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[Tutorial]Barra de vida personalizada!
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GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial]Barra de vida personalizada!
Nome: Barra de Vida Personalizada
Nível: Iniciante
Descrição: Bom nesse tutorial vou ensinar como criar uma barra personaliza do jeito que você quer de uma maneira bem fácil.
Iniciando, primeiro crie um novo projeto depois vamos criar uma sprite que ira corresponder a nossa barra. Na minha barra de vida vou dividir em 6 parte cada uma correspondendo ha um certo valor da vida, tipo assim vida é igual a 100 então vou fazer uma sub imagem para {0%, 20%, 40%, 60%, 80% e 100%}, veja aqui abaixo com fazer.
80% sera = image1
60% sera = image2
40% sera = image3
20% sera = image4
0% sera = image5
Agora vamos começar a programar primeiro crie um um objeto vou colocar o nome do meu de Obj_Barra e coloque a sprite da barra, agora vamos no evento create e vou colocar o valor da vida, vou usar uma variável global que é: Health e vou colocar o valor 100, mas para imagem não ficar mudando de sub imagens vou colocar a velocidade da imagem igual a 0.
press A-key
Nível: Iniciante
Descrição: Bom nesse tutorial vou ensinar como criar uma barra personaliza do jeito que você quer de uma maneira bem fácil.
Iniciando, primeiro crie um novo projeto depois vamos criar uma sprite que ira corresponder a nossa barra. Na minha barra de vida vou dividir em 6 parte cada uma correspondendo ha um certo valor da vida, tipo assim vida é igual a 100 então vou fazer uma sub imagem para {0%, 20%, 40%, 60%, 80% e 100%}, veja aqui abaixo com fazer.
Então 0% sera a imagem limpa, como ficara a sprite.
Cada sub imagem correspondera aos seguintes valores.
100% sera = image080% sera = image1
60% sera = image2
40% sera = image3
20% sera = image4
0% sera = image5
Agora vamos começar a programar primeiro crie um um objeto vou colocar o nome do meu de Obj_Barra e coloque a sprite da barra, agora vamos no evento create e vou colocar o valor da vida, vou usar uma variável global que é: Health e vou colocar o valor 100, mas para imagem não ficar mudando de sub imagens vou colocar a velocidade da imagem igual a 0.
- Código:
health = 100
image_speed = 0
- Código:
if health = 0 {image_index = 5}
//se health for igual a 0 a imagem index sera igual a 5
if health >0 and health <= 20 {image_index = 4}
// se health for um valor maior que 0 e menor ou igual a 20 a image index sera igual a 4
if health >21 and health <= 40 {image_index = 3}
// se health for um valor maior que 21 e menor ou igual a 40 a image index sera igual a 3
if health >41 and health <= 60 {image_index = 2}
// se health for um valor maior que 41 e menor ou igual a 60 a image index sera igual a 2
if health >61 and health <= 80 {image_index = 1}
// se health for um valor maior que 61 e menor ou igual a 80 a image index sera igual a 1
if health >81 and health <= 100 {image_index = 0}
// se health for um valor maior que 81 e menor ou igual a 100 a image index sera igual a 0
- Código:
if health = 0 room_restart()// Se health for igual a 0 a room reiniciara
if health > 100 {health = 100} // se health for maior que 100 sera igual a 100
press A-key
- Código:
health += -10// Sera diminuido 10 de health
- Código:
health += 10// Sera aumentado 10 de health
Bom gente esse foi meu tutorial espero que gostem se te ajudei da uma joinha o/
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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!
Cara muito bacana o tutorial, simples de entender e muito pratico parabéns
RickySigma- Data de inscrição : 28/05/2013
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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!
Obrigado, é bom saber que alguém gostou.
Flws!
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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!
Muito bom seu tutorial, ficou fácil de entender, alem de ta todos códigos explicado.
PedroSilva- Data de inscrição : 19/09/2013
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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!
muito bom, mais seria mais faciu com este codigo
draw_sprite(health_sprite,health/10,x,y)
ai, nao precisaria escrever isto tudo, e seria mais faciu
draw_sprite(health_sprite,health/10,x,y)
ai, nao precisaria escrever isto tudo, e seria mais faciu
Bruno_13- Data de inscrição : 17/11/2012
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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!
Vlw cara, ajudou muito
TitaniaLilith- Data de inscrição : 01/04/2013
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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!
Muito bom o tutorial, ficou muito organizado e explicado.
Só achei que alguns erros podem confundir a cabeça de quem está lendo, como:
Mas emfim, um ótimo tutorial, vai ajudar bastante a quem quer fazer uma barra de vida personalizada.
Só achei que alguns erros podem confundir a cabeça de quem está lendo, como:
Se "A" serve para diminuir e "S" para aumentar, porque está dizendo para também coloca no evento da tecla "A" para diminuir 10 de health, sendo que para diminuir é com a tecla "S"?Stickman escreveu:então você coloca um "A" para diminuir e "S" para aumentar. Então vou colocar o evento:
press A-keypress A-key
- Código:
health += -10// Sera diminuido 10 de health
- Código:
health += 10// Sera aumentado 10 de health
Mas emfim, um ótimo tutorial, vai ajudar bastante a quem quer fazer uma barra de vida personalizada.
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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!
Vlw !
Isso ta meio confuso rs.
Isso ta meio confuso rs.
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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!
Mais e pra seguir a view?
Ó que burrice a minha pra seguir view é só colocar no evento step da barra
Ó que burrice a minha pra seguir view é só colocar no evento step da barra
- Código:
x = view_xview[0] + 110;
y = view_yview[0] + 20;
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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!
Eu acho que poderia trocar isso :
por isso :
E inverter as posições das subimagens:
100% = subimagem 5
80% = subimagem 4
60% = subimagem 3
40% = subimagem 2
20% = subimagem 1
0% = subimagem 0
E pra seguir a view pondo o x do obj fica na view, vai haver um delay ao mover a view então o correto seria por em um evento draw o seguinte :
Espero que ajude ;)
- Código:
if health = 0 {image_index = 5}
//se health for igual a 0 a imagem index sera igual a 5
if health >0 and health <= 20 {image_index = 4}
// se health for um valor maior que 0 e menor ou igual a 20 a image index sera igual a 4
if health >21 and health <= 40 {image_index = 3}
// se health for um valor maior que 21 e menor ou igual a 40 a image index sera igual a 3
if health >41 and health <= 60 {image_index = 2}
// se health for um valor maior que 41 e menor ou igual a 60 a image index sera igual a 2
if health >61 and health <= 80 {image_index = 1}
// se health for um valor maior que 61 e menor ou igual a 80 a image index sera igual a 1
if health >81 and health <= 100 {image_index = 0}
// se health for um valor maior que 81 e menor ou igual a 100 a image index sera igual a 0
por isso :
- Código:
image_index = ceil(health/20)
E inverter as posições das subimagens:
100% = subimagem 5
80% = subimagem 4
60% = subimagem 3
40% = subimagem 2
20% = subimagem 1
0% = subimagem 0
E pra seguir a view pondo o x do obj fica na view, vai haver um delay ao mover a view então o correto seria por em um evento draw o seguinte :
- Código:
draw_sprite(sprite_da_barra,ceil(health/20),view_xview+110,view_yview+20)
Espero que ajude ;)
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
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Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!
cara,o meu jogo é de dois player,quando a vida chega a 20 não sai mais,e o outro quando chega a 10 não sai,pq?
Yan- Data de inscrição : 20/06/2014
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Número de Mensagens : 10
Prêmios :
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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