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Problema ao inimigo seguir player

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Mensagem por crr96 Qua 28 Ago 2013, 14:26

Opa pessoal, comecei a usar o gm a pouco tempo e ontem li diversos tutoriais aqui no fórum e tentei começar a fazer meu primeiro game, porem estou com um problema, estou querendo que se o inimigo estiver a tal distancia do player ele o segui, caso contrario fique parado.

Certo para isso usei esses códigos(Jogo estilo top-down):

obj_inimigo
Código:

if(distance_to_object(player)<300){
  move_towards_point(player.x,player.y,3)
}
if(distance_to_object(player>300)){
  hspeed=0;
  vspeed=0;
}
Nao sei o que esta acontecendo que o inimigo só começa a seguir o obj_player se eu chegar muito perto sendo que o valor que dei na condição foi 300 ! Se alguém souber qual foi meu erro, comente por favor !
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Mensagem por Zero. Qua 28 Ago 2013, 14:58

aparentemente não tem m erro grave assim.

da pra melhorar um pouco o code, sendo q as condições estão pra maior que 300 e menor que 300 mas qndo for igual a 300 ? pode parecer desnecessário, mas neh;

deixe ele assim :

if(distance_to_object(player)<=300){
  move_towards_point(player.x,player.y,3)
}

if(distance_to_object(player>300)){
  speed=0;
}

eu acho que o problema não esta neste codigo, vc pode ainda tentar aumentar de 300 pixeis pra outro valor mais alto.
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Mensagem por KinKing Qua 28 Ago 2013, 15:57

Queria acrescentar ao seu código o else.

No seu código você diz:
"Se o jogador estiver mais próximo do que '300', ir atrás dele.
Se o jogador estiver mais afastado do que '300', ficar parado."

Você pode diminuir o código e aumentar sua eficiência com:
"Se o jogador estiver mais próximo do que '300', ir atrás dele.
Se não, ficar parado."

Ficaria assim, em código:
Código:

if(distance_to_object(player)<=300){
  move_towards_point(player.x,player.y,3)
}

else {
  speed=0;
}
Além de ser mais fácil de ler, nos casos onde o código é extenso, o computador só realiza a segunda checagem se a primera não bater. Assim, você economiza processamento desnecessário!
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Mensagem por crr96 Qua 28 Ago 2013, 17:59

Opa obrigado resolveu o problema, tem como da só mais uma força nesse código, adicionei esse código no step do player também para ele desviar dos bloco:

Código:

if(!speed=0){
  mp_potential_step(bloco.x,bloco.y,3,0)
}
Porem ele ficou todo logo, já tentei colocar ele fora do if, junto com o código de seguir o player e em todos ele ficou louco :s
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Mensagem por mleoni Qua 28 Ago 2013, 18:35

O mp_potential_step é para você andar até determinado lugar,desviando dos objetos sólidos (ou se você marcar true no ultimo argumento,de todos objetos) , e no seu código você esta andando justamente para a posição do bloco.É só você marcar seu bloco como solid e mover com o mp_potential_step para onde quiser.
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Mensagem por crr96 Qua 28 Ago 2013, 19:13

Opa muito obrigado, duvida resolvida, podem fechar o topico !
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