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(Dúvida)Verificar se números estão ordenados
2 participantes
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(Dúvida)Verificar se números estão ordenados
Estou criando um jogo educativo, baseado em uma rede de ordenação, na qual o jogador terá números desordenados e sua meta é passar a rede de ordenação verificando sempre qual o numero menor e o numero maior ate chegar ao final. No entanto ainda não descobri como fazer para quando o jogador levar todos os números até o fim, verificar se os números estão realmente ordenados, pois só depois disso o jogador poderá avançar para o próximo nível! Alguém tem ideia de como fazer essa lógica de verificação de ordenação dos números. Lembrando que sempre os números terão que ficar ordenados do maior para o menor. Agradeço se alguém poder me ajudar!
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Re: (Dúvida)Verificar se números estão ordenados
Dezenas de maneiras, mas o principal é que você precisa fazer um loop, indo do primeiro pro último na ordem em que está, toda vez que quiser verificar. Eu colocaria tudo numa array, mas isso é opcional.
Se você disser qual mecânica está usando pro jogador poder ordenar os números, facilita. Clicar e arrastar, simplesmente digitar, sei lá. Tem dezenas de soluções principalmente porque tem dezenas de mecânicas possíveis.
- Código:
var i, falha;
falha := false;
for(i := 1; i < total_de_numeros; i += 1){ // note que não comecei do zero
if (esse_numero > numero_anterior){
// se o numero é maior que o anterior, tem uma falha na sequencia
falha := true;
}
}
if (falha == false){
// parabéns
}
Se você disser qual mecânica está usando pro jogador poder ordenar os números, facilita. Clicar e arrastar, simplesmente digitar, sei lá. Tem dezenas de soluções principalmente porque tem dezenas de mecânicas possíveis.
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Re: (Dúvida)Verificar se números estão ordenados
A mecânica que estou utilizando é Clicar e arrastar.
Obrigada pela atenção, esse código vai me ajudar bastante!
Obrigada pela atenção, esse código vai me ajudar bastante!
Islaeide- Data de inscrição : 03/04/2013
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Re: (Dúvida)Verificar se números estão ordenados
Pra essa mecânica, eu recomendo usar mais dois objetos: um controlador (que não tem sprite e fica invisível) e uma caixa de colisão, que tem uma sprite simples e serve pra guardar UM dos números. O controlador serve pra criar tudo, via código (você só coloca ele, na room). A caixa de colisão serve pro computador saber qual número está aonde (ela só aceita um número).
No create event do controlador, você escolhe quais números vão estar na room e, pra cada um, cria uma caixa de colisão.
Aí você estabelece uma lógica pra colidir os números e as caixas de colisão. Esse evento (a colisão) é um bom momento pra verificar se todas as caixas de colisão já têm um número dentro delas e, se tiverem, se estão em ordem. É uma boa colocar uma variável em cada caixa que verifica o valor do número colidido nela (o número, ao colidir, atualiza o valor da variável).
Verificou, todas as caixas têm um número colidindo, toca pra checar a ordem. Como no código que eu mostrei no post anterior, você coloca num script e manda o controlador rodar:
No create event do controlador, você escolhe quais números vão estar na room e, pra cada um, cria uma caixa de colisão.
- Código:
numero[0] := 5;
numero[1] := 13;
numero[2] := 8;
total_de_numeros := 3;
var i; for (i := 0; i < total_de_numeros; i += 1){
caixa[i] := instance_create(20 + 50 * i, 20, obj_caixa_colisao);
with(instace_create(20 + 50 *i, 80, obj_numero){
valor := other . numero[i];
}
}
Aí você estabelece uma lógica pra colidir os números e as caixas de colisão. Esse evento (a colisão) é um bom momento pra verificar se todas as caixas de colisão já têm um número dentro delas e, se tiverem, se estão em ordem. É uma boa colocar uma variável em cada caixa que verifica o valor do número colidido nela (o número, ao colidir, atualiza o valor da variável).
Verificou, todas as caixas têm um número colidindo, toca pra checar a ordem. Como no código que eu mostrei no post anterior, você coloca num script e manda o controlador rodar:
- Código:
var i; for(i = i; i < total_de_numeros; i += 1){
if (caixa[i] . valor_colidido > caixa[i - 1] . valor colidido){
// não está decrescente
}
}
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