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controlar objeto fora dele?[resolvido]

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controlar objeto fora dele?[resolvido]   Empty controlar objeto fora dele?[resolvido]

Mensagem por reinaldoferreira Sáb 21 Set 2013, 20:32

tem como controlar o sprite index de um objeto fora dele?  tipo eu tenho um sprite index chamado  spr_bola  e o spr_bola2 cada um com 6 frames
ai tenho 2 objetos  obj_bola2 e obj_vazio  teria como  frame 4 do obj_bola2  criar outro obj_vazio so q com sprite index do bola 2? sem colocar o codigo do sprite index dentro do objeto vazio?


Última edição por reinaldoferreira em Dom 22 Set 2013, 04:14, editado 1 vez(es)
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controlar objeto fora dele?[resolvido]   Empty Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]

Mensagem por ruben.23 Sáb 21 Set 2013, 20:54

teria como frame 4 do obj_bola2 criar outro obj_vazio so q com sprite index do bola 2? sem colocar o codigo do sprite index dentro do objeto vazio?
Eu não entendi muito bem! Não há como um frame criar um objeto! acho que vc tem que fazer um objeto controlador que vai criar o objeto específico!
E esse objeto que vai ser criado, precisa existir pra isso, ou seja vc tem que criálo mas não colocar na room, é um objeto que não está na room, mas o objeto controlador deve estar na room e é nele que vc põe o codigo para criar o objeto que não está lá, então no objeto que não está na room e que é sem imagem vc põe esse codigo no step:
Código:
sprite_index = spr_bola2

if sprite_index = spr_bola2
{
image_index = 4
}
Ou seja não é posível, na minha opinião é claro, fazer sem colocar o codigo image_index no obj_vazio! Se alguem aí souber, porfavor postae que eu tambem quero aprender...rzs rzs!controlar objeto fora dele?[resolvido]   916736
é possível criar um objeto que não está na room, de várias formas eu acho, mas fazer ele usar um frame de outro objeto sem o image_index não! A não ser que vc crie o mesmo frame separado da animação, eu sou muito débil nas funções do draw, não conheço e não uso muito o draw para mudar sprite de objeto, então pode ser que aja uma função no draw que faça isso ou outra função qualquer, talvez o instance_create quem sabe!!!controlar objeto fora dele?[resolvido]   916736 
se fosse só o frame dava, porque erá só criálo separado da animação e criálo com a função lengthdir_x e lengthdir_y, isso na teoría é claro pois eu nunca testei fazer isso! 
Espero que vc tenha entendido! qualquer duvida postae denovo!Laughing


Última edição por ruben.23 em Sáb 21 Set 2013, 21:35, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : correção de erros)
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controlar objeto fora dele?[resolvido]   Empty Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]

Mensagem por PedroSilva Sáb 21 Set 2013, 21:13

Tem como um frame criar um objeto sim, o código é esse aqui:
eu também não entendi muito bem o que você quer.
Código:

if image_index = 4{instance_create(x,y,objeto)}
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Mensagem por ruben.23 Sáb 21 Set 2013, 21:27

PedroSilva escreveu:Tem como um frame criar um objeto sim, o código é esse aqui:
eu também não entendi muito bem o que você quer.
Código:

if image_index = 4{instance_create(x,y,objeto)}
affraid  Nooossa essa eu num sabia, pois é quem manda eu ser iniciante! Que bom! aprendi uma nova forma de criar um objeto!felicidade 
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Mensagem por reinaldoferreira Sáb 21 Set 2013, 21:47



nao vcs nao entenderam vou tentar explicar melhor  tipo assim  
Código:



if image_index= spr_bola1 image_index =3
{instance_create(x,y,obj_vazio) // porem o objeto vazio nao tem nada eu quero adicionar  um sprite dentro dele sem colocar nenhum step dentro do obj_vazio para evitar de ficar criando varios objetos no meu jogo assim podia chamar este objeto vazio em outra ocaziao com outro sprite diferente sem ter q criar um novo






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Mensagem por PedroSilva Sáb 21 Set 2013, 22:00

É só você criar variável dentro do objeto_vazio. e o code acima seu ta errado. o certo seria assim:
Código:

if sprite_index= spr_bola1 and image_index =3
{instance_create(x,y,obj_vazio) // porem o objeto vazio nao tem nada eu quero adicionar  um sprite dentro dele sem colocar nenhum step dentro do obj_vazio para evitar de ficar criando varios objetos no meu jogo
dentro do objeto vazio faz isso aqui
Código:

sprite_index = variavel
image_index = variavel
image_speed = variavel
Cria variável diferente para cada função e controla elas dentro de outro objeto usando:
Código:

with obj_vazio
{
variavel = valor
variavel = valor
variavel = valor
}
o with acesa o objeto sem que tenho que usar:
Código:

obj_vazio.variavel = valor
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Mensagem por Rodrigo Santiago Sáb 21 Set 2013, 22:06

Gente eu sei que isso não é o assunto mais cuidado com IMAGE_INDEX=4

Se a image_speed tiver virgula (ex 0.3) pode nunca ocorrer.
Ex.:
0.3 ->0.6 ... 3.9 -> 4.2 (não ocorre4 )
Se usar round , pode ocorrer duas ou mais vezes.
Ex.:
round(0.3)3 -> round(0.6)1 ... round(3.9)4 -> round(4.2)4
Obs,: Se você não sabe, round arredonda o número.

