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Oque torna um jogo divertido e viciante?
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Adilson Thiago Vieira
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Oque torna um jogo divertido e viciante?
Procurei alguma coisa na net a respeito e não encontrei nada...
Em sua opinião,oque um jogo precisa para ser divertido e viciante?
Até mais!
Em sua opinião,oque um jogo precisa para ser divertido e viciante?
Até mais!
Adilson Thiago Vieira- Games Ranking :
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Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
ter cores e ser bem animado não bichos palio isto não é muito bom e para ser viciante um jogo cheio de fases ou simplesmente fases mega-dificeis ou fase infinita
LightSpeedy- Games Ranking :
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Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
Eu também estou tentando isso...
Pelo que vejo, é mais ou menos isso:
- Ter sempre mais fases, não limitar à um numero, ou sempre faça updates colocando mais fases. Quando você termina o jogo fica chato. Ou então faça um jogo infinito.
- Ter sempre recompensas por ações pequenas e grandes.
- Colocar um tipo de moeda pra poder comprar coisas de interesse.
- Não deixar o jogo ficar fácil mesmo depois de terminar ou estar num nível avançado.
- Ter controles simples. Ninguém quer ficar decorando isso.
Tem mais algo?
Até mais
#Edit:
Pelo que vejo, é mais ou menos isso:
- Ter sempre mais fases, não limitar à um numero, ou sempre faça updates colocando mais fases. Quando você termina o jogo fica chato. Ou então faça um jogo infinito.
- Ter sempre recompensas por ações pequenas e grandes.
- Colocar um tipo de moeda pra poder comprar coisas de interesse.
- Não deixar o jogo ficar fácil mesmo depois de terminar ou estar num nível avançado.
- Ter controles simples. Ninguém quer ficar decorando isso.
Tem mais algo?
Até mais
#Edit:
Não sei muito no que os gráficos podem influenciar, apenas pode ter uma melhor imersão. Veja CatMario.ninja33733 escreveu:ter cores e ser bem animado não bichos palio isto não é muito bom
Concordo.ninja33733 escreveu:e para ser viciante um jogo cheio de fases
Fases mega-difíceis são meio ruins... você pode desistir do jogo por não conseguir... mas fase infinita é bom pois a diversão nunca acaba xDninja33733 escreveu:ou simplesmente fases mega-dificeis ou fase infinita
Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
criar personagens deixa o jogo mega-divertido na minha opinião eu gostava mais de the godfather e wwe porq dava pra criar personagens nele!
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Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
exagerei em mega-dificeis mais ou menos dificiul iniciante como o fantastic rush da fase 5 pra cima
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Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
Pra fazer um jogo que prenda a atenção das pessoas você tem que ter muita experiência como jogador, ou seja você já tem que ter jogado muito jogos diferentes.
E a partir da sua ideia inicial você vai acrescentar elementos de outros jogos já existentes que você jogou e sabe que as pessoas gostaram.
Quem não joga vídeo game não vai conseguir fazer um bom jogo, é como um cozinheiro que não gosta de comida, como vai saber se o que está fazendo é bom se ele nunca provou?
Se quer fazer bons jogos, comece a jogar games antigos, principalmente os arcades.
Baixe o emulador MAME e experimente todos os jogos que poder pra conhecer.
E a partir da sua ideia inicial você vai acrescentar elementos de outros jogos já existentes que você jogou e sabe que as pessoas gostaram.
Quem não joga vídeo game não vai conseguir fazer um bom jogo, é como um cozinheiro que não gosta de comida, como vai saber se o que está fazendo é bom se ele nunca provou?
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cascavelo- Games Ranking :
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Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
na minha opnião oq deixa um jogo divertido e viciante é uma boa historia e a possibilidade do jogador pode alterar um grande parte do jogo, ou seja ser um jogo bem interativo, as vezes coisas simples como só mudar a cor de tal coisa do jogo faz o jogador querer ganhar "moedas" para conseguir, alias claro de uma grande liberdade para o jogador, como ja foi citado, muitas fases assim o jogo demora para ser acabo e começa a fazer o jogador saber qual sera o enredo da historia, ;) é isso na minha opnião, para mim graficos não importam tanto desde que combine com a ideia do jogo, isso é a minha opnião ;D
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Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
Loja(ganhar dinheiro tipo tenho que ficar jogando dai eu vou pegando tipo transformice PEGUE 1 QUEIJO = 1 QUEIJO NA LOJA e que tenha itens legais como cabelo,roupa, etc...) e nivel tipo um cara que joga bastante tempo é nivel mais alto claro tendeu dai o objetivo dos outros jogadores é passar o nivel do top(DO RANK) etc...
Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
Isso é relativo! Nada é definido! Vai do gosto de cada um! E do momento!
Cada um tem seu momento e o seu jogo do momento. Depois larga e parte para outros!
Mas uma boa história, gráficos, qualidade, jogabilidade dificuldade balanceada e ineresse no tiipo de game podem prender o jogador. Desafio costuma prender por um tempo.
O jogo pode até ser uma porcaria para uns mas para aquele naquele momento é o ideal!
Não dá pra se falar em games sem citar jogos que conhecemos para comparar!
Observem os jogo atuais que estão fazendo sucesso! Exemplo o do tipo
angry byrds eu por acaso até gostei do jogo, é viciante, mas chega num ponto que enjoamos!
Outros tipo resident evil, gta, prince of persia, zelda, chrono tigger e outros: encrespei ate zerar depois cabô a graça.
(esse zelda e chrono tigger desisti por não conseguir cansei)
Tem games hardcore que parecem infinitos mas que cansa.
Então a ideia atual é um novo tipo de game mutante! Ou seja: nuncaserá o mesmo!
fora isso toda repetição cansa, mas a imprensção de nunca acabar, ou frutrações ou facilidades demais cansa.
até o momento acho que não há esse game que não enjoe.
Cada um tem seu momento e o seu jogo do momento. Depois larga e parte para outros!
Mas uma boa história, gráficos, qualidade, jogabilidade dificuldade balanceada e ineresse no tiipo de game podem prender o jogador. Desafio costuma prender por um tempo.
O jogo pode até ser uma porcaria para uns mas para aquele naquele momento é o ideal!
Não dá pra se falar em games sem citar jogos que conhecemos para comparar!
Observem os jogo atuais que estão fazendo sucesso! Exemplo o do tipo
angry byrds eu por acaso até gostei do jogo, é viciante, mas chega num ponto que enjoamos!
Outros tipo resident evil, gta, prince of persia, zelda, chrono tigger e outros: encrespei ate zerar depois cabô a graça.
(esse zelda e chrono tigger desisti por não conseguir cansei)
Tem games hardcore que parecem infinitos mas que cansa.
Então a ideia atual é um novo tipo de game mutante! Ou seja: nuncaserá o mesmo!
fora isso toda repetição cansa, mas a imprensção de nunca acabar, ou frutrações ou facilidades demais cansa.
até o momento acho que não há esse game que não enjoe.
Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
Coisas importantes que eu acho é :
- Jogabilidade rápida , precisa e diversificada.
- Sprites sem muitos detalhes que visem simplesmente o tema do jogo.
- Possibilidades a gosto.
- Jogo com dificuldade e coisas "secretas" que fazem o jogador se sentir impressionado ao descobrir.
Pra mim isso são as principais características de um jogo viciante e gostoso de se jogar.
- Jogabilidade rápida , precisa e diversificada.
- Sprites sem muitos detalhes que visem simplesmente o tema do jogo.
- Possibilidades a gosto.
- Jogo com dificuldade e coisas "secretas" que fazem o jogador se sentir impressionado ao descobrir.
Pra mim isso são as principais características de um jogo viciante e gostoso de se jogar.
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
Muito obrigado pessoal por suas opinioes(vai ser util para muita gente,eu acho).
Em minha opinião,a dificuldade ajuda o jogo a ficar mais divertido,pois quanto mais você quer finalizar a fase,mais você luta,mais você se diverte,você fica feliz por ter ganhado algo que era dificil,sente como uma conquista! =]
Mas claro,como foi dito pelo Luiz,a dificuldade tambem pode desanimar o jogador,se em exesso! rsrs
Flws \o
Em minha opinião,a dificuldade ajuda o jogo a ficar mais divertido,pois quanto mais você quer finalizar a fase,mais você luta,mais você se diverte,você fica feliz por ter ganhado algo que era dificil,sente como uma conquista! =]
Mas claro,como foi dito pelo Luiz,a dificuldade tambem pode desanimar o jogador,se em exesso! rsrs
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Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
Eu particularmente curto muito a questão de ter de tomar decisões nos jogos, fazendo com que cada jogador tenha uma campanha diferente, e até mesmo a possibilidade de fazer tudo diferente se jogares novamete.
Tais jogos, como Fallout e Skyrim, no qual você pode tomar decisões a todo momento, e também jogos no qual pode-se decidir como sua personagem será mesmo que a história não fuja de um padrão, como Final Fantasy XII, prendem muito o jogador e normalmente rendem 50+ horas de jogo.
Até mais!
