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[Resolvido]Modelos 3D

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Mensagem por Adilson Thiago Vieira Qua 19 Jun 2013, 13:20

Ola!
Estou com duas duvidas sobre 3D,no game maker.

1-Modelos do game maker - Ha essa função para adicionar um shape ao modelo:

Código:

d3d_model_block
Claro,ha outras formas como cilinder,ellipsoid etc...
Ok,iria dar para criar um modelo simples só com essas funções.

Mas vamos supor que eu fosse criar um robo...Robo quando anda mexe as pernas(rotaciona),mas não vi nada do tipo de rotacionar o shape ao coloca-lo no modelo.Sempre iria estar retinho...
Mas perai,algo tão importante como rotação não tem como por nos shape do modelo? Ai então essa função d3d_model_shape é inutil não?

Se for assim,queria perguntar se tem algum outro meio de modelar por codigos no game maker.

2-Modelos .obj no game maker - Ainda não entendi porque diaxos precisa de um script para carregar esses modelos,alguem poderia me dizer?
Porque,e oque são esses vertex_textures que tem nesses scripts de carregamento de .obj que fazem o .obj aparacer?

Grato a quem puder me ajudar!geek
Adilson Thiago Vieira
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[Resolvido]Modelos 3D Empty Re: [Resolvido]Modelos 3D

Mensagem por Rodrigo Santiago Qua 19 Jun 2013, 13:47

E esse é um problema, você não pode rotacionar para adicionar ao modelo, você só pode rotacionar o modelo todo.
Mais você pode usar vertex 3d, mais seria muito difícil fazer formas complexas.
Ele cria formas por triangulos planares, ou seja, você vaz um plano com 3 coordenadas(x1,y1,z1,x2,y2,z2,x3,y3,z3), ligadas formam um triangulo, que forma qualquer  uma das formas existentes.
o gamemaker só pode ler modelos do seu próprio formato, feitos com model_save, e lidos com model load, por isso é nessesário usar uma função externa para ler .obj, porque não é um formato padrão.
Nos .obj existem as informações das coordenadas dos vertex, por isso o uso de vertex nessa função.
Minha dica: Se for usar modelos, modele antes num modelador qualquer e exporte para .obj, é muito mais fácil.
Rodrigo Santiago
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[Resolvido]Modelos 3D Empty Re: [Resolvido]Modelos 3D

Mensagem por Adilson Thiago Vieira Qua 19 Jun 2013, 17:32

Valleu Rodrigo!

Po,que chato não ter como rotacionar,mas muito obrigado por me informar desse vertex,vou ver se consigo modelar algo com ele hehe 
Sua explicação sobre os formatos .obj até que foi boa,alias faz sentido,obrigado por esclarecer...



Como o tópico ja foi resolvido, ele sera trancado.
Caso o autor deseje inserir mais alguma informação, contacte um moderador.
Att: CRP-Max.
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