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RESOLVIDO. qual melhor movimento num jogo de dado?
2 participantes
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RESOLVIDO. qual melhor movimento num jogo de dado?
estou fazendo um jogo de tabuleiro. depois de muitas leituras e perguntas no forum, a estrutura do jogo e as partes mas dificiel ja estao feita, menos o movimento. e o jogo usa o mouse para fazer todas funçoes, e nao sao poucas. ele tem que vencer certos obstaculos(enigmas, Mahjong, etc) para ganhar o dado. depois de ganhar ele e escolher um numero, tipo 6 ele tem que andar 6 casa, claro, nao seria 7!!! cada casa tem 94 de altura e 94 de largura. o caminho a ser percorrido tem curvas. tentei fazer um path que tenha o desenho do caminho, mas o caminho é muito longo e o play nao conseguia caminhar muitas vesez na mesma path, depois de umas 20 caminhada ele ia para o fim da path. expermentei usar usar alarme, cada valor x andar depois parar, quando tinha uma curva coloquei um objecto onde ele colidia e curvava, mas depois de algum tempo o play perdia a precisao(parava na linha entre uma casa e outra) tentei outros movimentos e cheguei a conclusão que nao estou a fazer as coisa de modo certo. alguem pode me ajudar a fazer uma boa movimentação? engine ou tutorial. pode conter apenas o movimento para 2 valores. se for possivel o codigo deve ficar no create de objectos separados. usar os movimento de um jogo de xadres em especial o cavalo parace que seria o ideal... "ds_grid"... nao sei, alguem me de uma ideia e ajuda por favor?
Última edição por tomxope em Qua 09 Out 2013, 15:15, editado 1 vez(es)
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Re: RESOLVIDO. qual melhor movimento num jogo de dado?
Você pode colocar, em cada casa, uma instância de um objeto que chamaremos de objPonto. Depois você pode colocar para, quando colidir com o objeto, desativá-lo. Aí você soma 1 na variável que conta quantas casas foram percorridas cada rodada. Depois de atingir o valor do dado, você para o movimento.
Engine: https://dl.dropboxusercontent.com/u/38888521/Exemplos/Tabuleiro.gmk
Engine: https://dl.dropboxusercontent.com/u/38888521/Exemplos/Tabuleiro.gmk
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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Re: RESOLVIDO. qual melhor movimento num jogo de dado?
estou ajustando a engine para as minhas necessidade, estava indo tudo bem, mas surgiu algumas perguntas ou duvida: e quando o play tem que voltar por causa de um castigo? visto que ele eliminou os objponto nas casa que ja percorreu caso volte, conseguirá ir depois afrente ou vai andar as casas vasias e so ira contar apartir que encontrar o objponto? a medida que escrevia as pergunta pensei: em vez de destruir o objponto... criou 2 obj_ponto: um obj_pontoa(para fazer avançar) e um obj_pontor(recuar) quando colide com o obj_pontoa o obj_pontoa troca pelo obj_pontor.
a engine é ideal si o play tivesse apenas um sentido. nao consegui fazer ele voltar e muitas vesez da erro(a tela fica no vibrador durante a colisão). tambem ele si direge para o ponto mais proximo, e muitas vesez esse ponto é o de outra linha, nada que uns blocos nao resolve, mas acho que nao é o movimento ideal para meu jogo. mais detalho do movimento para meu jogo é so ler a pergunta.
a engine é ideal si o play tivesse apenas um sentido. nao consegui fazer ele voltar e muitas vesez da erro(a tela fica no vibrador durante a colisão). tambem ele si direge para o ponto mais proximo, e muitas vesez esse ponto é o de outra linha, nada que uns blocos nao resolve, mas acho que nao é o movimento ideal para meu jogo. mais detalho do movimento para meu jogo é so ler a pergunta.
Última edição por tomxope em Qua 09 Out 2013, 10:03, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : nao resolveu o meu problema)
tomxope- Data de inscrição : 14/09/2013
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Re: RESOLVIDO. qual melhor movimento num jogo de dado?
Baixe o exemplo novamente. Acho que agora ficou quase perfeito.
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Re: RESOLVIDO. qual melhor movimento num jogo de dado?
o que é isto: quase perfeito? você esta brincar né? alem de programador tens tempo para ser modesto... isso é bom. ainda nao existe uma palavra perfeita para descrever perfeitamente a tua engine. ms posso dizer que esta perfeitamente perfeito. acho que você que o play viaja de ponto da path a ponto de modo que nao posso fazer uma linha direita ao desenhar a path, tenho que parar de casa em casa para deixar aqueles pontinho azuis, certo? como faço para durante o movimento ele nao colidir? ou seja, so colide quando esta parado? obrigadao pedrox!!! tem muito tuto sobre colisão em path, por isso o topico pode ser trancado. resolvido. qualquer coisa é so enviar umA MP
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Re: RESOLVIDO. qual melhor movimento num jogo de dado?
Você pode fazer a colisão pelo Step.
