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ajuda especifica com instancia seguindo tela

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Mensagem por uilson Seg 16 Set 2013, 11:52

olá, estou com um problema especifico, já tentei de tudo e não conseguir resolver, é o seguinte.
Eu tenho um objeto que vai ser criado na tela repetidamente, em varios lugares, o problema acontece que após ser criado em determinada posição, eu preciso que ela siga a tela baseado na posição que ele foi criado. Ex: se ele foi criado em x=20, y=30, preciso que ele siga a tela baseada nessa coordenada, o grande problema é que esse objeto vai se repetir na tela mais de 50x, em diferentes lugares, por isso não posso colocar no step x=view_xview, pq ai as 50 repetições ficariam no mesmo lugar, e eu preciso que elas sigam a tela baseadas na posição em que foram criadas. Se algum tiver alguma ideia, já tentei de tudo e nada resolve.
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ajuda especifica com instancia seguindo tela Empty Re: ajuda especifica com instancia seguindo tela

Mensagem por Willy Seg 16 Set 2013, 12:13

No Step:
Código:
x = view_xview[0] + xstart;
y = view_yview[0] + ystart;
Isso deve resolver...
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Mensagem por uilson Seg 16 Set 2013, 12:40

Willy escreveu:No Step:
Código:
x = view_xview[0] + xstart;
y = view_yview[0] + ystart;
Isso deve resolver...
vlw pela ajuda wily, mas infelizmente não funcionou, pela logica era pra funcionar, mas o objeto some da tela, n sei onde vai parar...

Edit:
Consegui! o problema estava na room, os objetos eram criados em coordenadas altas devido ao tamanho da room, que superavam o valor da view, por isso eles sumiam, ai coloquei pro objeto ser criado em valores dentro do tamanho da view deu certo! Muito obrigado pela ajuda!
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Mensagem por Willy Seg 16 Set 2013, 12:58

Realmente, deveria. Inclusive eu testei esse código aqui...

Bom, vamos aos possíveis problemas e soluções:

1- "Some da Tela" - Se tiver o objeto em questão estiver usando draw e não tiver nenhum comando para desenhar uma sprite, esse é o problema. Pode ser resolvido com esse código no draw:
Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,1);
Sinceramente, acho que não é isso, mas é bom checar...

2- "Funcionou mas você não sabe" - Suponhamos que a sua view seja 640x480, e a sua room, é do tamanho 2500 x 1000. Se esses objetos forem criados em coordenadas superiores a elas ou menores que zero, não vão aparecer mesmo, pois sempre vão ficar fora da view. Se for um objeto que cria esses outros objetos, configure para que seja sempre criado dentro dessa view.

3- Se nada disso funcionar, coloque o código "show_message(x)" e show_message(y) no key_press_enter do objeto que não aparece. Só pra pelo menos sabermos onde ele está...



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ajuda especifica com instancia seguindo tela Empty Re: ajuda especifica com instancia seguindo tela

Mensagem por uilson Seg 16 Set 2013, 13:31

Willy escreveu:Realmente, deveria. Inclusive eu testei esse código aqui...

Bom, vamos aos possíveis problemas e soluções:

1- "Some da Tela" - Se tiver o objeto em questão estiver usando draw e não tiver nenhum comando para desenhar uma sprite, esse é o problema. Pode ser resolvido com esse código no draw:
Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,1);
Sinceramente, acho que não é isso, mas é bom checar...

2- "Funcionou mas você não sabe" - Suponhamos que a sua view seja 640x480, e a sua room, é do tamanho 2500 x 1000. Se esses objetos forem criados em coordenadas superiores a elas ou menores que zero, não vão aparecer mesmo, pois sempre vão ficar fora da view. Se for um objeto que cria esses outros objetos, configure para que seja sempre criado dentro dessa view.

3- Se nada disso funcionar, coloque o código "show_message(x)" e show_message(y) no key_press_enter do objeto que não aparece. Só pra pelo menos sabermos onde ele está...

foi justamente a opção 2. a room era bem maior que a view e eles eram criados com valores alto, por isso não apareciam, ajeitei esse detalhe e deu certo!
Muito obrigado pela ajuda.


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