagem.com/minhaimagem.jpg", "http://meulink.com"); //envia um convite para os amigos do Facebook
}
facebook_post_message(title, caption, message, picture_url, redirect_url, actionname, action_url)
Cria um post na linha do tempo do jogador
Essa função irá criar um Post na linha do tempo do jogador. Os dois últimos argumentos: 'actionname' e 'actionurl' são opcionais e podem ser deixados em branco ("") ou eles podem ser definidos para ações do Facebook como deixar comentários, dar Likes ou outros de acordo com as informações da API do Facebook.
NOTA: Nessa função, não são mostradas mensagens na tela, ela age de forma 'silenciosa' sem a ação do jogador. Por essa razão, você deve ter acesso as permissões do usuário ('publish_actions').
Exemplo:
- Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) //se clicar no objeto
{
facebook_post_message("Título do Post", "Texto do meu Link", "Minha mensagem...", "http://minhaimagem.com/minhaimagem.jpg", "http://meulink.com", "", "");
}
facebook_logout()
Faz o logoff do jogador
Sem muitas explicações, apenas que a função facebook_init() NÃO precisa ser chamada novamente se quiser logar de novo.
Exemplo:
- Código:
facebook_logout(); //logoff do usuário
Bom pessoal, espero que vocês gostem e que ajude a todos.
Qualquer falha encontrada no texto, basta me informar que eu altero.
Quem gostou, clica no like do lado direito.
Abraços.
Última edição por itarodrigo em Dom 26 Jan 2014, 21:30, editado 2 vez(es)
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
Bem bacana! Eu nunca tirei tempo pra estudar as novas funções do GMS, esse tipo de tutorial me ajuda.
Existe, em algum lugar dessa comunidade, um tutorial de como criar aplicativos para o facebook, acho que vale a pena criar o link no posto inicial. Ou então, um tutorial novo sobre o mesmo tema (lembro de não ter conseguido criar o aplicativo a partir do tutorial existente).
Existe, em algum lugar dessa comunidade, um tutorial de como criar aplicativos para o facebook, acho que vale a pena criar o link no posto inicial. Ou então, um tutorial novo sobre o mesmo tema (lembro de não ter conseguido criar o aplicativo a partir do tutorial existente).
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Obrigado pelo tuto. Estou com dúvidas.
Valeu pelo tutorial itarodrigo.
Estou tentando implementar um simples sistema de postagem do game no facebook, mas não estou conseguindo.
Praticamente fiz a configuração básica de um app android na minha conta de developer no facebook; linkei a keyhash(fornecido pelo GameMaker) do meu projeto e o id do aplicativo(fornecido pelo facebook); copiei e colei os scripts do tutorial do Game Maker nos objetos e eventos corretos em um projeto teste.
Quando rodo o app, a variável fbstatus dá DENIED mesmo aceitando a utilização do facebook nele.
Alguém poderia me dar um help nisso?
Estou tentando implementar um simples sistema de postagem do game no facebook, mas não estou conseguindo.
Praticamente fiz a configuração básica de um app android na minha conta de developer no facebook; linkei a keyhash(fornecido pelo GameMaker) do meu projeto e o id do aplicativo(fornecido pelo facebook); copiei e colei os scripts do tutorial do Game Maker nos objetos e eventos corretos em um projeto teste.
Quando rodo o app, a variável fbstatus dá DENIED mesmo aceitando a utilização do facebook nele.
Alguém poderia me dar um help nisso?
erickbs- Data de inscrição : 08/12/2012
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
como voce me explicou por MP, a solucao foi executar o app direto do aparelho e nao na maquina virtual do GMS.
postei aqui sua explicacao para ajudar outras pessoas.
abraço.
postei aqui sua explicacao para ajudar outras pessoas.
abraço.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
Tutorial em ótima hora. Está bem organizado e será aprovado.
Antes disso, gostaria (por capricho) que vc completasse os tópicos pendentes e adicionasse a sugestão do Saim:
Muito obrigado pela valiosa contribuição!
Antes disso, gostaria (por capricho) que vc completasse os tópicos pendentes e adicionasse a sugestão do Saim:
Saim escreveu:
Existe, em algum lugar dessa comunidade, um tutorial de como criar aplicativos para o facebook, acho que vale a pena criar o link no posto inicial. Ou então, um tutorial novo sobre o mesmo tema (lembro de não ter conseguido criar o aplicativo a partir do tutorial existente).
Muito obrigado pela valiosa contribuição!
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
fredcobain escreveu:Tutorial em ótima hora. Está bem organizado e será aprovado.
