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Como criar um Tank.

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Como criar um Tank. Empty Como criar um Tank.

Mensagem por extremsx Qua 29 Abr 2009, 21:18

Estou tentando fazer um tank bem simples basicamente anda e atira com uma so arma, a parte de fazer o tank andar ja fiz, mas a parte de atirar e que ta complicada pq? pq eu não tenho a minima ideia de como fazer isso:

1º - A parte de cima (onde normalmente fica o canhão) tem de ficar preso e seguir o tank, mas todas as vezes (são dois sprites diferentes) que coloco a parte de baixo e tento colocar a parte de cima, acaba ficando a parte de cima em baixa da parte de baixo, e não tenho a minima ideia de como deixar a parte do canhão em cima do tank?

2º - Como fazer o canhão seguir o tank?

3º - Como fazer o canhão atiar para local onde o Mouse ta quando a pessoa clicar com o botão esquerdo.


Obs: estou usando o GM 6.1 pois o 7 não roda nada que esteja sendo feito nele nem o que foi feito nele.

Obs: eu cliquei Butão direito + Ctrl e mandei pra tras mais ainda insiste em não me obedecer.
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Mensagem por Rubens T [Stormy Games] Qui 30 Abr 2009, 09:24

1 - Para deixar o canhao em cima, use o depth.
Tipo assim, deixe a depth do tank em 0 e a do canhao em -1

2- Coloque esse codigo no evento STEP:
x = obj_canhao.x
y = obj_canhao.y

3 - Essa é mais complicada, recomendo baixar essa engine que eu fiz:
https://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/engine-tiro-estilo-cs2d-t2669.htm
Estuda ela e vc sozinho descobre como fazer isso...
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Mensagem por extremsx Sáb 02 maio 2009, 17:14

Rubens T [Stormy Games] escreveu:1 - Para deixar o canhao em cima, use o depth.
Tipo assim, deixe a depth do tank em 0 e a do canhao em -1

2- Coloque esse codigo no evento STEP:
x = obj_canhao.x
y = obj_canhao.y

3 - Essa é mais complicada, recomendo baixar essa engine que eu fiz:
https://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/engine-tiro-estilo-cs2d-t2669.htm
Estuda ela e vc sozinho descobre como fazer isso...

Tudo ficionou perfeitamente, mas como nem tudo são flores... A primeira e a terceira pergunta ficaram respondidas 100%, mas a 2ª tem um porem (um bug visual), quando anda como o mause pro lado o canhaão não gira direito, ou seja ela gir, mas com o ponto de referencia não fica no meio do canhão. como posso fazer para que o ponto de referencia (é o que fica para para o resto girar em sua volta) fique no meio do canhão.
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Mensagem por Rubens T [Stormy Games] Sáb 02 maio 2009, 18:00

atah, sei como resolver...
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ta vendo akela area que eu pintei de vermelho? Vc tem que clicar no centro dela, assim ele vai rodar em torno dakele ponto, outra coisa, para simplificar, sempre que for usar um objeto que vai girar no jogo, deixe o sprite original virado para direita como esta ali...
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Mensagem por extremsx Seg 04 maio 2009, 08:08

Fucionou perfeitamente, nem sei como agradecer, mas como faço pra bala sair da ponta do cahão, pois fica estranho a bala sair do meio do canhão (quando do a acurva da pra ver que ta saindo do meio e não da ponta), isso é mais pra corrigir um bug visual mesmo.

Mas so uma pergunta, pq virado pra direita?
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Mensagem por vinians Seg 04 maio 2009, 11:09

extremsx escreveu:Fucionou perfeitamente, nem sei como agradecer, mas como faço pra bala sair da ponta do cahão, pois fica estranho a bala sair do meio do canhão (quando do a acurva da pra ver que ta saindo do meio e não da ponta), isso é mais pra corrigir um bug visual mesmo.

Mas so uma pergunta, pq virado pra direita?
Virado pra direita pois no GM em em muitas outras linguagens o angulo 0 é virado pra direita. Assim se o desenho ficar virado pra direita representa zero graus que é o inicio. Os demais angulos 0-360 seguem gira pra esquerda (sentido anti-horário).

Pro tiro sair na "ponta" do turret vc tem que adicionar o tamanho e a direção do turret no x, y inicial do tiro.
x1 = x + (cos(degtorad(angulo_turret)) * raio);
y2 = y + (sin(degtorad(angulo_turret)) * raio);

esse é um jeito mais tem vários outros.
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Mensagem por extremsx Ter 05 maio 2009, 08:18

voce pode me explica onde deovo colocar isso? e tambem me dizer o que é turrent?
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Mensagem por Rubens T [Stormy Games] Ter 05 maio 2009, 11:45

turret e o canhao do tank...

o jeito mais simples de fazer isso e usando depht..
abre o objeto do tiro, e procura por um lugar escrito depth, la vc coloca o valor 10(no caso a profundidade vai ficar 10, vc pode usar qualquer outro valor, desde q seja maior que 0)
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