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problema com codigo de ataque
5 participantes
Página 1 de 1
problema com codigo de ataque
ola pessoal eu estou com um problema como ja devem ter percebido pelo titulo do topico
eu criei um objeto para cada ataque de do personagem(são tres ataques)
eu coloquei esse codigo em todos eles
e fica dando essed erro quando eu tento iniciar o ataque
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object f_soco:
Error in code at line 12:
object_index=f_sonic
^
at position 2: Cannot assign to the variable
quem puder me ajudar eu agradeço
ps:eu so mudei no codigo o objeto para cada ataque diferente
eu criei um objeto para cada ataque de do personagem(são tres ataques)
eu coloquei esse codigo em todos eles
- Código:
ataque=+1
if keyboard_check_pressed(ord("x"))
{
if ataque<=2
{
object_index=f_soco2
}}
else
{
object_index=f_sonic
}
e fica dando essed erro quando eu tento iniciar o ataque
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object f_soco:
Error in code at line 12:
object_index=f_sonic
^
at position 2: Cannot assign to the variable
quem puder me ajudar eu agradeço
ps:eu so mudei no codigo o objeto para cada ataque diferente
megawcriador- Data de inscrição : 20/12/2011
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Re: problema com codigo de ataque
Acho que você vai ter que criar uma instância do outro objeto e usar "instance_destroy()".manual escreveu:object_index* Index of the object this is an instance of. This variable cannot be changed.
saim- Games Ranking :
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Re: problema com codigo de ataque
agora eu tenho outro problema
não sei oque e uma instancia nem como se cria uma
não sei oque e uma instancia nem como se cria uma
megawcriador- Data de inscrição : 20/12/2011
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Re: problema com codigo de ataque
Instância é exatamente a mesma coisa que objeto.
Tem, sim, umas diferenças, mas nada que um iniciante (você é um?) precise saber.
Tem, sim, umas diferenças, mas nada que um iniciante (você é um?) precise saber.
Brother27- Games Ranking :
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Re: problema com codigo de ataque
sim sou um iniciante em game maker
megawcriador- Data de inscrição : 20/12/2011
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Re: problema com codigo de ataque
Não é não. Mas é uma confusão bem comum.Brother27 escreveu:Instância é exatamente a mesma coisa que objeto.
Tem, sim, umas diferenças, mas nada que um iniciante (você é um?) precise saber.
Um objeto é uma série de instruções. É o template, por assim dizer, das instâncias.
Uma instância é o que, de fato, vai estar no jogo. É pegar o template e criar algo real, ali.
O manual vai te dar um pouco mais de informação.
É muito comum criar apenas um objeto-inimigo, colocar, tipo 5 instâncias dele na room e dizer "na minha room tem 5 objetos-inimigo". O correto é dizer que tem 5 instâncias do objeto-inimigo.
Pode parecer bobagem, mas só é bobagem se você sabe a diferença. Aí, tudo bem, é só questão de ortografia, mesmo. Mas se eu digo que tenho 5 objetos-inimigos na minha room, posso ter 200 instâncias de cada objeto. Já é um erro.
Quando a gente começa a precisar da id de uma instância, aí essa confusão fica fatal. É quando começam a acontecer os erros do tipo "todos os inimigos estão morrendo ao mesmo tempo, mas eu só atirei em um!".
Já vi umas frases interessantes a respeito de objetos e instâncias.
"Instances are cookies. Objects are cookie cutters."
"Objects are bosses, instances are minions."
Eu gosto mais da primeira, porque os bosses APARECEM no jogo. Os objetos, não.
saim- Games Ranking :
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Re: problema com codigo de ataque
Então, saim... Na verdade, eu sabia disso =D
Mas eu não quis mencionar pra não confundir a cabeça do cara, é bom ele aprender pouco a pouco...
Nesse caso, é melhor ignorar as diferenças.
Mas, explicando mais ou menos:
. _________________________________________
. | |
. | inst |
. | inst |
OBJ ====> ROOM |
. | inst |
. | inst |
. | inst |
. ___________________________________________
O objeto é o mesmo, mas as instâncias são diferentes. Entendeu, amigo?
Você pode ter um obj_inimigo, mas colocar várias instâncias dele na room. Quando você monta a room no GM, o que você coloca são instâncias, e não objetos.
Mas eu não quis mencionar pra não confundir a cabeça do cara, é bom ele aprender pouco a pouco...
Nesse caso, é melhor ignorar as diferenças.
Mas, explicando mais ou menos:
. _________________________________________
. | |
. | inst |
. | inst |
OBJ ====> ROOM |
. | inst |
. | inst |
. | inst |
. ___________________________________________
O objeto é o mesmo, mas as instâncias são diferentes. Entendeu, amigo?
Você pode ter um obj_inimigo, mas colocar várias instâncias dele na room. Quando você monta a room no GM, o que você coloca são instâncias, e não objetos.
Brother27- Games Ranking :
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Re: problema com codigo de ataque
Objeto é o molde , instâncias são as cópias.
Mais voltando ao erro você poderia colocar instance_create(x,y,objeto), assim você copia o objeto.
Cria uma 'bala' ,por exemplo, se houver uma bala objeto, você vai criar instâncias de balas, cada bala é diferente e sua principal diferença é o id, que é único, cada bala terá seu id diferente, como uma identidade.
Você também pode conseguir o id para uma variável.
Ex:
Mais voltando ao erro você poderia colocar instance_create(x,y,objeto), assim você copia o objeto.
Cria uma 'bala' ,por exemplo, se houver uma bala objeto, você vai criar instâncias de balas, cada bala é diferente e sua principal diferença é o id, que é único, cada bala terá seu id diferente, como uma identidade.
Você também pode conseguir o id para uma variável.
Ex:
- Código:
id_da_instancia=instance_create(x,y,bala);
- Código:
id_da_instancia=instance_create(x,y,bala);
id_da_instancia.direction=direction;
id_da_instancia.speed=8;
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: problema com codigo de ataque
Está variavel interna é read only , ou seja somente de leitura conforme descrito no manual:
Flws!
Para mudar o tipo de objeto associado a uma instância, use
This read only variable returns the index of the object that the instance has been created from. This is not the same as the object name, which is a string and can be found using object_get_name, as this function returns the index number, which is a unique number that GameMaker:Studio assigns to every object at the time of creation.
- Código:
instance_change(obj, false);
Flws!
Re: problema com codigo de ataque
valeu pessoal ajudaram com o ultimo problema do meu jogo(a parte demo)
vou postar o demo aqui valeu
vou postar o demo aqui valeu
megawcriador- Data de inscrição : 20/12/2011
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