Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?
5 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?
ola,gostaria de algumas dicas ou mesmo uma engine ou tutorial que me ajude a criar um sistema de Chunks como os de minecraft,para quem não entendeu ou não conhece ai vai a explicação
basicamente uma forma de guardar todos os objetos em uma ária pré definida,por exemplo 320x320,quais objetos e em que posição dentro de uma área de 320x320,salvar essas informações pra que futuramente eu possa criar todos os objetos daquela determinada área da forma que eles estavam quando foram salvos,assim poderei mexer com infinitos objetos,mas claro,com um numero máximo por vez,não sei se fui claro para quem não conhece o sistema ou o jogo =/
já busquei no fórum por minecraft ou Chunks,mas não encontrei nada,tentei fazer por mim mesmo,mas,não obtive sucesso,pode ser meio primitivo e extremamente ineficaz,mas tentando fazer eu mesmo consegui chegar a um "raciocínio"(não uma solução =/),se tiver alguma forma de salvar algumas variaves de um objeto em um bloco de notas talvez,eu poderia salvar todos os objetos em um bloco de notas,agrupando em Chunks>id do obj>variáveis(X,Y,speed,direction,etc),assim eu criaria os objetos do Chunks seguindo o id,já que assim que for "carregado" todas as variaveis pros respectivos objetos,eles vão assumir suas respectivas formas e posições.
como falei,é meio primitivo,e talvez nao seja a melhro forma,mas foi o mais longe que cheguei kkkk
des de já agradeço,e qualquer coisa que eu tenha deixado passar em branco por favor perguntem,vlw
basicamente uma forma de guardar todos os objetos em uma ária pré definida,por exemplo 320x320,quais objetos e em que posição dentro de uma área de 320x320,salvar essas informações pra que futuramente eu possa criar todos os objetos daquela determinada área da forma que eles estavam quando foram salvos,assim poderei mexer com infinitos objetos,mas claro,com um numero máximo por vez,não sei se fui claro para quem não conhece o sistema ou o jogo =/
já busquei no fórum por minecraft ou Chunks,mas não encontrei nada,tentei fazer por mim mesmo,mas,não obtive sucesso,pode ser meio primitivo e extremamente ineficaz,mas tentando fazer eu mesmo consegui chegar a um "raciocínio"(não uma solução =/),se tiver alguma forma de salvar algumas variaves de um objeto em um bloco de notas talvez,eu poderia salvar todos os objetos em um bloco de notas,agrupando em Chunks>id do obj>variáveis(X,Y,speed,direction,etc),assim eu criaria os objetos do Chunks seguindo o id,já que assim que for "carregado" todas as variaveis pros respectivos objetos,eles vão assumir suas respectivas formas e posições.
como falei,é meio primitivo,e talvez nao seja a melhro forma,mas foi o mais longe que cheguei kkkk
des de já agradeço,e qualquer coisa que eu tenha deixado passar em branco por favor perguntem,vlw
Última edição por Daniel Machado em Sáb 13 Jul 2013, 15:59, editado 1 vez(es)
Daniel Machado- Data de inscrição : 12/07/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?
Mano vai ler tutorias tenta fazer um pac man e e de pois vai fazendo jogos mais avançado e essa é sua primeira mensagem e já vem querendo fazer um minecraft, tem vários tutoriais no forum.
willcraft2- Games Ranking :
Notas recebidas : D + D
Data de inscrição : 06/04/2012
Reputação : 42
Número de Mensagens : 682
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?
obriagdo por comentar,entendo e agradeço o concelho
postei com essa conta pois perdi a minha outra(essa é a terceira) kkkkk,dei o exemplo de minecraft pois foi o que melhor se encaixo,mas o sistema vai servir pra qualquer tipo de jogo que use criação de terreno aleatório,tenho 3 projetos que ja estão pela metade mas que dependem de um sistema como esse pra funcionar
um é como um jogo chamado terraria,já consegui fazer a criação de terreno aliatorio,porem,no final com uma room relativamente pequena fica com + de 2k de objetos em uma só room,outro projeto é criada uma cidade aleatória,com prédios e ruas,mas de novo,é criado muitos objetos em uma mesma room,e prejudica o desempenho do jogo.
