Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
ola estou com uma ideia de um jogo.. ajuda ae
4 participantes
GMBR :: Projetos :: Idéias e Enredos
Página 1 de 1
ola estou com uma ideia de um jogo.. ajuda ae
tipo eu desenho no flash, entao tive uma ideia de tentar un jogo.. estilo castle crashers , little fighter
e tipo açao e luta .. quero aprender a importa cenarios e sprites prontas , e a poder fazer os movimentos dos personagens e prisipalmente como fazer os inimigos pra poder os meus herois matar!
aguardo a resposta!
e tipo açao e luta .. quero aprender a importa cenarios e sprites prontas , e a poder fazer os movimentos dos personagens e prisipalmente como fazer os inimigos pra poder os meus herois matar!
aguardo a resposta!
joakabmx- Data de inscrição : 14/05/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: ola estou com uma ideia de um jogo.. ajuda ae
Baixe o GameMaker 8.
Primeiro - Vai em Lista de Tutoriais , preferindo os tutoriais de plataforma, e começe a praticar.
Segundo - Pratique mais
Terceiro - Vá aos poucos aprendendo cada parte, sem tentar aprender todas as funções de uma vez só, e pratique mais
Quarto - Pratique mais
Quinto - Começe a fazer experiencias mais avançadas, e aplicando os principios usando de lógica, e pratique mais.
Sexto - Pratique mais.
E mais uma dica:Pratique.
Assim você vai aprender e ser um bom programador.
Quando tiver uma dúvida mais específica é só falar.
Primeiro - Vai em Lista de Tutoriais , preferindo os tutoriais de plataforma, e começe a praticar.
Segundo - Pratique mais
Terceiro - Vá aos poucos aprendendo cada parte, sem tentar aprender todas as funções de uma vez só, e pratique mais
Quarto - Pratique mais
Quinto - Começe a fazer experiencias mais avançadas, e aplicando os principios usando de lógica, e pratique mais.
Sexto - Pratique mais.
E mais uma dica:Pratique.
Assim você vai aprender e ser um bom programador.
Quando tiver uma dúvida mais específica é só falar.
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: ola estou com uma ideia de um jogo.. ajuda ae
Ah, e de preferência baixe o gm 8.0, pq o 8.1 deixa marca d'água...
Brother27- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/06/2012
Reputação : 14
Número de Mensagens : 253
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: ola estou com uma ideia de um jogo.. ajuda ae
Oi, joakabmx.
Pelo visto, você está começando a lidar com produção de jogos.
Realmente, existe um caminho longo até começar a sair alguma coisa bacana. Nos tutoriais, você aprende muita coisa.
Importar backgrounds e sprites é muito simples, o manual te dá tudo mastigado. Temos uma tradução do manual aqui no fórum.
A movimentação das personagens é feita animando-se as sprites. O deslocamento, com um pouco de programação - e é aí que entram os tutoriais.
Os inimigos já são mais complicados, talvez você precise de alguns tutoriais mais avançados.
"Poxa, mas vocês só sabem recomendar tutoriais?"
É que não sabemos o ponto em que você quer chegar. Note que eu te dei uma dica pra movimento e outra pra deslocamento. É porque não ficou claro o que você quis dizer com "movimento". E não ficou claro porque, provavelmente, você nunca tentou fazer um jogo e não sabe quais perguntas fazer ou como fazer as perguntas.
Existe uma ferramenta chamada GDD (game design document) que a maioria dos novatos se recusam a usar, mas depois acabam cedendo, com a experiência. Resumindo, é um texto em que você descreve todo o jogo, sem escrever nenhuma linha de código. Use a organização e linguagem que você quiser, pode até escrever palavrões, mas escreva tudo, detalhadamente (ou o mais detalhadamente possível).
Se você chegar num nível extremo de detalhamento, a programação vai estar quase feita, bastando traduzir o seu texto pra linguagem de programação.
