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[teaser]Competição caça-talentos "agora é pessoal"
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DNilo
saim
6 participantes
GMBR :: Outros assuntos :: Concursos :: Concursos Anuais
Página 1 de 1
[teaser]Competição caça-talentos "agora é pessoal"
2014 terá um novo formato de concursos. Nada de temas, nada de regras e com o maior prêmio que pode ser dado a um desenvolvedor de jogos: uma equipe completa e dedicada para o desenvolvimento do jogo dos seus sonhos. Mais que isso, você pode não saber programar uma única linha de código e ainda participar em pé de igualdade com o resto da comunidade!
Consegui sua atenção? Ótimo, vou precisar dela por algum tempo. Você deve estar se perguntando como eu posso prometer uma equipe como prêmio pra alguém sem talento. Se você reler o primeiro parágrafo, vai notar que em momento algum eu disse que sou eu quem vai dar o prêmio, nem que você pode vencer sem talento. O que pretendemos fazer é formar algumas equipes com os melhores desenvolvedores da comunidade, dentro de cada recurso: som, imagem, texto e programação.
Os melhores desenvolvedores serão escolhidos pela comunidade numa enquete. Isso não depende da vontade deles em participar. Eles serão escolhidos por votação e não ganharão nada com isso. Uma vez escolhidos, os mais votados serão convidados a serem diretores de equipes. E essas equipes serão formadas pelos vencedores das diversas competições, programadas pra acontecer ao longo do ano. Cada diretor, ao aceitar o convite, escreverá um texto breve indicando como pretende trabalhar com a equipe ao longo do ano, como espera que cada membro se comporte, quais erros devem ser evitados e, se quiserem, até que critérios eles usarão como juízes. Sim, eles farão o papel de juízes, em dado momento, mas isso é pra depois. Continue lendo.
A primeira competição será entre desenhistas. Será criado um tópico onde cada artista poderá mostrar alguns trabalhos (número a ser definido), sendo desenhos ou animações, elaborados em qualquer estilo, com qualquer recurso. Os artistas terão total liberdade pra criar, a idéia é impressionar os diretores. Os diretores que ficarem impressionados podem chamar todos os artistas que quiserem pra ser membros de sua equipe. MAS ATENÇÃO: cada artista pode escolher apenas um dos diretores que o chamaram.
Assim, cada equipe terá seu desenhista. Sim, pode ser que cada equipe tenha muitos desenhistas, pode ser que todo mundo vença, por enquanto, mas na segunda etapa, isso muda.
A segunda competição será entre sonoplastas. No novo tópico, cada concorrente deve mostrar seu trabalho com som e música. Mais uma vez, os diretores chamam aqueles que se destacarem e esses escolhem seus diretores.
A terceira competição será de textos. Roteiristas deverão mostrar o quanto estão aptos a produzir jogos. Os diretores chamam os que mais convencerem ser capazer de elaborar as melhores histórias para jogos.
Finalmente, a competição de códigos. Engines, scripts ou mesmo jogos inteiros ou semi-acabados serão apresentados para apreciação dos diretores, que escolherão quem acharem melhor pra desenvolver as engines primárias ou secundárias do grande jogo.
Ao final da primeira etapa, cada equipe terá mais membros do que é possível administrar. Os diretores devem orientar seus membros, preparando-os para a segunda etapa, quando competirão entre si. Sim, cada equipe terá seus próprios duelos internos. Os critérios serão arbitrados por seus diretores, podendo variar da capacidade técnica à afinidade pessoal, passando pela versatilidade, capacidade de comunicação, dedicação, o diabo! As regras são feitas pelo diretor que você escolheu, então escolha bem!
O diretor irá orientar cada membro escolhido a melhorar na direção pretendida. Irá mostrar onde ele deve melhorar pra vencer a segunda etapa. Essa comunicação não precisa ser feita em público. Mensagens privadas, redes sociais, telefone, tudo vale - o diretor é quem define. A cada mês, os diretores anunciam quem fica em definitivo na sua equipe. Seu desnhista num mês, seu sonoplasta no outro, seu roteirista, seu programador. Ele irá descrever porque escolheu esse e não aquele, se possível apresentando trabalhos elaborados nesse período. Irá citar as qualidades daqueles que não foram escolhidos. afinal, porque ele foi chamado, no primeiro momento? É importante explicar que talentos estão sendo dispensados, porque...
