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AI nos jogos de corrida

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Mensagem por Zorbah Sáb 02 maio 2009, 23:28

aí gente.. como faz pra criar inteligência artificial nos jogos de corrida de vista superior?? Suspect vlw afro
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Mensagem por Igor KinGamer Dom 03 maio 2009, 17:30

Você pode criar pontos de referência pela pista, por exemplo:

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Você cria objetos que servirão como os pontos de referência, coloque pra eles um sprite qualquer como aquelas bolinhas pretas ali na imagem. Não importa o sprite, porque você terá que deixar esses objetos invisíveis.

Se você não sabe como deixar um objeto invisível:
Spoiler:

O carro começa em cima da linha de largada/chegada (não preciso dizer onde está, né? Surprised), então você coloca códigos pra ele ir até o primeiro ponto de referência. Quando o carro colidir com ele, faça o carro ir para o 2º ponto. Quando chegar no 2º, para o 3º. E assim vai.

Pra deixar bem certinho, você pode criar mais pontos, ou posicionar em lugares melhores (os lugares que eu coloquei ali não são lá muito bons... :|).

Para o movimento do carro não ficar estranho (muda de direção repentinamente), ou você teria que colocar vários pontos, ou, de preferência, fazer a direção dele mudar gradativamente por códigos.

Espero que você entenda e que funcione Very Happy
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Mensagem por Zorbah Dom 03 maio 2009, 20:40

valeu cara!! ajudou muuito! What a Face
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Mensagem por extremsx Seg 04 maio 2009, 08:27

Mas fazendo assim o AI seia perfeito né?
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Mensagem por Igor KinGamer Seg 04 maio 2009, 14:27

Depende dos outros códigos.
Pra não ficar uma coisa monótona, o carro sempre seguindo o mesmo caminho perfeito, você pode:
- variar o lugar em que o ponto de referência aparece (às vezes até fora da pista)
- escolher aleatoriamente a velocidade do carro (se você usar códigos para a direção dele ir mudando gradativamente e a velocidade estiver alta demais, ele pode acabar atravessando o ponto e batendo (em outras palavras, non-perfect)).
- ...

Tudo vai depender dos outros códigos. Como eu realmente nomeei esses pontos, são apenas referências.
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