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[IA inimigo]
5 participantes
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[IA inimigo]
Olá tenho uma dúvida!
coloquei esse código:
action_potential_step(obj_player_1.x,obj_player_1.y,3.5,1)// segue o player desviando dos blocos
if x< obj_player_1.x
sprite_index = spr_esquerda
else if x> obj_player_1.x
sprite_index = spr_direita
if y> obj_player_1.y
sprite_index = spr_baixo
else if y sprite_index = spr_cima
e coloquei para mudar os sprites do inimigo conforme a posição do player_1 só que o inimigo so muda para direita e para esquerda mas para cima ou para baixo não, alguém teria uma sugestão do que poderia ser mudado nesse código para isso acontecer
coloquei esse código:
action_potential_step(obj_player_1.x,obj_player_1.y,3.5,1)// segue o player desviando dos blocos
if x< obj_player_1.x
sprite_index = spr_esquerda
else if x> obj_player_1.x
sprite_index = spr_direita
if y> obj_player_1.y
sprite_index = spr_baixo
else if y
e coloquei para mudar os sprites do inimigo conforme a posição do player_1 só que o inimigo so muda para direita e para esquerda mas para cima ou para baixo não, alguém teria uma sugestão do que poderia ser mudado nesse código para isso acontecer
Carlos Eduardo- Data de inscrição : 24/05/2013
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Re: [IA inimigo]
voce deveria criar mais 2 sprites index um para cima e outro para baixo assim:
- Código:
if x< obj_player_1.x
sprite_index = spr_cima
else if x> obj_player_1.x
sprite_index = spr_baixo
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Re: [IA inimigo]
e de 4direções, mas se puder também me explicar o de 8 direções eu agradeço
Carlos Eduardo- Data de inscrição : 24/05/2013
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Re: [IA inimigo]
bom, é só você fazer aquela checagem
Step:
- Código:
'y<other.y'
Step:
- Código:
if(obj_player_1.x>x && obj_player_1.y=y){x+=2}
if(obj_player_1.x<x && obj_player_1.y=y){x-=2}
if(obj_player_1.x=x && obj_player_1.y>y){y+=2}
if(obj_player_1.x=x && obj_player_1.y<y){y-=2}
if(obj_player_1.x>x && obj_player_1.y>y){x+=2 y+=2}
if(obj_player_1.x<x && obj_player_1.y<y){x-=2 y-=2}
if(obj_player_1.x>x && obj_player_1.y<y){x+=2 y-=2}
if(obj_player_1.x<x && obj_player_1.y>y){x-=2 y+=2}
Re: [IA inimigo]
Carlos, aqui é o Tiago, fiz um script usando aquela função que você perguntou pra que era no face, ele altera o sprite dependendo do angulo em relação ao player:
Agora realmente é difícil conseguir um efeito legal com 4 sprites por causa das diagonais, o ideal seria usar ou 1 sprite vista 100% de cima que nós possamos roda-la ou então no minimo oito sprites pra melhorar o efeito quando o inimigo estiver andando nas diagonais.
- Código:
if (point_direction(x, y, player_x, player_y) < 45) {
sprite_index = spr_heroi_right;
}
else if (point_direction(x, y, player_x, player_y) < 135) {
sprite_index = spr_heroi_up;
}
else if (point_direction(x, y, player_x, player_y) < 225) {
sprite_index = spr_heroi_left;
}
else if (point_direction(x, y, player_x, player_y) < 315) {
sprite_index = spr_heroi_down;
}
Agora realmente é difícil conseguir um efeito legal com 4 sprites por causa das diagonais, o ideal seria usar ou 1 sprite vista 100% de cima que nós possamos roda-la ou então no minimo oito sprites pra melhorar o efeito quando o inimigo estiver andando nas diagonais.
Re: [IA inimigo]
ola valeu isac mas teria como fazer o inimigo mudar a direção girando,em vez de trocar sprites, conforme a posição do player, tipo jogo top down só que com o código: action_potential_step(obj_player_1.x,obj_player_1.y,3.5,1, para desviar dos objetos.
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Carlos Eduardo- Data de inscrição : 24/05/2013
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