Os que forem dispensados podem ser chamados pra integrar a equipe de outro diretor.
Sim, cada equipe terá até dois membros pra desenvolver cada tipo de recurso. O que fazer com dois de cada? Problema a ser resolvido pelo diretor! Um desenhista faz sprites enquanto o outro faz backgrounds. Um sonoplasta faz música enquanto o outro faz efeitos. Um roteirista faz a história e o outro descreve como funciona cada engine. um programador trabalha enquanto o outro toma chope. Cada equipe que se entenda.
Formadas as equipes, os vencedores estão dentro e têm um final feliz! Final? Ainda não... Ainda falta uma coisa.
Cada equipe vai desenvolver um jogo completo, de tema livre. O prazo será curto, mas mais extenso que o dos concursos que estamos acostumados. Cada equipe escolhe o que quer fazer e como vai se organizar. A palavra do diretor é a palavra final. Ele quer que o roteirista faça os backgrounds? Deve ter um bom motivo. Quer que todo mundo fique paradinho até o último momento? Obedeçam. Quer escrever o game design document desde já e fazer todos seguirem tudo à risca? É válido. Quer que todo mundo fique abanando ele com penachos? Bom, vocês podem mandar ele às favas, se ele abusar. A palavra dele é regra, mas ele não é dono de ninguém.
Esse jogo será julgado pela comunidade, estabelecendo o primeiro, segundo e terceiro lugares. A voz do povo será voz divina. Cada um julga pelos critérios que quiser. Todos os membros de cada equipe vencedora receberão muitos prêmios simbólicos.
Troféus de ouro, prata e bronze no perfil. O nome nos créditos de um jogo considerado, no mínimo, "muito bom" pela maioria dos membros da comunidade. Respeito e admiração. Coleguismo e amizade de membros campeões.
E, quem sabe... Talvez até algum prêmio real, também.
E quanto aos membros que forem excluídos, deixados de lado durante a competição? Para esses, haverão concursos também, mas nos moldes antigos. Concursos com temas definidos, prazo estabelecido, troféus como prêmio. Nesses concursos, aqueles que estiverem na competição caça-talentos estarão excluídos, proibidos de participar. Esses, teoricamente, estarão se dedicando ao grande jogo.
Interessados podem iniciar seu treinamento imediatamente. Um cronograma será divulgado em tempo hábil. Até lá, escolham onde querem trabalhar, com quem querem trabalhar, qual será o seu texto quando for chamado para o cargo de diretor... Preparem-se!
Tira-dúvidas
P: Posso concorrer em dois cargos, como (por exemplo) desenhista e programador?
R: Sim, mas tem que dar conta dos dois cargos.
P: Posso entrar em um cargo numa equipe e em outro cargo na outra?
R: Se seus diretores aceitarem, sim.
P: Posso entrar no mesmo cargo em duas equipes diferentes?
R: Não. Pode acontecer de vários diretores te escolherem. Nesse caso, você escolherá o diretor que quiser, mas não dois ou mais diretores. Se acontecer de você ser dispensado, depois, ainda pode ser escolhido por outro diretor e participar APENAS da nova equipe.
P: E se eu for dispensado e escolhido por outro diretor que eu não goste. Preciso trabalhar com ele mesmo assim?
R: Não. Você pode abandonar o concurso, se for o caso.
P: Se um diretor percebe que tem nas mãos os dois melhores talentos da comunidade, ele pode ficar com os dois e abrir mão do direito de pegar um dos dispensados?
R: Não. Um dos que ele pegar no primeiro momento, fica. Os demais devem ficar à disposição dos outros diretores.
P: Que critério devo levar em conta pra votar num nome pra diretor?
R: O que você quiser.
P: Diretores ou indicados para a diretoria podem concorrer nas demais competições?
R: Só se abrirem mão do cargo de diretores logo no primeiro momento da competição. Depois, estão à frente da equipe ou fora da competição.
Consegui sua atenção? Ótimo, vou precisar dela por algum tempo. Você deve estar se perguntando como eu posso prometer uma equipe como prêmio pra alguém sem talento. Se você reler o primeiro parágrafo, vai notar que em momento algum eu disse que sou eu quem vai dar o prêmio, nem que você pode vencer sem talento. O que pretendemos fazer é formar algumas equipes com os melhores desenvolvedores da comunidade, dentro de cada recurso: som, imagem, texto e programação.