Ou seja:
Ou seja:
- Código:
if(place_meeting(x, y, objAColidir) and speed != 0)
{
}
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Re: RESOLVIDO. qual melhor movimento num jogo de dado?
embora dado por resolvido por que é o movimento perfeito para o meu jogo, surgiram algumas duvidas muitas foram resolvidas esquisando por "path" mas a medida que fui testando os codigos da engine (eles nao teem explicação e demorou um tempinho para entender rasoavelmente bem) notei que ele muitiplica 5*ponição para determinar si vai avançar(+) ou recuar(-). até aqui certinho! vamos começar o jogo! role o dado... o valor do dado é 4, para avançar, certinho. vamos rolar o dado... o valor do dado é 6, para voltar, como ele antes(no principio do jogo) so havia andando quatro casa, nao pode voltar 6, na verdade nao volta nada e o play fica como si estivesse a andar(image_speed=1). o que naõ é viavel. como nesse jogo tera outros recursos, como dinheiro, saude, vida, pontuação, etc, as variaveis para isso ja estao todas feitas. eu gostaria de saber si da, que quando o play tem que voltar um numero de casa maior que o numero de casa já percorrido emvez de ficar patinando, acontece algo, tipo perder vida, ou recua so o numero de casa que for possivel, ou seja: ate o inicio da path. ou algo parecido com isso. agora mas do que nunca, vale apena o meu jogo. depois fazei uma versão dele so pra voces conferirem si valeu apenas voces esquentarem a cabeça para e ajudarem.
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Re: RESOLVIDO. qual melhor movimento num jogo de dado?
Sim, porque punição é -1 ou +1, então ele vai andar pelo path com uma velocidade de -5 (para trás) ou +5 (para frente).muitiplica 5*ponição para determinar si vai avançar(+) ou recuar(-)
Mas ele volta 4. Eu deixei a engine de um jeito que ele faça isso.so havia andando quatro casa, nao pode voltar 6
Baixe novamente a engine. Pode ver que coloquei para digitar o quanto andar. Coloque para andar 3 e depois para voltar 6 (digitando -6). Ele vai voltar ao início.
Adicionei alguns comentários também.
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Re: RESOLVIDO. qual melhor movimento num jogo de dado?
baixei de novo. e agora esta a complicar mas. usei as caixinhas e de fato volta até ao inicio. talvez nao esta a dar certo porque estou a separar, quero uma tecla para avançar e uma para recuar, havia conseguido com o codigo anterior. mas as condições erram aquela que descrevi acima. que codigos escrevo em cada tecla, uma para andar 4 uutra para voltar 6? sem que apareça a caisinha. e si tever o codigo que ve que so voltou 4 e falta voltar duas mas nao pode, entao... eu escolho uma açao, seria demais.
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Re: RESOLVIDO. qual melhor movimento num jogo de dado?
Baixe a engine novamente. Estou fazendo algumas adaptações.
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Re: RESOLVIDO. qual melhor movimento num jogo de dado?
baixei a engine testado algumas vesez e aprovado, nao que a primeira nao estivesse, tem pensar, em todas deu para aprender algo para colocar no jogo. ex: embora ja tenha objectos que o play pode comprar para dar passoos expecificos(5 e 10)o play podera ganhar ou comprar um objecto que permite que ele proprio defina quantos passos pode dar, claro, vou quebrar a cabeça para por um valor limite. talvez pergunta: porque isso? r:se 4 casa em frente do play tem uma ponição que lhe obrigará a voltar muitas casa, ele pode usar um desses objecto ja sitado para tem certeza que nao vai calhar nessa casa. como pode usar para calhar numa casa especifica. na outra engine uma unica tecla definia si o play vai voltar ou avançar, sera usado para um objecto surpresa. valeu cara. valeu mesmo. e continue a fazer as adaptações. ja deu pra ver que o que eu acho perfeito, voce ainda so esta a fazer aquecimento para depois fazer a engine.
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Re: RESOLVIDO. qual melhor movimento num jogo de dado?
Na verdade a engine já mostra como limitar um valor. Também mostra como avançar ou recuar. Aconselho que agora tente continuar por si só. Quando realmente ficar travado, faça perguntas. Aliás, se eu continuar adicionando um monte de coisas na engine, você ainda a considerará sua? Dê uma olhada nos comentários e tire as dúvidas, mas adicionar mais códigos não vai dar.
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Re: RESOLVIDO. qual melhor movimento num jogo de dado?
nao, nao a considerarei meu. e no ultimo comentario, nao pedi mas codigo nenhum, mas si disse o que pude aprender de cada uma das engine que me passaste (embora fosse a mesma com maneira diferente de a fazer.) e por teres dito: "Estou fazendo algumas adaptações..." então eu disse: "valeu mesmo. e continue a fazer as adaptações"... bem isso nao justifica nada, ou seja: "se eu continuar adicionando um monte de coisas na engine, você ainda a considerará sua?" e resposta é um claro nao, e mesmo que parares de me ajudar aqui, ja disse e repito: "o jogo sera mas..... do que meu!" valeu de 1001.
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Re: RESOLVIDO. qual melhor movimento num jogo de dado?
OK. Nosso objetivo aqui é ajudá-lo. Apenas percebi que não é muito bom que eu continue montando a engine do jeito que eu estava fazendo. Se tiver dúvidas específicas, fique livre para postar em um novo tópico.
(Obs: esse tópico está dado como resolvido faz certo tempo, então vou trancá-lo, até mesmo porque a dúvida foi respondida.)
(Obs: esse tópico está dado como resolvido faz certo tempo, então vou trancá-lo, até mesmo porque a dúvida foi respondida.)
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