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[Resolvido]Ajuda com Irandom
3 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Ajuda com Irandom
Eae galera tranquilos?
então, eu queria cirar um sistema de irandom com por exemplo assim irandom = 10 , ai por exemplo queria que 6 pudessem ser arroz, 3 feijao e 1 batata, podem me ajudar pq não entendo de irandom mas assim eu pudesse tambem limitar os lugares onde pudessem ser criados tipo
room = 640x480 e pode ser criando so ate 100x200 (exemplo)
então, eu queria cirar um sistema de irandom com por exemplo assim irandom = 10 , ai por exemplo queria que 6 pudessem ser arroz, 3 feijao e 1 batata, podem me ajudar pq não entendo de irandom mas assim eu pudesse tambem limitar os lugares onde pudessem ser criados tipo
room = 640x480 e pode ser criando so ate 100x200 (exemplo)
Re: [Resolvido]Ajuda com Irandom
- Código:
r = irandom_range(1, 10);
if (r>0 && r<7) //de 1 a 6
{
obj = arroz;
}
else
if (r>6 && r<10) //de 7 a 9
{
obj = feijao;
}
else // 10
{
obj = batata;
}
instance_create(irandom(100), irandom(200), obj)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Resolvido]Ajuda com Irandom
Não tem como explicar o código. A sintaxe é bem fácil.
A lógica é que precisa ser explicada.
Você vai sortear um número de 1 a 10.
Se esse número for X, a chance dele estar entre 1 e 5 é de 50%.
De estar entre 1 e 4, é de 40%.
O que eu fiz foi sortear um número. Depois é só verificar de acordo com a probabilidade de cada um.
irandom_range() sorteia um número maior ou igual ao primeiro argumento e menor ou igual ao segundo argumento.
A lógica é que precisa ser explicada.
Você vai sortear um número de 1 a 10.
Se esse número for X, a chance dele estar entre 1 e 5 é de 50%.
De estar entre 1 e 4, é de 40%.
O que eu fiz foi sortear um número. Depois é só verificar de acordo com a probabilidade de cada um.
irandom_range() sorteia um número maior ou igual ao primeiro argumento e menor ou igual ao segundo argumento.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: [Resolvido]Ajuda com Irandom
Nota.
PedroX (Editado) escreveu:
- Código:
r = irandom_range(1, 10);//Gera um numero aleatorio de 1 a 10 e armazena-o na variavel r
if (r>0 && r<7) //de 1 a 6 (Se a variavel r for maior que 0 e menor que 7)
{
obj = arroz;//(variavel obj vai armazenar o id do objeto arroz)
}
else
if (r>6 && r<10) //de 7 a 9(Se a variavel r for maior que 7 e menor que 10)
{
obj = feijao;(variavel obj vai armazenar o id do objeto feijão)
}
else // 10 (Se a variavel r for igual a 10)
{
obj = batata;(variavel obj vai armazenar o id do objeto batata)
}
instance_create(irandom(100), irandom(200), obj)//Cria o objeto armazenado na variavel obj
Re: [Resolvido]Ajuda com Irandom
valeu aos dois muito obrigado ,entendi tudo! vlw mesmo
TOPICO RESOLVIDO
Re: [Resolvido]Ajuda com Irandom
só expliquei o codigo do Pedro...
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