meu gosto pra jogos e por consequência para criar é bem voltado a aleatoriedade,tudo que é gerado em um jogo ou jogos que são gerados aleatória mente me encantão kkkk,pois as possibilidades são infinitas ,e na teoria seria um jogo com uma "vida" utio bem maior que outros jogos predefinidos.
postei com essa conta pois perdi a minha outra(essa é a terceira) kkkkk,dei o exemplo de minecraft pois foi o que melhor se encaixo,mas o sistema vai servir pra qualquer tipo de jogo que use criação de terreno aleatório,tenho 3 projetos que ja estão pela metade mas que dependem de um sistema como esse pra funcionar
um é como um jogo chamado terraria,já consegui fazer a criação de terreno aliatorio,porem,no final com uma room relativamente pequena fica com + de 2k de objetos em uma só room,outro projeto é criada uma cidade aleatória,com prédios e ruas,mas de novo,é criado muitos objetos em uma mesma room,e prejudica o desempenho do jogo.
meu gosto pra jogos e por consequência para criar é bem voltado a aleatoriedade,tudo que é gerado em um jogo ou jogos que são gerados aleatória mente me encantão kkkk,pois as possibilidades são infinitas ,e na teoria seria um jogo com uma "vida" utio bem maior que outros jogos predefinidos.
Daniel Machado- Data de inscrição : 12/07/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?
Tenho minecraft(original) e terraria(original) e sei como funciona este sistema de chunks cara mais no gm 8 é bem ruim fazer isto por que são muito objeto se tu tiver o GMS vai ser melhor(ou não) pesquise assim: terrenos aleatórios
aqui no forum que deve dar.
aqui no forum que deve dar.
willcraft2- Games Ranking :
Notas recebidas : D + D
Data de inscrição : 06/04/2012
Reputação : 42
Número de Mensagens : 682
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?
Cara isso é possivel ja vi alguns jogos do game maker que usam esse sistema se quiser posso te mostrar, eu ja tentei fazer, mas e bem complicado isso e bem avançado, tu pode desativar tudo que estiver fora da view e ativar oque estiver dentro, ai pode colocar uma room com tamanho máximo com vários objetos que vai rodar legal o jogo, e fazer um mundo aleatório. Mas o mundo vai ter um limite.
É uma forma fácil de fazer algo assim.
Edit:
Esse jogo aqui foi feito no game maker e usa esse sistema então é possivel fazer.
Vídeo
Caso se interesse por esse sistema que eu citei pode usar este código que eu uso no meu jogo
Vai desativar oque estiver a 100 pixels de distancia da view.
flw
É uma forma fácil de fazer algo assim.
Edit:
Esse jogo aqui foi feito no game maker e usa esse sistema então é possivel fazer.
Vídeo
Caso se interesse por esse sistema que eu citei pode usar este código que eu uso no meu jogo
- Código:
instance_deactivate_all(true);
instance_activate_region(view_xview[0]-100,view_yview[0]-100,view_wview[0]+100+view_xview,view_hview[0]+100+view_yview,true);
Vai desativar oque estiver a 100 pixels de distancia da view.
flw
Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?
Então, diga alguns tutoriais para ele pesquisar.willcraft2 escreveu:Mano vai ler tutorias tenta fazer um pac man e e de pois vai fazendo jogos mais avançado
Hã ? e desde quando Número de mensagem virou regra para ser novato??? (como MoisésBR dizia) Aff...Ainda Willcraft escreveu:
essa é sua primeira mensagem e já vem querendo fazer um minecraft, tem vários tutoriais no forum.