Exemplos:
Pouco detalhado: "os inimigos ficam indo e vindo"
Muito detalhado: "O jogo é em plataforma. Os inimigos ficam parados até que a tela ativa se aproxime deles, quando começarão a deslocar-se horizontalmente, com velocidade fixa. Eles ignorarão os finais de pista, caindo se for o caso. Se houver alguma parede no caminho, que os impeça de seguir na direção em que estão, eles continuarão até tocar essa parede, invertendo o sentido de deslocamento. Ao tocar o chão, caindo, ou uma parede, andando, um som rápido e não muito alto toca. O som é o mesmo nos dois eventos."
Se você se encher com a programação e quiser recrutar um programador, será importante ter um GDD pra que ele possa avaliar seu projeto. Se ele botar fé, pode programar o jogo todo, enquanto você só desenha. Mas pra botar fé, ele precisa saber porque seu jogo é melhor que outros.
Pelo visto, você está começando a lidar com produção de jogos.
Realmente, existe um caminho longo até começar a sair alguma coisa bacana. Nos tutoriais, você aprende muita coisa.
Importar backgrounds e sprites é muito simples, o manual te dá tudo mastigado. Temos uma tradução do manual aqui no fórum.
A movimentação das personagens é feita animando-se as sprites. O deslocamento, com um pouco de programação - e é aí que entram os tutoriais.
Os inimigos já são mais complicados, talvez você precise de alguns tutoriais mais avançados.
"Poxa, mas vocês só sabem recomendar tutoriais?"
É que não sabemos o ponto em que você quer chegar. Note que eu te dei uma dica pra movimento e outra pra deslocamento. É porque não ficou claro o que você quis dizer com "movimento". E não ficou claro porque, provavelmente, você nunca tentou fazer um jogo e não sabe quais perguntas fazer ou como fazer as perguntas.
Existe uma ferramenta chamada GDD (game design document) que a maioria dos novatos se recusam a usar, mas depois acabam cedendo, com a experiência. Resumindo, é um texto em que você descreve todo o jogo, sem escrever nenhuma linha de código. Use a organização e linguagem que você quiser, pode até escrever palavrões, mas escreva tudo, detalhadamente (ou o mais detalhadamente possível).
Se você chegar num nível extremo de detalhamento, a programação vai estar quase feita, bastando traduzir o seu texto pra linguagem de programação.
Exemplos:
Pouco detalhado: "os inimigos ficam indo e vindo"
Muito detalhado: "O jogo é em plataforma. Os inimigos ficam parados até que a tela ativa se aproxime deles, quando começarão a deslocar-se horizontalmente, com velocidade fixa. Eles ignorarão os finais de pista, caindo se for o caso. Se houver alguma parede no caminho, que os impeça de seguir na direção em que estão, eles continuarão até tocar essa parede, invertendo o sentido de deslocamento. Ao tocar o chão, caindo, ou uma parede, andando, um som rápido e não muito alto toca. O som é o mesmo nos dois eventos."
Se você se encher com a programação e quiser recrutar um programador, será importante ter um GDD pra que ele possa avaliar seu projeto. Se ele botar fé, pode programar o jogo todo, enquanto você só desenha. Mas pra botar fé, ele precisa saber porque seu jogo é melhor que outros.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» ajuda: ideia para jogo
» Idéia para jogo de iniciant (prim eiro jogo que pretendo completar) dou créditos!
» não estou conseguindo. (ajuda)
» Oi.. Estou de volta, pedindo ajuda com IA. kkk
» Estou fazendo um jogo de tiro...
» Idéia para jogo de iniciant (prim eiro jogo que pretendo completar) dou créditos!
» não estou conseguindo. (ajuda)
» Oi.. Estou de volta, pedindo ajuda com IA. kkk
» Estou fazendo um jogo de tiro...
GMBR :: Projetos :: Idéias e Enredos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos