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[Tutorial]Criando um edit player para seu jogo

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Mensagem por Stickman Ter 10 Set 2013, 16:37

[Tutorial]Edit Player no Game Maker

Oi galera estava aqui ser fazer nada então resolvi fazer essa tutorial ensinando a criar um edit player. Essa tutorial é bem simples não serão usados códigos estranhos nem nada, chega de enrolação e vamos começar, primeiramente crie um novo projeto.

[Tutorial]Criando um edit player para seu jogo Capturar

Depois crie uma nova sprite, essa sprite vai corresponder a parte da cabeça do nosso player então vou colocar o nome de "Spr_Cab", nesse tutorial vou usar o tamanho 16x16, faças as imagens com face em direção a direita vou criar apenas trés.

[Tutorial]Criando um edit player para seu jogo Dsadasda

Logo em seguida duplique as imagens só que agora coloque as em direção para a esquerda como mostra a imagem abaixo

[Tutorial]Criando um edit player para seu jogo Dsfsdffsd

Lembre-se de deixar a origin centralizada, e de lembrar qual numero corresponde cada imagem(primeira corresponde a 0, a segunda a 1, a terceira a 2,...).Logo apos isso faça o mesmo com a Segunda esprite que correspondera a o corpo vou colocar o nome de "Spr_Cor"
[Tutorial]Criando um edit player para seu jogo Hufsdudhfsdfjsf

[Tutorial]Criando um edit player para seu jogo Hdsdshdsa
Agora vamos para a segunda parte a programação crie um novo objeto vou da o nome de "Obj_Player". Vamos criar as nossas variáveis então vamos no Event>>Create, colocaremos os seguintes códigos
Código:

cab = 1 //ISSO CORRESPONDERA AO VALOR INICIAL DA VARIÁVEL CAB
cor = 1 //ISSO CORRESPONDERA AO VALOR INICIAL DA VARIÁVEL COR
lado = 1 //ISSO CORRESPONDERA AO VALOR INICIAL DA VARIÁVEL LADO
Agora vamos entender um pouco antes de programar em draw

// Lembrando que as imagens de 0 a 2 estão direcionadas para a direita já as de 3 a 5 estarão para a esquerda
// O valor do "lado" servira para determina o lado das imagens, o valor de var poderá ser 1 ou -1
// 1 correspondera a direita e -1 a esquerda
// Agora o valor de "cab" e "cor", como já foi feita a checagem do lado agora só falta a checagem da imagem
// A var "cab" e "cor" podera receber 3 valores: 1, 2 e 3
// Então a variável "cab" e "cor" definirão a imagem

Pronto agora depois disso vamos em Event>>Draw
Código:
if lado  = 1 //Se lado for igual a 1 (isso é igual a direita)
    {
    if cab = 1 {draw_sprite(Spr_Cab,0,x+0,y+0)} // se cab for igual a 1 desenhara a subimagem "0" da sprite "Spr_Cab" na origem do player
    if cab = 2 {draw_sprite(Spr_Cab,1,x+0,y+0)} // se cab for igual a 2 desenhara a subimagem "1" da sprite "Spr_Cab" na origem do player
    if cab = 3 {draw_sprite(Spr_Cab,2,x+0,y+0)} // se cab for igual a 3 desenhara a subimagem "2" da sprite "Spr_Cab" na origem do player
    }
if lado  = -1 //Se lado for igual a -1 (isso é igual a esquerda)
    {
    if cab = 1 {draw_sprite(Spr_Cab,3,x+0,y+0)} // se cab for igual a 1 desenhara a subimagem "3" da sprite "Spr_Cab" na origem do player
    if cab = 2 {draw_sprite(Spr_Cab,4,x+0,y+0)} // se cab for igual a 2 desenhara a subimagem "4" da sprite "Spr_Cab" na origem do player
    if cab = 3 {draw_sprite(Spr_Cab,5,x+0,y+0)} // se cab for igual a 3 desenhara a subimagem "5" da sprite "Spr_Cab" na origem do player
    }
    
if lado  = 1 //Se lado for igual a 1 (isso é igual a direita)
    {
    if cor = 1 {draw_sprite(Spr_Cor,0,x+0,y+0)} // se cor for igual a 1 desenhara a subimagem "0" da sprite "Spr_Cor" na origem do player
    if cor = 2 {draw_sprite(Spr_Cor,1,x+0,y+0)} // se cor for igual a 2 desenhara a subimagem "1" da sprite "Spr_Cor" na origem do player
    if cor = 3 {draw_sprite(Spr_Cor,2,x+0,y+0)} // se cor for igual a 3 desenhara a subimagem "2" da sprite "Spr_Cor" na origem do player
    }
    
if lado  = -1 //Se lado for igual a -1 (isso é igual a esquerda)
    {
    if cor = 1 {draw_sprite(Spr_Cor,3,x+0,y+0)} // se cor for igual a 1 desenhara a subimagem "3" da sprite "Spr_Cor" na origem do player
    if cor = 2 {draw_sprite(Spr_Cor,4,x+0,y+0)} // se cor for igual a 2 desenhara a subimagem "4" da sprite "Spr_Cor" na origem do player
    if cor = 3 {draw_sprite(Spr_Cor,5,x+0,y+0)} // se cor for igual a 3 desenhara a subimagem "5" da sprite "Spr_Cor" na origem do player
    }
Depois disso vamos fazer mas duas coisinha, primeiro criar uma forma de que a variável "cab" e "cor" não ultrapassem seus valores isso é bem simples vá no Event>>Step e coloque isso.

Código:
if cor > 3 { cor = 1 } // se cor for maior que 3 ele retornara a 1 assim não saira do ciclo 1, 2 e 3
if cab > 3 { cab = 1 } // se cor for maior que 3 ele retornara a 1 assim não saira do ciclo 1, 2 e 3
Finalmente os controles vá no
Key_Press Z
Código:
cab += 1 //aumentara o valor de cab em 1

Key_Press X
Código:
cor += 1 //aumentara o valor de cor em 1
< L e f t >
Código:
lado = -1 //definira o valor de "lado" -1
< R i g h t >
Código:
lado = 1 //definira o valor de "lado" -1
[Tutorial]Criando um edit player para seu jogo Dajshdjasdasda

Pronto, para terminar é só criar uma room é colocar o Obj_player nela, essa é minha primeira tutorial me decupem se tiver algum erro ortográfico digam oque acharam e se tiverem alguma duvida falem ai nos comentários


.gmk


Flws sorrindo
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Mensagem por rickelme.dias Qua 11 Set 2013, 11:50

Eae caraa, beleza?? então eu fiz seu tutorial e muito bom não deu nenhum erro (tirando que eu não consegui fazer boas sprites mais ta bom eu so fiz elas pra frente...) eu gostei muito dele e recomendo' kk
bom ai vai o resultado do meu:
http://www.mediafire.com/?7qpj53883c6p3w0
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Mensagem por theguitarmester Qua 11 Set 2013, 15:47

Li o "tutorial" e vi a engine, vi que é u sistema muito simples, porém funciona como o esperado.

rickelme.dias, baixe a engine e a estude, está no tópico inicial.


Digo "Tutorial" porque vejo muitos tópicos assim como o seu, que para min, é apenas uma Engine falada, ou mostrando como fez a engine, acredito que um tutorial teria que ser algo mais amplo, em que não se fechase apenas em um código, e sim mostrasse a teoria, e modos diferentes de se chegar a esse resultado, ou pelo menos um.
É isso que entendo como Tutorial.
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Mensagem por Stickman Qua 11 Set 2013, 21:22

Sei la, essa é a minha primeira tutorial na próxima vou melhorar mais Happy 

Flws !
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Mensagem por PedroX Qua 11 Set 2013, 22:54

Muito bom! Um tutorial fácil que é de grande utilidade. Parabéns!

Só queria dar uma dica, que é que o evento Draw poderia ser simplificado para:
Código:
if (lado  == 1) //Se lado for igual a 1 (isso é igual a direita)
    {
    draw_sprite(Spr_Cab, cab-1, x, y);
    draw_sprite(Spr_Cor,cor-1,x,y);
    }
else
    if (lado  == -1) //Se lado for igual a -1 (isso é igual a esquerda)
    {
    draw_sprite(Spr_Cab,cab+2,x,y);
    draw_sprite(Spr_Cor,cor+2,x,y);
    }
Assim vai reduzir MUITO, mas com o MESMO efeito.

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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Mensagem por david199 Qua 11 Set 2013, 23:29

baixei a engine e a editei se alguem quiser ta ai(só mudei as sprites).
https://www.dropbox.com/s/hmffrkpqu6o91ox/engine_mudando%20roupa%20do%20personagem.gm81
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Mensagem por Stickman Sáb 14 Set 2013, 13:54

Obrigado Happy
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Mensagem por david199 Dom 15 Set 2013, 18:20

de nada
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Mensagem por Bruno_13 Qui 26 Set 2013, 15:34

bom tutorial e bem explicado, uso isto a muito tempo, e é bem util
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[Tutorial]Criando um edit player para seu jogo Empty Re: [Tutorial]Criando um edit player para seu jogo

Mensagem por Stickman Sex 04 Out 2013, 20:22

Obrigado, hoje vou fazer minha segunda tutorial ^-^
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