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Como fazer com que vários objetos caminhem
5 participantes
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Como fazer com que vários objetos caminhem
Gostaria de saber como faço para que vários objetos caminhem numa mesma tela de jogo. Já tentei mas, os personagens só caminham juntos, ou seja, quando uso seta para subir sobem os quatro personagens juntos, queria poder fazer com que cada um andasse de uma vez, separadamente, para o final do jogo. Alguém tem como dizer o que utilizo em cada um desses objetos?
Beto560- Data de inscrição : 14/06/2013
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Re: Como fazer com que vários objetos caminhem
* Essas dicas vão funcionar se estiver fazendo o game em GML. Em Drag & Drop, seria mais complicado. *
Você precisa definir teclas diferentes pros personagens. Se você estiver usando um único objeto para todos os personagens, terá que criar objetos diferentes, para cada um. Uma dica, pra não precisar copiar todos os códigos para todos eles, é defini-los como objetos parentes. "Com teste de DNA? " ... não.
Acredito que todos os personagens jogáveis possuam as mesmas características. Nesse caso, por exemplo, você tem o objeto "player 1". Nele estão todos os códigos de que você precisa, em todos os eventos. Create, Step... ele é seu objeto principal. Então, você vai criar um segundo objeto. Na janela de propriedades desse objeto, no lado esquerdo, tem a caixa parent. Selecione o player 1 e pronto! Este objeto vai funcionar igual ao player 1!
Mas isso ainda não respondeu sua pergunta. Você quer que os objetos funcionem de forma independente.
Eu particularmente faria assim: Digamos que existam apenas duas teclas para os controles do game: A e B. Para cada tecla, crie uma variável no evento CREATE. Por exemplo, keyA= ord('A') e keyB= ord('B'). Esse "ord('A') é um código do GM referente às teclas do teclado, as com letras. Pras setas, você usaria vk_right, vk_up, etc... (já deve saber disso, mas enfim.. haha)
Nos códigos aonde está a movimentação do personagem basta substituir as teclas pelas variáveis que você criou. Exemplo: no código pra fazer ele se mover, estaria: if keyboard_check(vk_up)=1, você trocaria o "vk_up" pela variável correspondente à esta tecla, sendo assim: if keyboard_check(keyA)=1
Tá... e agora? O único código que você teria que repetir nos objetos dos jogadores seria o Create, e em cada um, defina teclas diferentes. Como o código vai responder as teclas que você definiu, e como cada um tem teclas diferentes, cada um vai ser controlado de maneira independente, além de todas as funcionalidades valerem para todos os personagens!
Espero ter ajudado sem ter confundido (muito).
Você precisa definir teclas diferentes pros personagens. Se você estiver usando um único objeto para todos os personagens, terá que criar objetos diferentes, para cada um. Uma dica, pra não precisar copiar todos os códigos para todos eles, é defini-los como objetos parentes. "Com teste de DNA? " ... não.
Acredito que todos os personagens jogáveis possuam as mesmas características. Nesse caso, por exemplo, você tem o objeto "player 1". Nele estão todos os códigos de que você precisa, em todos os eventos. Create, Step... ele é seu objeto principal. Então, você vai criar um segundo objeto. Na janela de propriedades desse objeto, no lado esquerdo, tem a caixa parent. Selecione o player 1 e pronto! Este objeto vai funcionar igual ao player 1!
Mas isso ainda não respondeu sua pergunta. Você quer que os objetos funcionem de forma independente.
Eu particularmente faria assim: Digamos que existam apenas duas teclas para os controles do game: A e B. Para cada tecla, crie uma variável no evento CREATE. Por exemplo, keyA= ord('A') e keyB= ord('B'). Esse "ord('A') é um código do GM referente às teclas do teclado, as com letras. Pras setas, você usaria vk_right, vk_up, etc... (já deve saber disso, mas enfim.. haha)
Nos códigos aonde está a movimentação do personagem basta substituir as teclas pelas variáveis que você criou. Exemplo: no código pra fazer ele se mover, estaria: if keyboard_check(vk_up)=1, você trocaria o "vk_up" pela variável correspondente à esta tecla, sendo assim: if keyboard_check(keyA)=1
Tá... e agora? O único código que você teria que repetir nos objetos dos jogadores seria o Create, e em cada um, defina teclas diferentes. Como o código vai responder as teclas que você definiu, e como cada um tem teclas diferentes, cada um vai ser controlado de maneira independente, além de todas as funcionalidades valerem para todos os personagens!
Espero ter ajudado sem ter confundido (muito).
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Re: Como fazer com que vários objetos caminhem
Não entendi bem os parágrafos 4 e 5 da explicação. Você poderia me explicar melhor por favor?
Beto560- Data de inscrição : 14/06/2013
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Re: Como fazer com que vários objetos caminhem
Crie um objeto que controle os outros objetos e use alarmes para tratar abmovimentacao de cada objeto
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Re: Como fazer com que vários objetos caminhem
Não conseguir fazer n. tipo se o usuário selecionar a tecla A ele vai ativar tb as teclas cima, baixo direita e esquerda para o personagem 1 e outros personagens ficarão paradoss? E se tecla B acontece o mesmo com personagem 2 ?
Beto560- Data de inscrição : 14/06/2013
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Re: Como fazer com que vários objetos caminhem
Criar objetos de players diferente declara variável para quando for a vez de um ele poder andar. se quiser eu faço uma engine para as pessoas que precisa disso como você.
até.
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Re: Como fazer com que vários objetos caminhem
Tô muito precisado do engine. Pois não estou conseguindo.
Beto560- Data de inscrição : 14/06/2013
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Re: Como fazer com que vários objetos caminhem
Não consigo fazer com os três personagens no mesmo jogo caminhem usando o teclado. Aqui ele só reconhece de forma global e então todos andam ao mesmo tempo, e na verdade preciso que todos andem conforme a vontade do jogador.
Alguém já fez algo parecido?
Alguém já fez algo parecido?
Beto560- Data de inscrição : 14/06/2013
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Re: Como fazer com que vários objetos caminhem
Basta usar os códigos que o Sigiloso te mostrou, e junta-los em uma engine separada, assim você vai conseguir unir todos para um projeto só!
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Obrigado pela atenção!
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