Os melhores desenvolvedores serão escolhidos pela comunidade numa enquete. Isso não depende da vontade deles em participar. Eles serão escolhidos por votação e não ganharão nada com isso. Uma vez escolhidos, os mais votados serão convidados a serem diretores de equipes. E essas equipes serão formadas pelos vencedores das diversas competições, programadas pra acontecer ao longo do ano. Cada diretor, ao aceitar o convite, escreverá um texto breve indicando como pretende trabalhar com a equipe ao longo do ano, como espera que cada membro se comporte, quais erros devem ser evitados e, se quiserem, até que critérios eles usarão como juízes. Sim, eles farão o papel de juízes, em dado momento, mas isso é pra depois. Continue lendo.
A primeira competição será entre desenhistas. Será criado um tópico onde cada artista poderá mostrar alguns trabalhos (número a ser definido), sendo desenhos ou animações, elaborados em qualquer estilo, com qualquer recurso. Os artistas terão total liberdade pra criar, a idéia é impressionar os diretores. Os diretores que ficarem impressionados podem chamar todos os artistas que quiserem pra ser membros de sua equipe. MAS ATENÇÃO: cada artista pode escolher apenas um dos diretores que o chamaram.
Assim, cada equipe terá seu desenhista. Sim, pode ser que cada equipe tenha muitos desenhistas, pode ser que todo mundo vença, por enquanto, mas na segunda etapa, isso muda.
A segunda competição será entre sonoplastas. No novo tópico, cada concorrente deve mostrar seu trabalho com som e música. Mais uma vez, os diretores chamam aqueles que se destacarem e esses escolhem seus diretores.
A terceira competição será de textos. Roteiristas deverão mostrar o quanto estão aptos a produzir jogos. Os diretores chamam os que mais convencerem ser capazer de elaborar as melhores histórias para jogos.
Finalmente, a competição de códigos. Engines, scripts ou mesmo jogos inteiros ou semi-acabados serão apresentados para apreciação dos diretores, que escolherão quem acharem melhor pra desenvolver as engines primárias ou secundárias do grande jogo.
Ao final da primeira etapa, cada equipe terá mais membros do que é possível administrar. Os diretores devem orientar seus membros, preparando-os para a segunda etapa, quando competirão entre si. Sim, cada equipe terá seus próprios duelos internos. Os critérios serão arbitrados por seus diretores, podendo variar da capacidade técnica à afinidade pessoal, passando pela versatilidade, capacidade de comunicação, dedicação, o diabo! As regras são feitas pelo diretor que você escolheu, então escolha bem!
O diretor irá orientar cada membro escolhido a melhorar na direção pretendida. Irá mostrar onde ele deve melhorar pra vencer a segunda etapa. Essa comunicação não precisa ser feita em público. Mensagens privadas, redes sociais, telefone, tudo vale - o diretor é quem define. A cada mês, os diretores anunciam quem fica em definitivo na sua equipe. Seu desnhista num mês, seu sonoplasta no outro, seu roteirista, seu programador. Ele irá descrever porque escolheu esse e não aquele, se possível apresentando trabalhos elaborados nesse período. Irá citar as qualidades daqueles que não foram escolhidos. afinal, porque ele foi chamado, no primeiro momento? É importante explicar que talentos estão sendo dispensados, porque...
Os que forem dispensados podem ser chamados pra integrar a equipe de outro diretor.
Sim, cada equipe terá até dois membros pra desenvolver cada tipo de recurso. O que fazer com dois de cada? Problema a ser resolvido pelo diretor! Um desenhista faz sprites enquanto o outro faz backgrounds. Um sonoplasta faz música enquanto o outro faz efeitos. Um roteirista faz a história e o outro descreve como funciona cada engine. um programador trabalha enquanto o outro toma chope. Cada equipe que se entenda.
Formadas as equipes, os vencedores estão dentro e têm um final feliz! Final? Ainda não... Ainda falta uma coisa.
Cada equipe vai desenvolver um jogo completo, de tema livre. O prazo será curto, mas mais extenso que o dos concursos que estamos acostumados. Cada equipe escolhe o que quer fazer e como vai se organizar. A palavra do diretor é a palavra final. Ele quer que o roteirista faça os backgrounds? Deve ter um bom motivo. Quer que todo mundo fique paradinho até o último momento? Obedeçam. Quer escrever o game design document desde já e fazer todos seguirem tudo à risca? É válido. Quer que todo mundo fique abanando ele com penachos? Bom, vocês podem mandar ele às favas, se ele abusar. A palavra dele é regra, mas ele não é dono de ninguém.
Esse jogo será julgado pela comunidade, estabelecendo o primeiro, segundo e terceiro lugares. A voz do povo será voz divina. Cada um julga pelos critérios que quiser. Todos os membros de cada equipe vencedora receberão muitos prêmios simbólicos.
Troféus de ouro, prata e bronze no perfil. O nome nos créditos de um jogo considerado, no mínimo, "muito bom" pela maioria dos membros da comunidade. Respeito e admiração. Coleguismo e amizade de membros campeões.
E, quem sabe... Talvez até algum prêmio real, também.
E quanto aos membros que forem excluídos, deixados de lado durante a competição? Para esses, haverão concursos também, mas nos moldes antigos. Concursos com temas definidos, prazo estabelecido, troféus como prêmio. Nesses concursos, aqueles que estiverem na competição caça-talentos estarão excluídos, proibidos de participar. Esses, teoricamente, estarão se dedicando ao grande jogo.
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P: Posso concorrer em dois cargos, como (por exemplo) desenhista e programador?
R: Sim, mas tem que dar conta dos dois cargos.
P: Posso entrar em um cargo numa equipe e em outro cargo na outra?
R: Se seus diretores aceitarem, sim.
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R: Não. Pode acontecer de vários diretores te escolherem. Nesse caso, você escolherá o diretor que quiser, mas não dois ou mais diretores. Se acontecer de você ser dispensado, depois, ainda pode ser escolhido por outro diretor e participar APENAS da nova equipe.
P: E se eu for dispensado e escolhido por outro diretor que eu não goste. Preciso trabalhar com ele mesmo assim?
R: Não. Você pode abandonar o concurso, se for o caso.
P: Se um diretor percebe que tem nas mãos os dois melhores talentos da comunidade, ele pode ficar com os dois e abrir mão do direito de pegar um dos dispensados?
R: Não. Um dos que ele pegar no primeiro momento, fica. Os demais devem ficar à disposição dos outros diretores.
P: Que critério devo levar em conta pra votar num nome pra diretor?
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Re: [teaser]Competição caça-talentos "agora é pessoal"
Meu Ponto de vista
Concurso aparentemente me lembra algumas regras de um reality show mais isso não vem ao caso.
Oque quero dizer é vejo isso como uma grande oportunidade de afunilar as coisas aqui dentro dessa comunidade, pois vejo muitos projetos abandonados pelos autores, outros com nível muito baixo de qualidade e outros que por melhor que seja não saíram de dentro da comunidade para ir ate PCs pelo Brasil ou Mundo a fora.
Estou a 8 meses por aqui mais sempre achei que oque faltava era afunilar os projetos, espero que isso aconteça pois vejo muita gente de talento mais que não tem a direção definida.
Porem oque estou dizendo não é que quero que separe novatos dos veteranos, oque quero deixar bem claro que muita gente posta coisas que sinceramente precisaria ser totalmente refeita para ser publicada!
Sei que o objetivo da Comunidade é ajudar, aprender, evoluir,e isso é coisa que muito acontece aqui dentro, e essa comunidade esta de Parabéns pelo feedback que dão de membro a membro.
Mais não acho isso o suficiente para uma comunidade que poderia evoluir ainda mais!
Temos membros que tem o tal do Talento FULL INDIE que podem muito bem desenvolver jogos "BONS" sozinhos, mais acabaram ficando com arquivos presos dentro do PC.
Acho que muitos aqui pretende "Alguns ate tenho contato" ou já estão se projetando para começar a publicar jogos mesmo que seja FREE, mais que leve o jogo para frente, pois nunca se sabe quando um projeto vai dar certo mais se não tentar ser á apenas mais um projeto em seu PC
Acho também que chegou a hora de alguns começarem a pensar em um futuro profissional "Digo isso para aqueles que pretende seguir carreira" então para esses comesse a ver seus Joguinhos como Mercadoria a ser Negociada, e investir o máximo de si mesmo para ter um retorno (R$) futuramente com algo que você gosta de fazer e que pretende levar como sua profissão!
