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Sprites animados criação
4 participantes
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Sprites animados criação
Ando fazendo muitas perguntas mas...
Poderiam me dizer como criar um sprite animado? Pq quando eu vejo alguns sprites padrões do GM, eu vejo que é apenas um arquivo com várias imagens.
Parece simples, mas como faço pra criar? Simplesmente crio um arquivo com várias imagens espaçadas ou tem que fazer algo mais complexo?
Poderiam me dizer como criar um sprite animado? Pq quando eu vejo alguns sprites padrões do GM, eu vejo que é apenas um arquivo com várias imagens.
Parece simples, mas como faço pra criar? Simplesmente crio um arquivo com várias imagens espaçadas ou tem que fazer algo mais complexo?
namikazealexandre- Data de inscrição : 31/05/2013
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Re: Sprites animados criação
simples, aliás, simples demais:
vc apenas cria um sprite novo no gm, e clique no edit sprite, com esse ícone,
depois clique no add a empty image at the end. como na imagem
fazendo isso irá adicionar quadrinhos, para modificar, é só clicar duas vezes neles, depois é só por desenhos neles pra animar =D
vc apenas cria um sprite novo no gm, e clique no edit sprite, com esse ícone,
depois clique no add a empty image at the end. como na imagem
fazendo isso irá adicionar quadrinhos, para modificar, é só clicar duas vezes neles, depois é só por desenhos neles pra animar =D
MissingNo- Games Ranking :
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- RPG Maker
Re: Sprites animados criação
Ou então crie em outro programa, coloque os nomes em ordem, e carregue todos juntos no GM. Ele vai colocar em sequência.
Brother27- Games Ranking :
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Re: Sprites animados criação
As respostas foram válidas e ajudarão, mas em um arquivo padrão do GM, tem sprites animados em um unico arquivo de imagem. Queria saber como faço pra fazer desse jeito, num único arquivo.
Assim:
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img22/8830/luuy.png&sa=0#
Assim:
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img22/8830/luuy.png&sa=0#
namikazealexandre- Data de inscrição : 31/05/2013
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Re: Sprites animados criação
Isso é chamado de Sprite Sheet (Folha de imagens, quando tem sprites tanto na horizontal como na vertical) ou Sprite Strip (Faixa de imagens, Quando tem sprite em só na horizontal ou vertical) e é esse último que o GM usa e na horizontal.
O GM8 e o GM:Studio tem um esquema para importar as strips para seu jogo. O segredo está no nome do arquivo. Exemplo:
sprite_mario_+strip+[número de subimagens].png
Caso essa sprite tenha 5 subimagens seu nome tem que ser:
sprite_mario_strip5.png
Dessa maneira o GM sabe que deve repartir a imagem em 5 e criar a sprite animada.
E para criar você usa o próprio GM se quiser. Depois que terminar você clica no botão de salvar e pronto. Ele já insere automaticamente no nome do arquivo a palavra strip + o número de subimagens.
Qualquer dúvida, só perguntar. Valeu?
FLWS!
O GM8 e o GM:Studio tem um esquema para importar as strips para seu jogo. O segredo está no nome do arquivo. Exemplo:
sprite_mario_+strip+[número de subimagens].png
Caso essa sprite tenha 5 subimagens seu nome tem que ser:
sprite_mario_strip5.png
Dessa maneira o GM sabe que deve repartir a imagem em 5 e criar a sprite animada.
E para criar você usa o próprio GM se quiser. Depois que terminar você clica no botão de salvar e pronto. Ele já insere automaticamente no nome do arquivo a palavra strip + o número de subimagens.
Qualquer dúvida, só perguntar. Valeu?
FLWS!
Re: Sprites animados criação
Como crio em outro editor de imagens? Eu crio as imagens espaçadas uma das outras nos arquivos, certo? Mas tem uma distância padrão, se não, como o GM identifica o que é 1ma imagem e o que são duas imagens?
Vamos supor que a linha abaixo é a imagem que eu criei e importei pro GM:
| - | * > @
Como o GM distingue se a primeira imagem por exemplo é "| - |" ou só "|" ou ainda "| - | * >"
Vamos supor que a linha abaixo é a imagem que eu criei e importei pro GM:
| - | * > @
Como o GM distingue se a primeira imagem por exemplo é "| - |" ou só "|" ou ainda "| - | * >"
namikazealexandre- Data de inscrição : 31/05/2013
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Re: Sprites animados criação
namikazealexandre, expliquei isso lá em cima. Está relacionado com o nome, e ele dividi a imagem de acordo como número após a palavra strip. A questão não envolve ESPAÇAMENTO e sim DIVISÃO/ENQUADRAMENTO.
Se você tem um sprite 64x32 com duas subimagens 32x32, o nome dela tem que ser sprite_strip2. Como você não tem que se preocupar com a altura basta ver que a primeira subimagem começa em x:0 e termina em x:31. Já a segunda começa em x:32 e termina em x:63.
Você pode criar muito bem uma imagem dessas em outro editor, basta só enquadrar elas corretamente:
Fiz essas marcações vermelhas pra te mostrar os enquadramentos.
Espero que tenha esclarecido.
FLWS!
Se você tem um sprite 64x32 com duas subimagens 32x32, o nome dela tem que ser sprite_strip2. Como você não tem que se preocupar com a altura basta ver que a primeira subimagem começa em x:0 e termina em x:31. Já a segunda começa em x:32 e termina em x:63.
Você pode criar muito bem uma imagem dessas em outro editor, basta só enquadrar elas corretamente:
Fiz essas marcações vermelhas pra te mostrar os enquadramentos.
Espero que tenha esclarecido.
FLWS!
Re: Sprites animados criação
Entendi, obrigado AlexFC!
namikazealexandre- Data de inscrição : 31/05/2013
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