Antes disso, gostaria (por capricho) que vc completasse os tópicos pendentes e adicionasse a sugestão do Saim:Saim escreveu:
Existe, em algum lugar dessa comunidade, um tutorial de como criar aplicativos para o facebook, acho que vale a pena criar o link no posto inicial. Ou então, um tutorial novo sobre o mesmo tema (lembro de não ter conseguido criar o aplicativo a partir do tutorial existente).
Muito obrigado pela valiosa contribuição!
Pedido atendido ;)
Inclua seu jogo no Facebook
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
Então, vc poderia comentar sobre esse tutorial (inclua seu jogo no facebook) no início deste (e colocar o link no próprio tutorial). Edita lá! =)
Quando vc pretende terminar os tópicos pendentes ?
facebook_graph_request(graph_path, httpMethod, ds_map_parameters, ds_map_return)
facebook_dialog(graph_path, ds_map_parameters, ds_map_return)
Quando vc pretende terminar os tópicos pendentes ?
facebook_graph_request(graph_path, httpMethod, ds_map_parameters, ds_map_return)
facebook_dialog(graph_path, ds_map_parameters, ds_map_return)
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
fredcobain escreveu:Então, vc poderia comentar sobre esse tutorial (inclua seu jogo no facebook) no início deste (e colocar o link no próprio tutorial). Edita lá! =)
Quando vc pretende terminar os tópicos pendentes ?
facebook_graph_request(graph_path, httpMethod, ds_map_parameters, ds_map_return)
facebook_dialog(graph_path, ds_map_parameters, ds_map_return)
Valeu pela dica, já editei o tutorial.
Agora que estou com o jogo online, vou poder mexer nessas funcoes e entender melhor, em breve irei atualizar.
Grande abraço.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
Estou pegando o jeito de contribuição no Forum ainda... eu acabei de postar postando a resposta de minha dúvida aqui, valeu por ter postado itarodrigo.
erickbs- Data de inscrição : 08/12/2012
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
fredcobain escreveu:
Quando vc pretende terminar os tópicos pendentes ?
facebook_graph_request(graph_path, httpMethod, ds_map_parameters, ds_map_return)
facebook_dialog(graph_path, ds_map_parameters, ds_map_return)
Segue o novo tutorial fred: facebook_grah_request
É um pouco grande, por isso resolvi fazer separado.
Em breve eu incluo o novo ;)
abraços.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
Funfa pra plataforma Windows?
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
android e html5.
nao sei se funfa no ios
nao sei se funfa no ios
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
Hmmm.... será que existe uma forma de registro/login via Facebook para um jogo da plataforma Windows utilizando-se das funções http_get e http_post_string?itarodrigo escreveu:android e html5.
nao sei se funfa no ios
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
Acho que esses tutoriais precisam ser atualizados, pq está td diferente aqui >> https://developers.facebook.com/
fico no aguardo e ansioso
fico no aguardo e ansioso
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
O tutorial segue o padrão de login e interações utilizando as funções do Game Maker.
No site de desenvolvimento do Facebook, eles tem as próprias funções de login e interação para desenvolvimento "manual" e não se enquadra para uso no Game Maker.
Abraço.
No site de desenvolvimento do Facebook, eles tem as próprias funções de login e interação para desenvolvimento "manual" e não se enquadra para uso no Game Maker.
Abraço.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
Então o tutorial ainda ta valendo mais cara poderia ilustrar ou indicar um vídeo tutorial com essas funções do face para gms-android sei la acho que até uma engine matrix me ajudaria em português.
abç
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Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
No proprio GMS tem um tutorial com essas funções em execução e voce pode baixar de graça:
Obs: para html5, o tutorial só irá funcionar se o projeto estiver hospedado online. Para android, funciona normalmente.
Abraço.
Obs: para html5, o tutorial só irá funcionar se o projeto estiver hospedado online. Para android, funciona normalmente.
Abraço.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
Caro Itarodrigo, carreguei esse exemplo do face que vem o GMS conforme sua ilustração, coloquei o ID da minha pagina pessoal em global game setting facebook e ativei o user facebook tbm, agora recebo a seguinte mensagem.. Lamentamos o tutorial foi interrompido, o que acontece brother ?
vlw
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Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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Re: [TUTORIAL] Funções do Facebook
EDITADO
O SISTEMA FUNCIONOU PERFEITAMENTE ;)
o erro ocorreu devido a uma configuração no próprio facebook, pois algumas configurações lá, mudaram.
Obs: voces devem desbloquear a popup do site pra poder fazer o login no facebook
O SISTEMA FUNCIONOU PERFEITAMENTE ;)
o erro ocorreu devido a uma configuração no próprio facebook, pois algumas configurações lá, mudaram.
Obs: voces devem desbloquear a popup do site pra poder fazer o login no facebook
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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