Voltando a COMPETIÇÃO é FATO "Para mim que muita confusão poderá acontecer durante ela" porem agora vejo aquela luz no final do túnel para ver algo sendo criado aqui dentro com Nível de Qualidade Auto
Estou sempre por ai olhando oque esta rolando na comunidade, e quis deixar meu ponto de vista sobre oque vem pela frente focando um melhor 2014 não só para comunidade mais para todos os membros que aqui estão.
OBS: Me perdoe erros de português e concordância pois ninguém é perfeito mais espero que todos entendam meu ponto de vista, e quero deixa bem claro que não estou alfinetando ninguém e nem projeto nenhum, porem acho que se for pra evoluir tudo tem que ser lembrado!
Concurso aparentemente me lembra algumas regras de um reality show mais isso não vem ao caso.
Oque quero dizer é vejo isso como uma grande oportunidade de afunilar as coisas aqui dentro dessa comunidade, pois vejo muitos projetos abandonados pelos autores, outros com nível muito baixo de qualidade e outros que por melhor que seja não saíram de dentro da comunidade para ir ate PCs pelo Brasil ou Mundo a fora.
Estou a 8 meses por aqui mais sempre achei que oque faltava era afunilar os projetos, espero que isso aconteça pois vejo muita gente de talento mais que não tem a direção definida.
Porem oque estou dizendo não é que quero que separe novatos dos veteranos, oque quero deixar bem claro que muita gente posta coisas que sinceramente precisaria ser totalmente refeita para ser publicada!
Sei que o objetivo da Comunidade é ajudar, aprender, evoluir,e isso é coisa que muito acontece aqui dentro, e essa comunidade esta de Parabéns pelo feedback que dão de membro a membro.
Mais não acho isso o suficiente para uma comunidade que poderia evoluir ainda mais!
Temos membros que tem o tal do Talento FULL INDIE que podem muito bem desenvolver jogos "BONS" sozinhos, mais acabaram ficando com arquivos presos dentro do PC.
Acho que muitos aqui pretende "Alguns ate tenho contato" ou já estão se projetando para começar a publicar jogos mesmo que seja FREE, mais que leve o jogo para frente, pois nunca se sabe quando um projeto vai dar certo mais se não tentar ser á apenas mais um projeto em seu PC
Acho também que chegou a hora de alguns começarem a pensar em um futuro profissional "Digo isso para aqueles que pretende seguir carreira" então para esses comesse a ver seus Joguinhos como Mercadoria a ser Negociada, e investir o máximo de si mesmo para ter um retorno (R$) futuramente com algo que você gosta de fazer e que pretende levar como sua profissão!
Voltando a COMPETIÇÃO é FATO "Para mim que muita confusão poderá acontecer durante ela" porem agora vejo aquela luz no final do túnel para ver algo sendo criado aqui dentro com Nível de Qualidade Auto
Estou sempre por ai olhando oque esta rolando na comunidade, e quis deixar meu ponto de vista sobre oque vem pela frente focando um melhor 2014 não só para comunidade mais para todos os membros que aqui estão.
OBS: Me perdoe erros de português e concordância pois ninguém é perfeito mais espero que todos entendam meu ponto de vista, e quero deixa bem claro que não estou alfinetando ninguém e nem projeto nenhum, porem acho que se for pra evoluir tudo tem que ser lembrado!
Re: [teaser]Competição caça-talentos "agora é pessoal"
Saim, será que não rola aquele contatinho com a YoYo Games, pra equipe vencedora possa publicar o jogo na Play Store e ganhar uma graninha pelo trabalho duro?
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Re: [teaser]Competição caça-talentos "agora é pessoal"
Olá, eu gostaria de saber que quando os desenhista(ou qualquer outro cargo) ja esteja na equipe já posso começar a trabalhar no jogo.Ou só poderá começar a trabalhar no jogo após a equipe inteira tiver FECHADA/PRONTA.
Re: [teaser]Competição caça-talentos "agora é pessoal"
@DNilo: descaradamente copiado de inspirado em um reality show...
O objetivo da competição... os objetivos da competição são basicamente esses mesmo. Gerar noção de responsabilidade com o trabalho e senso de trabalho em equipe. Pegar pra fazer e não ter opção de abandonar no meio, sob pena de prejudicar toda a equipe.
@Gabreel: Acredito que sim, mas é cedo pra isso, ainda. Vamos ver mais pro meio do ano.
@rickelme.dias: Você ainda não está trabalhando? Brincadeira.
