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[Tuto]Instalando e configurando o android para gms
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CRP-Max
Jessezyn
Isaque Onix
willcraft2
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Página 1 de 1
[Tuto]Instalando e configurando o android para gms
Introdução
Atualizado 14/04/2015
Bom pessoa hoje vou ensinar a você a configurar e instalar o android em seu Game Maker Studio vejo duvidas sobre isso e então resolvi fazer e falar também sobre qual Game Maker Studio comprar.
Atenção: O Runner só vai funcionar Android 2.3 ou superior.
Android SDK Instalação
Para começar a trabalhar com os seus dispositivos e o Game Maker Studio Android você vai precisar baixar e instalar o Android SDK. Aqui vou ensinar o processo passo a passo e configurar corretamente.
Instalando o Android SDK
Primeiro você deve acessar esse link: e baixa o SDK Android (recomendamos usar a versão mais recente .exe). Nesta página, você primeiro será apresentada a opção de baixar o pacote ADT para Windows, mas isso não é recomendado, pois é um pacote de desenvolvimento pré-preparada que vem junto com o Eclipse (Não é necessário para Game Maker Studio). No entanto, caso você queira usar este em vez do instalador SDK, você pode encontrar instruções completas abaixo.
Para obter o instalador do SDK, ao invés do pacote ADT, você deve descer a página desenvolvedores e clique no link "download para outras plataformas", selecione o instalador "recomendado" a partir da seção chamada SDK Tools Only e siga estes passos:
1- Execute o instalador do Android SDK. Se você não tiver o Java SE Development Kit (JDK), você também será solicitado a baixar e instalar ele antes de continuar. Você será solicitado para instalar o Android SDK para o caminho "C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk". Recomendo vocês escolher esse caminho (por exemplo: "C:\Android\android-sdk").
O Java SE Development Kit (JDK) deve ser o 86x(32Bits) sendo seu sistema operacional 64 ou 32bits.
Se até aqui tiver tudo ok vamos para o segundo passo:
2- Depois de ter instalado o Android SDK você terá a opção de iniciar o Android SDK Manager. Você abra. Quando ele abrir, você seleciona os seguintes item: Android SDK Tools Platform, Android 2.1 (API 7), Android 2.2 (API , Android 3.2 (API 13), Android 4.0.3(API 15) e a mais recente.
A pedido do usuário itarodrigo:
Para efetuar o download da API 13, faça o seguinte:
-Vá até a pasta onde instalou o SDK
-Clique com o direito em SDK Manager e execute como administrador
-Quando abrir o programa, marque uma caixa na parte de baixo com o texto 'Obsolete'
-Irá aparecer a API 13 para download
-Na API 13, acho que você deve desmarcar 'Google TV Addon'
-Clique em install, aceite os termos e pronto, você irá instalar a API 13
Seu SDK Manager deve estar mais ou menos assim:
Instalando o NDK
O Windows de 32 bits
http://dl.google.com/android/ndk/android-ndk32-r10b-windows-x86.zip
O Windows de 64 bits
http://dl.google.com/android/ndk/android-ndk32-r10b-windows-x86_64.zip
A instalação é simples. É recomendado você mudar o caminho da instalação para algo como: "C: \ android-ndk \")
Game Maker Studio Configuração básica
Depois de ter instalado corretamente o Android SDK, você deve instalar Game Maker Studio e faça o seguintes passos:
1- Instala e abra o Game maker Studio.
2- Digite sua chave de licença(Tem quer ser versão PRO ou MASTER)
3- Criar um novo projeto
4- Selecione File> Preferences> Web Server
5- Web Server Port: Isso é definido para 51.268-51.280 por padrão. Não há necessidade de alterar.
6- IP Lista de Permitidos: Insira o seu endereço IP local aqui como se vê neste exemplo: 192.168.1.1/24
Pronto após colocar seu ip la vocês podem ir para o próximo passo.