O geito mesmo é gravar um número fixo tipo: image_index=4.2
Lembrnado que so se aplica a image_speed com virgula.
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controlar objeto fora dele?[resolvido]   Empty Re: controlar objeto fora dele?[resolvido]

Mensagem por reinaldoferreira Sáb 21 Set 2013, 22:54

ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_morringan:

In script st_CF2:
Error in code at line 7:
{instance_create(x,y,obj_rastro.sprrastro = sprite_index=spr_backdash)}
^
at position 34: Unknown variable spsombra

st_CF
Código:
x-=11.5  sprite_index=spr_backdash
if sprite_index=spr_backdash{image_speed=0.4}


if sprite_index= spr_backdash
{instance_create(x,y,obj_rastro.spsombra = sprite_index=spr_backdash)





if tempo_no_estado=15{    //se estou nesse estado a tempo suficiente
 proximo_estado=st_parada //vou para o estado parado
 return(estado_proximo)  //no próximo step
 }
 return(estado_continua)
na teoria entendi isso q vc me explicou mas nao sei por q nao funcionou sera q e por q tou usando script? o jogo pega quando aperto o botao pra executar o movimento da o erro
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Mensagem por PedroSilva Sáb 21 Set 2013, 23:35

reinaldoferreira escreveu:ERROR in
action number 1
of  Step Event
for object obj_morringan:

In script st_CF2:
Error in code at line 7:
  {instance_create(x,y,obj_rastro.sprrastro = sprite_index=spr_backdash)}
                                  ^
at position 34: Unknown variable spsombra

st_CF
Código:
x-=11.5  sprite_index=spr_backdash
if sprite_index=spr_backdash{image_speed=0.4}


if sprite_index= spr_backdash
{instance_create(x,y,obj_rastro.spsombra = sprite_index=spr_backdash)





if tempo_no_estado=15{    //se estou nesse estado a tempo suficiente
 proximo_estado=st_parada //vou para o estado parado
 return(estado_proximo)   //no próximo step
 }
 return(estado_continua)
na teoria entendi isso q vc me explicou mas nao sei por q nao funcionou sera q e por q tou usando script? o jogo pega quando aperto o botao pra executar o movimento  da o erro
Vou traduzir o Erro para você:
Erro na
ação numero 1
no Evento Step
do objeto obj_morringan:

em script st_CF2:
erro no código na linha 7:
{instance_create(x,y,obj_rastro.sprrastro = sprite_index=spr_backdash)}
^
na posição 34: variável spsombra desconhecida

Você colocou a variável spsombra ela não existe, você não quis dizer sprsombra ou spr_sombra ?
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Mensagem por reinaldoferreira Dom 22 Set 2013, 01:06

nao ! eu coloquei a variavel diferente aqui so pra ilustrar  

ai como ta aqui

ERROR in
action number 1
of  Step Event
for object obj_morringan:

In script st_CF2:
Error in code at line 7:
  {instance_create(x,y,obj_rastro.rastro = sprite_index=spr_backdash)}
                                  ^
at position 34: Unknown variable rastro








Código:
x-=11.5  sprite_index=spr_backdash
if sprite_index=spr_backdash{image_speed=0.4}



if sprite_index= spr_backdash
{instance_create(x,y,obj_rastro.rastro = sprite_index=spr_backdash)}





if tempo_no_estado=15{    //se estou nesse estado a tempo suficiente
 proximo_estado=st_parada //vou para o estado parado
 return(estado_proximo)   //no próximo step
 }
 return(estado_continua)
o codigo ta assim







linha 7 e essa {instance_create(x,y,obj_rastro.rastro = sprite_index=spr_backdash)} eu quero colocar a sprite backdash na variavel rastro '-' eu ja coloquei ela la no obj como vc disse la emcima
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Mensagem por PedroSilva Dom 22 Set 2013, 01:24

Cara pra tu colocar a sprite backdash dentro da variável rastro é só você fazer isso:
Código:

rastro = spr_backdash
sprite_index = rastro
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Mensagem por reinaldoferreira Dom 22 Set 2013, 02:10

minha cabeça fervilhou agora
vamos com calma
tenho o objeto rastro(obj_rastro) apenas  nada dentro
nem envento nem nada

no create do objeto do meu personagem coloquei a variavel la  q vc falou acima ta  assim agora


Código:
sprite_index = rastro
spr_backdash =rastro

la no script do golpe ta


Código:
x-=11.5  sprite_index=spr_backdash
if sprite_index=spr_backdash{image_speed=0.4}



if sprite_index= spr_backdash
{instance_create(x,y,obj_rastro.rastro)}





if tempo_no_estado=15{    //se estou nesse estado a tempo suficiente
 proximo_estado=st_parada //vou para o estado parado
 return(estado_proximo)   //no próximo step
 }
 return(estado_continua)
ta dando erro de variavel desconhecida por q sera

oq tem de errado?  faz um exemplo simples ai q minha cabeça deu paranoia aqui kkkkk:roll:
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Mensagem por PedroSilva Dom 22 Set 2013, 03:18

Cara você quer mudar a imagem de qual objeto ?

EDIT:
Cara eu fiz uma engine ve se é isso que tu quer.

baixar

Repare que você cria um objeto e esse objeto muda sprite de acordo com o botão sem ter que criar outro objeto.
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Mensagem por reinaldoferreira Dom 22 Set 2013, 03:54

valeu ganhou meu jonhinha agora sim consegui entender direito aqui hehe resolvido
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Mensagem por PedroSilva Dom 22 Set 2013, 04:08

reinaldoferreira escreveu:valeu ganhou meu jonhinha agora sim consegui entender direito aqui hehe resolvido
De nada qualquer duvida pergunte, estou aqui para isso...

agora vou sair por que to com sono, 4:10 da madrugada.
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