Sim, pode começar a trabalhar imediatamente. Quer dizer, assim que o cara souber o que vai fazer, pode começar a fazer.
Mas deixo a critério de cada um. Se acabar saindo da equipe, o trabalho feito fica com a equipe, independente de qualquer coisa. Se o cara quiser segurar até confirmar a posição na equipe, corre o risco de atrasar. Assim, existe um dilema que deixo pra cada um resolver como achar melhor.
O objetivo da competição... os objetivos da competição são basicamente esses mesmo. Gerar noção de responsabilidade com o trabalho e senso de trabalho em equipe. Pegar pra fazer e não ter opção de abandonar no meio, sob pena de prejudicar toda a equipe.
@Gabreel: Acredito que sim, mas é cedo pra isso, ainda. Vamos ver mais pro meio do ano.
@rickelme.dias: Você ainda não está trabalhando? Brincadeira.
Sim, pode começar a trabalhar imediatamente. Quer dizer, assim que o cara souber o que vai fazer, pode começar a fazer.
Mas deixo a critério de cada um. Se acabar saindo da equipe, o trabalho feito fica com a equipe, independente de qualquer coisa. Se o cara quiser segurar até confirmar a posição na equipe, corre o risco de atrasar. Assim, existe um dilema que deixo pra cada um resolver como achar melhor.
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Re: [teaser]Competição caça-talentos "agora é pessoal"
DNilo
Achei interessante essa frase que você ditou, na minha opinião, eu acho que o concurso serve para as pessoas (inclusive novatos) se auto identificarem sobre aquilo que elas realmente querem ser e o que desejam fazer, ou seja, descobrir em qual área de criação de games é a parte favorita delas.
Eu queria aproveitar para falar uma coisa muito importante, que é sobre o critério de votação para os diretores, acho que os votos devem ser feito por aquelas pessoas que sentem interesse de participar do concurso e eleger aqueles que gostariam que comandasse a mesma equipe que vocês se integrariam, e não votar de forma aleatória apenas para contribuir sem ter o interesse de participar, por exemplo, o Alex FC ganhou vários votos, nesse caso seria mais lógico que se ele for diretor ele contasse com essa gente que votou nele, a mesma coisa eu pensaria, então espero essas pessoas que votaram e que não estejam votando apenas para fazer numero, e sim por que tenham vontade de participar também, em algum outro cargo consignado a capacidade que ela mesma se considera apta a preencher.
Porem oque estou dizendo não é que quero que separe novatos dos veteranos, oque quero deixar bem claro que muita gente posta coisas que sinceramente precisaria ser totalmente refeita para ser publicada!
Achei interessante essa frase que você ditou, na minha opinião, eu acho que o concurso serve para as pessoas (inclusive novatos) se auto identificarem sobre aquilo que elas realmente querem ser e o que desejam fazer, ou seja, descobrir em qual área de criação de games é a parte favorita delas.
Eu queria aproveitar para falar uma coisa muito importante, que é sobre o critério de votação para os diretores, acho que os votos devem ser feito por aquelas pessoas que sentem interesse de participar do concurso e eleger aqueles que gostariam que comandasse a mesma equipe que vocês se integrariam, e não votar de forma aleatória apenas para contribuir sem ter o interesse de participar, por exemplo, o Alex FC ganhou vários votos, nesse caso seria mais lógico que se ele for diretor ele contasse com essa gente que votou nele, a mesma coisa eu pensaria, então espero essas pessoas que votaram e que não estejam votando apenas para fazer numero, e sim por que tenham vontade de participar também, em algum outro cargo consignado a capacidade que ela mesma se considera apta a preencher.
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Re: [teaser]Competição caça-talentos "agora é pessoal"
JoaoVanBlizzard escreveu:Achei interessante essa frase que você ditou, na minha opinião, eu acho que o concurso serve para as pessoas (inclusive novatos) se auto identificarem sobre aquilo que elas realmente querem ser e o que desejam fazer, ou seja, descobrir em qual área de criação de games é a parte favorita delas.
Bom eu por exemplo, venho me esforçando muito para ser, no futuro um programador, já tenho experiência em outras linguagens de programação como PHP, JS e etc, mais mesmo assim foi meio "osso" aprender GML, e com muito esforço e praticando todos os dias, perguntando, estudando engines, estou realmente aprendendo bastante sobre GML e espero um dia entrar para o grupo dos "veteranos".
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