Instalação de dispositivo para Android
É essencial que o dispositivo Android que você está usando com Game Maker Studio são configurados para funcionar corretamente com o software. Abaixo estão os passos a seguir para garantir que não haja problemas.
Ativar a depuração USB
Em seu dispositivo Android, navegue até Configurações> Aplicativos> Desenvolvimento e ativar a depuração USB.
Ligar o dispositivo
1- Conecte seu dispositivo Android para o seu PC através do cabo de dados(USB)
2- Os drivers de dispositivo deve ser instalado automaticamente nesta fase (se eles já não estão), mas se não forem, então, por favor consulte as informações de suporte do fabricante do dispositivo para localizar e instalar os drivers corretos
Preparando Game Maker Studio
Não é mais um passo, muito importante antes que você possa começar a criar jogos para Android com Game Maker Studio, Configurar as preferências, que podem ser encontradas em File> Preferences> Android. Antes de continuar, por favor verifique se o seu dispositivo Android está ligado e que você seguiu as etapas descritas em Configuração do dispositivo para o Android.
Name - este é o nome do arquivo keystore (Nota: Não é o seu nome ou o nome da empresa)
Password - sua senha de segurança para o arquivo keystore que deve ter pelo menos seis caracteres
Alias - este é um outro nome que pode ser utilizado para o armazenamento de chaves e arquivo deve ser diferente para o nome acima
Senha - a senha para o arquivo de alias. Deve ser a mesma que a senha Nome
Nome comum - normalmente seria o seu nome
Unidade organizacional - o departamento dentro da empresa que você está em
Organização - o nome da sua empresa
Localização - o nome da cidade ou da cidade onde você está baseado
País - o código de duas letras do país onde você está baseado ( BR )
Note-se que todos os nomes devem ter apenas letras, números e espaços, mas não caracteres especiais.
Uma vez que esta informação é preenchido, pressione o botão "Generete" para Game Maker Studio para criar o arquivo keystore necessário. Isto pode demorar um pouco, mas quando ele for concluído, você verá que a sessão marcada Privada keystore terá sido atualizado para refletir o novo nome que você deu. Uma vez que isto é feito, normalmente não precisam ser alterados novamente.
Se você perder o seu armazenamento de chaves ou esquecer os detalhes de alias/senha que você não será capaz de realizar atualizações no Google Play aplicativos que já foram publicadas!
O jogo funcionado do Game Maker Studio para seu Dispositivo Android
Uma vez que você tenha configurado tanto Game Maker Studio e seu dispositivo Android, é muito simples para obter os seus jogos instalado e funcionando. A primeira coisa que você deve fazer no Game Maker Studio ir para Target e selecione "Android". Agora, o próximo passo depende se você tem o seu dispositivo conectado via cabo de dados ou via WiFi. Abaixo estão os passos a serem seguidos em ambos os casos:
Executar em um dispositivo conectado
1- Verifique se o seu dispositivo esta conectado ao seu PC através de cabo de dados USB e que você seguiu o conselho de configuração do dispositivo.
2- Clique no botão play(F5) verde na parte superior do Game Maker Studio na janela principal para compilar o seu jogo.
3- Assim a compilação estiver completa, o jogo deverá aparecer no dispositivo como projetado.
Executado em um dispositivo Wi-Fi
Isso só pode ser alcançado através de uma conexão de cabo de dados. Isso significa que você deve seguir os passos acima , pelo menos uma vez antes de conexões Wi-Fi funcionará como esta é atualmente a única maneira de instalar play no dispositivo. Uma vez feito isso, siga os passos abaixo:
1- Certifique-se de que você tenha configurado corretamente Game Maker Studio.(Game Maker Studio Configuração básica)
2- Clique no botão play verde na parte superior do Game Maker Studio na janela principar para compilar o seu jogo.
3- Quando compilado, toque no YoYo Games Runner no dispositivo e você terá a janela "conectar". Seu jogo será executado como normal, a não ser que esta é a primeira vez que você estiver executando o modo Wi-Fi, caso em que você também deve seguir os passos seguintes também.