Bom, já fiz um sistema de salve e carregamento de room, em que pegava todos os objetos(que queria) e salvava, criando um arquivo própio do jogo, esse sistema pode ser adaptado ao seu jogo, vou te mostrar um pouco da lógica e prática dele já adaptado para seu jogo, e, sobre a sua lógica:
Sugiro desistir
Chunks>id do obj>variáveis(X,Y,speed,direction,etc)
há uma lógica nele, mas sugio desistir de querer salvar o ID do objeto, porque na hora de carregar, provavelmente carregará com outro, e você não poderá mudar iso, porque não há como escolher o ID().
Vamos a lógica que criei adaptada à você:
tomarei como exemplo estes valores:
objetos a salvar object_index=1 e 2
area limite x=0 e y=0 até x=320 e y=320
Primeiramente, você quer salvar a posição do objeto, e qual objeto é, em determinada área, certo?
Então, as variáveis a ser salva, serão x, y e object_index, e só serão salvos, aqueles que estiverem dentro dos limites. (caso queira outras variáveis, é só salvar com os mesmos métodos que serão mostrados).
Mas como iremos salvar estes objetos?
Usaremos a função with all para checar e fazer as operações com todos objetos ao mesmo tempo.
1° - Criaremos um arquivo para adicionar as posições dos objetos, iremos usar o método file_text, para salvar e carregar os arquivos.
- Código:
arq=file_text_open_write('salveobjs.txt')
2° - usando o with all checaremos se o objeto tal está na posição em que será gravada, e se estiver, o gravaremos:
- Código:
with all {if x>=0 and y>=0 and x<=320 and y<=320 and (object_index=1 or object_index=2 )}
3° - após ter checado se é valido(e sendo válido), para gravar no txt, vamos salvar todas suas variáveis, e determinar quando acabou de ser escrito as variáveis do objeto:
- Código:
file_text_write_string(arq,string(object_index)+','+string(x)+','+string(y))
file_text_writeln(arq)
Com isso, você conseguirá salvar todos os objetos desejados.
Para carregar, o método será parecido, você deverá usar a função file_text_open_read para carregar o arquivo no modo leitura, puxar os valores usando file_text_read_string e file_text_readln.
tambem deverá separar as variaveis, para fazer isso, você pode usar este script do Jiraya:
https://gmbr.forumeiros.com/t21296-resolvidoseparacao-de-uma-string#160729
é o que uso com algumas adaptações.
Caso haja dúvidas, retorne a perguntar.
Até.
Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?
Cara eu sei q é possível fazer mano eu to criando um jogo assim com meu amigo.
theguitarmaster:
Como é a primeira mensagem dele eu pensei que ele era novato.
theguitarmaster:
Como é a primeira mensagem dele eu pensei que ele era novato.
willcraft2- Games Ranking :
Notas recebidas : D + D
Data de inscrição : 06/04/2012
Reputação : 42
Número de Mensagens : 682
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?
excelente,muito obrigado a todos pelas repostas,me ajudaram pra caramba
duvida "exterminada"
moderadores,podem trancar
duvida "exterminada"
moderadores,podem trancar
Daniel Machado- Data de inscrição : 12/07/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?
Denada, mas só para complementar:
você me deu ânimo com sua pergunta a criar uma engine, que fiz, e postei aqui, ela é baseada em minha resposta a sua pergunta, e faz o que disse ali em cima:
https://gmbr.forumeiros.com/t27254-salvar-e-carregar-objetos-em-uma-determinada-area#202144
você me deu ânimo com sua pergunta a criar uma engine, que fiz, e postei aqui, ela é baseada em minha resposta a sua pergunta, e faz o que disse ali em cima:
https://gmbr.forumeiros.com/t27254-salvar-e-carregar-objetos-em-uma-determinada-area#202144
Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?
Creio que possa ajudar:Minecraft Mundo Infinito+Chunks
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos