Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
Bloco solido ao ter objeto em cima
4 participantes
Página 1 de 1
Bloco solido ao ter objeto em cima
Gostaria de saber como faço para deixar um bloco solido quando o personagem estiver sobre ele e quando o mesmo sair de cima do bloco, o mesmo, volta a ser não-solido
Re: Bloco solido ao ter objeto em cima
Você pode usar a própria variável 'solid', veja:
- Código:
if obj_player.y<y&&distance_to_object(obj_player)<1 solid=true;else solid=false;
Thiago_o_programador- Games Ranking :
Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Bloco solido ao ter objeto em cima
Se você só quer deixar ele sólido quando o player estiver em cima, esse é o código; é só colocar no STEP do bloco, 'place_free()' é apenas uma checagem, assim como 'distance_to_object()' e 'place_meeting()', por exemplo.
Thiago_o_programador- Games Ranking :
Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Bloco solido ao ter objeto em cima
então eu apliquei no step mas por algum motivo o bloco não fica solido
Re: Bloco solido ao ter objeto em cima
Aqui segue o codigo do personagem caso seja problema com ele:
PS: ignore algumas variaveis globais.
PS: ignore algumas variaveis globais.
- Spoiler:
- //gravidade
if place_free(x,y+2){gravity=1} //Se estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a gravidade será 1
else //senão
gravity=0 //a gravidade será 0
//---------------------------------------------------------------
//movimentação direita
if keyboard_check(vk_right) && !keyboard_check(vk_left) {//Se a tecla direita for pressionada
if place_free(x+5,y) {
global.direita = true
parado = false
x+=5 //e se estiver livre de colisões 5 pixels a frente, andará 5 pixels para frente.
if pulo_ativo == 0 { // se não estiver no pulo
sprite_index = sprite_naruto_corre // troca sprite para corrida
image_speed = 0.8 //troca velocidade de animação para mais lento
} else sprite_index = sprite_naruto_pulo // troca sprite para pulo
}
image_xscale=1 //e o sprite olhará para a direita
}
// soltou tecla da direta, e não está no pulo, troca sprite para parado
if keyboard_check_released(vk_right)
if pulo_ativo == 0 {
sprite_index = sprite_naruto_parado
parado = true
}
//---------------------------------------------------------------
//movimentação esquerda
if keyboard_check(vk_left) && !keyboard_check(vk_right) {//Se a tecla esquerda for pressionada
if place_free(x-5,y){
global.direita = false
parado = false
x-=5 //e se estiver livre de colisões 5 pixels atras, voltará 5 pixels.
if pulo_ativo == 0 { // se não estiver no pulo
sprite_index = sprite_naruto_corre // troca sprite para corrida
image_speed = 0.8 //troca velocidade de animação para mais lento
} else sprite_index = sprite_naruto_pulo // troca sprite para pulo
}
image_xscale=-1 //e o sprite olhará para a esquerda
}
// soltou tecla da esquerda, e não está no pulo, troca sprite para parado
if keyboard_check_released(vk_left)
if pulo_ativo == 0 {
sprite_index = sprite_naruto_parado
parado = true
}
//---------------------------------------------------------------
// pulo
if keyboard_check_pressed(vk_up) {//Se a tecla cima for pressionada
if!place_free(x,y+2){
vspeed=-12 //e se não estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a velocidade vertical irá ser -12, ou seja, ele pulará.
pulo_ativo = 1 // indica que está no pulo, para trocar sprite quando acionar teclas esq ou dir
sprite_index = sprite_naruto_pulo // troca sprite para pulo (necessário se pular reto para cima, sem teclas esq ou dir)
}
}
//---------------------------------------------------------------
// plataforma móvel
if place_meeting(x,y+1,object_plataformaFlutuante) {//se estiver encostando no obj_movimento
friction=0.0
hspeed = object_plataformaFlutuante.hspeed
}//vai parar de escorregar e sua velocidade horizontal vai ser igual a do obj_movimento
//---------------------------------------------------------------
//Abaixado
if keyboard_check(vk_down) && !keyboard_check(vk_left) && !keyboard_check(vk_right){
if pulo_ativo == 0 { //Se nao estiver pulando
abaixado = true;
sprite_index = sprite_naruto_abaixado;
}
}
else{
if (keyboard_check_released(vk_down)){
abaixado = false;
parado = true;
sprite_index = sprite_naruto_parado;
}
}
//------------------------------
if global.chakra <= 0{
global.chakra = 0;
}
if global.chakra > 100{
global.chakra = 100;
}
if global.sayan <= 0{
global.sayan = 0;
}
if global.sayan > 100{
global.sayan = 100;
}
Re: Bloco solido ao ter objeto em cima
fiz progressos mas agora quando ele fica sobre o bloco, o bloco fica solido mas depois volta a ficar não-solido mesmo com o personagem em cima
Re: Bloco solido ao ter objeto em cima
Alguem pode ajudar? É urgente, fiz progressos mas agora quando o personagem fica sobre o bloco, o bloco fica solido mas depois volta a ficar não-solido mesmo com o personagem em cima e com isso o personagem cai .
Re: Bloco solido ao ter objeto em cima
No step do bloco coloca:
simples assim =)
- Código:
if PLAYER.y < y then solid=true
else solid=false
simples assim =)
Tedi Ripper- Games Ranking :
Data de inscrição : 21/11/2010
Reputação : 25
Número de Mensagens : 777
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Bloco solido ao ter objeto em cima
no step do objeto que muda:
Player é o nome do seu obj_player!
Player é o nome do seu obj_player!
- Código:
if(Player.y<y-sprite_yoffset){solid=true}else{solid=false}
Tópicos semelhantes
» Solido em cima e não-solido em baixo
» Como tornar objeto sólido do próprio objeto?
» Atraver objeto solido
» Como colocar colisão com bloco Sólido apenas com 1
» Bola por cima de bloco.
» Como tornar objeto sólido do próprio objeto?
» Atraver objeto solido
» Como colocar colisão com bloco Sólido apenas com 1
» Bola por cima de bloco.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|