4- Quando o YoYo Games Runner iniciado há botão Configurações marcadas. Toque nesse botão para abrir uma nova tela com duas opções adicionais.
5- Você deve definir o Game Maker Studio Endereço IP para o que seu computador está usando (o mesmo que este passo )
6-Você deve definir o Game Maker Studio número da porta para o que você configurou aqui (51268 por padrão).
O jogo deve agora ligar e executado automaticamente cada vez que você pressiona o botão verde "play" no Game Maker Studio.
O jogo deve agora ligar e executado automaticamente cada vez que você pressiona o botão verde "play" no Game Maker Studio.
Bom pessoal é só isso se te ajudei clica no + do lado do meu avatar.
Última edição por willcraft2 em Ter 14 Abr 2015, 20:58, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)
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Re: [Tuto]Instalando e configurando o android para gms
Ola, segui seu tutorial a risca, mais nao consegui instalar os API's do android sdk. se puder me expicar, grato!
Ps: o JDK ja esta instalado, alias, estava tudo certinho, eu ja avia compactado varios jogos para android, e do nada comçou a dar esse erro:
BUILD FAILED
C:\Program Files\Development\Android\android-sdk\tools\ant\build.xml:597: The following error occurred while executing this line:
C:\Program Files\Development\Android\android-sdk\tools\ant\build.xml:543: Unable to resolve project target 'android-15'
Total time: 9 seconds
- Imagens:
- Android SDK manager - LOG:
Fetching https://dl-ssl.google.com/android/repository/addons_list-2.xml
Fetched Add-ons List successfully
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/repository-7.xml
Done loading packages.
Fetching https://dl-ssl.google.com/android/repository/addons_list-2.xml
Validate XML
Parse XML
Fetched Add-ons List successfully
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/repository-7.xml
Validate XML: https://dl-ssl.google.com/android/repository/repository-7.xml
Parse XML: https://dl-ssl.google.com/android/repository/repository-7.xml
Found Android SDK Platform-tools, revision 19.0.1
Found Android SDK Tools, revision 22.6.2
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/addon.xml
Validate XML: https://dl-ssl.google.com/android/repository/addon.xml
Parse XML: https://dl-ssl.google.com/android/repository/addon.xml
Found Google APIs, Android API 3, revision 3
Found Google APIs, Android API 4, revision 2
Found Google APIs, Android API 5, revision 1 (Obsolete)
Found Google APIs, Android API 6, revision 1 (Obsolete)
Found Google APIs, Android API 7, revision 1
Found Google APIs, Android API 8, revision 2
Found Google APIs, Android API 9, revision 2 (Obsolete)
Found Google APIs, Android API 10, revision 2
Found Google APIs, Android API 11, revision 1
Found Google APIs, Android API 12, revision 1
Found Google APIs, Android API 13, revision 1
Found Google APIs, Android API 14, revision 2
Found Google APIs, Android API 15, revision 2
Found Google APIs, Android API 16, revision 3
Found Google APIs, Android API 17, revision 3
Found Google APIs, Android API 18, revision 3
Found Google APIs (ARM System Image), Android API 19, revision 5
Found Google TV Addon, Android API 12, revision 2
Found Google TV Addon, Android API 13, revision 1
Found Android Support Library, revision 19
Found Android Support Repository, revision 5
Found Google Repository, revision 8
Found Google Play Licensing Library, revision 2
Found Google Play APK Expansion Library, revision 3
Found Google Play services for Froyo, revision 12
Found Google Play services, revision 17
Found Google USB Driver, revision 9
Found Google Play Billing Library, revision 5
Found Google AdMob Ads SDK, revision 11 (Obsolete)
Found Google Analytics App Tracking SDK, revision 3
Found Google Web Driver, revision 2
Found Google Cloud Messaging for Android Library, revision 3 (Obsolete)
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/addon-6.xml
Validate XML: https://dl-ssl.google.com/android/repository/addon-6.xml
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/glass/gdk/addon.xml
Validate XML: https://dl-ssl.google.com/glass/gdk/addon.xml
Parse XML: https://dl-ssl.google.com/glass/gdk/addon.xml
Found Glass Development Kit Preview, Android API 19, revision 6
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/extras/intel/addon.xml
Failed to fetch URL https://dl-ssl.google.com/android/repository/extras/intel/addon.xml, reason: SSLPeerUnverified peer not authenticated
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img.xml
Validate XML: https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img.xml
Parse XML: https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img.xml
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img/mips/sys-img.xml
Failed to fetch URL https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img/mips/sys-img.xml, reason: SSLPeerUnverified peer not authenticated
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img/x86/sys-img.xml
Failed to fetch URL https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img/x86/sys-img.xml, reason: SSLPeerUnverified peer not authenticated
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img/x86/addon-x86.xml
Validate XML: https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img/x86/addon-x86.xml
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img/android-wear/android-wear-sys-img.xml
Validate XML: https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img/android-wear/android-wear-sys-img.xml
Done loading packages.
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/addon-6.xml
Validate XML: https://dl-ssl.google.com/android/repository/addon.xml
Failed to fetch URL https://dl-ssl.google.com/android/repository/addon.xml, reason: SSLPeerUnverified peer not authenticated
Parse XML: https://dl-ssl.google.com/android/repository/addon.xml
Found Google APIs, Android API 3, revision 3
Found Google APIs, Android API 4, revision 2
Found Google APIs, Android API 5, revision 1 (Obsolete)
Found Google APIs, Android API 6, revision 1 (Obsolete)
Found Google APIs, Android API 7, revision 1
Found Google APIs, Android API 8, revision 2
Found Google APIs, Android API 9, revision 2 (Obsolete)
Found Google APIs, Android API 10, revision 2
Found Google APIs, Android API 11, revision 1
Found Google APIs, Android API 12, revision 1
Found Google APIs, Android API 13, revision 1
Found Google APIs, Android API 14, revision 2
Found Google APIs, Android API 15, revision 2
Found Google APIs, Android API 16, revision 3
Found Google APIs, Android API 17, revision 3
Found Google APIs, Android API 18, revision 3
Found Google APIs (ARM System Image), Android API 19, revision 5
Found Google TV Addon, Android API 12, revision 2
Found Google TV Addon, Android API 13, revision 1
Found Android Support Library, revision 19
Found Android Support Repository, revision 5
Found Google Repository, revision 8
Found Google Play Licensing Library, revision 2
Found Google Play APK Expansion Library, revision 3
Found Google Play services for Froyo, revision 12
Found Google Play services, revision 17
Found Google USB Driver, revision 9
Found Google Play Billing Library, revision 5
Found Google AdMob Ads SDK, revision 11 (Obsolete)
Found Google Analytics App Tracking SDK, revision 3
Found Google Web Driver, revision 2
Found Google Cloud Messaging for Android Library, revision 3 (Obsolete)
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/extras/intel/addon.xml
Failed to fetch URL https://dl-ssl.google.com/android/repository/extras/intel/addon.xml, reason: SSLPeerUnverified peer not authenticated
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img/mips/sys-img.xml
Failed to fetch URL https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img/mips/sys-img.xml, reason: SSLPeerUnverified peer not authenticated
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img/x86/sys-img.xml
Failed to fetch URL https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img/x86/sys-img.xml, reason: SSLPeerUnverified peer not authenticated
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img/x86/addon-x86.xml
Failed to fetch URL https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img/x86/addon-x86.xml/addon.xml, reason: SSLPeerUnverified peer not authenticated
Fetching URL: https://dl-ssl.google.com/android/repository/sys-img/android-wear/android-wear-sys-img.xml
Ps: o JDK ja esta instalado, alias, estava tudo certinho, eu ja avia compactado varios jogos para android, e do nada comçou a dar esse erro:
BUILD FAILED
C:\Program Files\Development\Android\android-sdk\tools\ant\build.xml:597: The following error occurred while executing this line:
C:\Program Files\Development\Android\android-sdk\tools\ant\build.xml:543: Unable to resolve project target 'android-15'
Total time: 9 seconds
Re: [Tuto]Instalando e configurando o android para gms
Você esqueceu de marca a opção Accept, clica la e vai liberar o botão de instalação.
EDIT:
Uma imagem:
EDIT:
Uma imagem:
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Re: [Tuto]Instalando e configurando o android para gms
eu cliquei em accept diversas vezes, mais só da certo (o botão instal só aparece) quando eu marco algumas como "REJECT"...
dai carrega beleza, mais no final de tudo num da nada de diferente, continua tudo como se nem tivesse instalado...
dai carrega beleza, mais no final de tudo num da nada de diferente, continua tudo como se nem tivesse instalado...
Re: [Tuto]Instalando e configurando o android para gms
Ola pessoal. acabei de atualizar o tutorial. Agora esta tudo certo e não esta em falta de API.
Atualizado 14/04/2015 as 21:00h
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Re: [Tuto]Instalando e configurando o android para gms
Estou vendo esse erro quando tento compilar para Android, ja reinstalei tanto o Game Maker quanto os SDK / NDK, inclusive seguindo este post, porem ainda fica dando esse erro de compilação:
BUILD FAILED
C:\SDK-Android\tools\ant\build.xml:649: The following error occurred while executing this line:
C:\SDK-Android\tools\ant\build.xml:694: null returned: 1
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Re: [Tuto]Instalando e configurando o android para gms
CRP-Max escreveu:Estou vendo esse erro quando tento compilar para Android, ja reinstalei tanto o Game Maker quanto os SDK / NDK, inclusive seguindo este post, porem ainda fica dando esse erro de compilação:BUILD FAILED
C:\SDK-Android\tools\ant\build.xml:649: The following error occurred while executing this line:
C:\SDK-Android\tools\ant\build.xml:694: null returned: 1
Não sei se vai funcionar mas tenta isso:
Link do Post
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Re: [Tuto]Instalando e configurando o android para gms
Isaque Onix escreveu:
BUILD FAILED
C:\Program Files\Development\Android\android-sdk\tools\ant\build.xml:597: The following error occurred while executing this line:
C:\Program Files\Development\Android\android-sdk\tools\ant\build.xml:543: Unable to resolve project target 'android-15'
Total time: 9 seconds
cara... consegui resolver esse erro gerando novamente a keystore, tava ja rancando os cabelos por causa desse cocô de erro, pode nao ser o seu caso, mas tenta aí mano
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Re: [Tuto]Instalando e configurando o android para gms
não consigo colocar pra rodar no dispositivo..
e tbm estou com este mesmo erro na hora de criar apk
- Spoiler:
e tbm estou com este mesmo erro na hora de criar apk
CRP-Max escreveu:Estou vendo esse erro quando tento compilar para Android, ja reinstalei tanto o Game Maker quanto os SDK / NDK, inclusive seguindo este post, porem ainda fica dando esse erro de compilação:BUILD FAILED
C:\SDK-Android\tools\ant\build.xml:649: The following error occurred while executing this line:
C:\SDK-Android\tools\ant\build.xml:694: null returned: 1
Última edição por zedthunder em Qua 05 Ago 2015, 21:55, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acresentando informações)
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Re: [Tuto]Instalando e configurando o android para gms
zedthunder Qual sua versão de GMS ?
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Re: [Tuto]Instalando e configurando o android para gms
Pelo que vejo esta usando o Windows 10, que ainda não é recomendado pela Yoyo games. Você usa algum emulador de android? Pois já tive esse problema por causa disso.
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Re: [Tuto]Instalando e configurando o android para gms
ih... windows 10 msm
agora emulador eu axo que nao
agora emulador eu axo que nao
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