Tais jogos, como Fallout e Skyrim, no qual você pode tomar decisões a todo momento, e também jogos no qual pode-se decidir como sua personagem será mesmo que a história não fuja de um padrão, como Final Fantasy XII, prendem muito o jogador e normalmente rendem 50+ horas de jogo.
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Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
pra mim, um jogo viciante e divertido é aquele jogo com estilo próprio, aquele jogo que tem muitas fases e quando você acha que ja acabou, só está começando, cheio de passagens secretas e que não seja facil de mais tbem ;)
Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
Eu gosto quando o jogo é frenetico com uma música boa, tipo Left 4 Dead
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Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
Existem várias coisas que podem tornar um jogo divertido, a interação entre o jogo e a música de fundo é um grande exemplo, nem sempre um jogo precisa ser agitado, um jogo lento se torna muito mais elegante do que um agitado, principalmente com ótimos gráficos, Sword and Sorcery é um grande exemplo disso.
Tomar decisões também torna o jogo muito interessante, alguém aí já jogou Cave Story? Diversas vezes pedem para você trocar de arma, perguntam para você se você quer lutar, isso faz você "entrar no jogo", o jogo fica muito mais interessante, os jogos bons são aqueles que você pode recomeçar o jogo várias vezes sem passar pelo mesmo caminho.
Sim, "coisas secretas" tornam o jogo muito legal mesmo, aliás, os jogadores adoram surpresas, quem diria que o espinho do sonic 3 ganharia vida e começaria a andar, faz o jogador se sentir especial, por mais que seja um detalhe bobo como uma calcinha atrás de uma parede falsa (Cave Story), isso faz o jogador se sentir especial, faz o jogador se surpreender, e quem não gosta de surpresas? até =)
Tomar decisões também torna o jogo muito interessante, alguém aí já jogou Cave Story? Diversas vezes pedem para você trocar de arma, perguntam para você se você quer lutar, isso faz você "entrar no jogo", o jogo fica muito mais interessante, os jogos bons são aqueles que você pode recomeçar o jogo várias vezes sem passar pelo mesmo caminho.
Sim, "coisas secretas" tornam o jogo muito legal mesmo, aliás, os jogadores adoram surpresas, quem diria que o espinho do sonic 3 ganharia vida e começaria a andar, faz o jogador se sentir especial, por mais que seja um detalhe bobo como uma calcinha atrás de uma parede falsa (Cave Story), isso faz o jogador se sentir especial, faz o jogador se surpreender, e quem não gosta de surpresas? até =)
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Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
1= Boa jogabilidade
2= Graficos bonitos
3= Panorama incrivel
4= Menu amigavel
5= Alta interatividade
Com isso seu jogo vai ficar muito bom!
2= Graficos bonitos
3= Panorama incrivel
4= Menu amigavel
5= Alta interatividade
Com isso seu jogo vai ficar muito bom!
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Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
Nem conte com isso no mercado casual.Adilson Thiago Vieira escreveu:Em minha opinião,a dificuldade ajuda o jogo a ficar mais divertido,pois quanto mais você quer finalizar a fase,mais você luta,mais você se diverte,você fica feliz por ter ganhado algo que era dificil,sente como uma conquista! =]
Basta morrer umas duas vezes que já desistem do jogo ainda mais se não tiver um checkpoint bem encima da onde perdeu.
O consumidor hoje em dia está tão mimado que quer até mudar o final da história para lhe agradar, como aconteceu com Mass Effect 3.
Em indie games apenas três coisas parecem funcionar, marketing, arte ou inovação.
Angry Birds é o mais comum dos comuns jogos de física. A sorte que os desenvolvedores tiveram tornando o jogo um meme é impressionante.
Bastion teve seu principal destaque pela sua arte. Ótimas música, gráficos de cenário pintados e a história ainda é contada por um narrador na hora que as coisas acontecem. Graças a sua arte Bastion ganhou diversos prêmios e vendeu bastante.
Inovação e jogos exoticos são cada vez mais comum pois a maioria das pessoas desenvolvendo com pequenos grupos está fazendo isso por realmente gostar e criatividade é o que não falta pra elas.
E ainda tem desenvolvedores como a Zynga que fazem jogos cheios de técnicas e artimanha para torna-los o mais viciante possível como é o caso daqueles jogos de fazenda.
Por exemplo, o fato do jogador ter algum prêmio por logar no outra dia ou ter que manter sua área sobre vigilância para outro jogador não estraga-la.
Não vejo muita satisfação pessoal (que é o que muitos indie desenvolvedores buscam) em fazer diversos jogos com as mesmas mecânicas entediantes (mas funcionais), mas como uma empresa visando lucros é um bom método.
Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
Mais uma vez obrigado a todos pelas opiniões!
kkkk pior que é verdade.Nem conte com isso no mercado casual.
Basta morrer umas duas vezes que já desistem do jogo ainda mais se não tiver um checkpoint bem encima da onde perdeu.
O consumidor hoje em dia está tão mimado que quer até mudar o final da história para lhe agradar, como aconteceu com Mass Effect 3.
Concordo plenamente,ou foi muita sorte, ou muita criatividade/logica.Angry Birds é o mais comum dos comuns jogos de física. A sorte que os desenvolvedores tiveram tornando o jogo um meme é impressionante.
Bastion teve seu principal destaque pela sua arte. Ótimas música, gráficos de cenário pintados e a história ainda é contada por um narrador na hora que as coisas acontecem. Graças a sua arte Bastion ganhou diversos prêmios e vendeu bastante.
Inovação e jogos exoticos são cada vez mais comum pois a maioria das pessoas desenvolvendo com pequenos grupos está fazendo isso por realmente gostar e criatividade é o que não falta pra elas.
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Re: Oque torna um jogo divertido e viciante?
Uma história bem escrita, gráficos bonitos, sons bonitos - tudo isso são recompensas pro jogador. Por jogar seu jogo ou por jogar BEM o seu jogo.
Acho que um bom sistema de recompensas é o que resolve qualquer jogo. O problema é definir quais recompensas são adequadas. Já levei um puxão de orelha porque tinha usado um efeito bacana demais num momento muito repetitivo de um jogo. Diminuí a visibilidade do efeito e, de fato, o jogo melhorou.
Um som simples, um "blip", pode ser uma recompensa pra pegar uma moeda. Ninguém vai se dar o trabalho de apertar um botão pra ouvir um "blip", mas se o jogo sem o "blip" ficar menos simpático que com o "blip", isso significa que o "blip" é uma boa recompensa.Uma pequena fanfarra e uma vida podem incentivar o jogador a pegar 100 moedas.
Acumular coisas (vou continuar com moedas, mas pode ser xp, pode ser anéis de poder, pode ser qualquer coisa) é um truque pra lá de comum nos jogos. Trocar elas por bônus à escolha em lojas (ou telas de upgrade) ou simplesmente receber uma recompensa (como subir de nível) já é menos recente (mas também não é novidade).
Não precisa ser complexo. Se está no jogo, alguém colocou lá e é possível pegar, então VALE A PENA pegar aquilo. Alguns são fisgados por efeitos visuais geniais, outros por alteração na jogabilidade, outros pelo destaque com relação aos demais jogadores. Use com seu jogador a isca que ele morde.
Tenho notado uma tendência de socialização nos jogos. Veja na minha assinatura, estou (atualmente) jogando "candy crush saga". É um jogo meio idiota, no sentido de trazer poucas novidades NA ENGINE PRINCIPAL, mas muito bem feito. É (mais) um clone do bejeweled, até bem melhorado, mas ainda a idéia principal é ser um clone do bejeweled.
Mas ele tem uma engine secundária, que é o que deixa ele espetacular. Ele está ligado ao facebook.
Aí, você envia vidas aos seus contatos. Você PEDE vidas aos seus contatos. Voce convida seus contatos a jogarem o jogo, pra poder pedir vidas a eles. E você gera um assunto sobre o qual conversar com seus contatos.
Você se sente caridoso ao enviar vidas. Se sente agradecido com os que te enviam vidas. Mas, principalmente, você quer que seus amigos estejam jogando, pra poderem trocar vidas.
Então existe essa nova recompensa. Contato com seus amigos. E o jogo oferece essa recompensa, então você joga.
É patético ter uma troca de vidas como contato com os amigos? Talvez. Mas isso é problema do jogador. Nós somos desenvolvedores.
Claro, o jogo ainda tem várias outras engines, que são máquinas de dinheiro. Eu estou muito envergonhado de não ter criado o candy crush saga. Mas o aspecto relevante dele é essa nova recompensa.
Acho que um bom sistema de recompensas é o que resolve qualquer jogo. O problema é definir quais recompensas são adequadas. Já levei um puxão de orelha porque tinha usado um efeito bacana demais num momento muito repetitivo de um jogo. Diminuí a visibilidade do efeito e, de fato, o jogo melhorou.
Um som simples, um "blip", pode ser uma recompensa pra pegar uma moeda. Ninguém vai se dar o trabalho de apertar um botão pra ouvir um "blip", mas se o jogo sem o "blip" ficar menos simpático que com o "blip", isso significa que o "blip" é uma boa recompensa.Uma pequena fanfarra e uma vida podem incentivar o jogador a pegar 100 moedas.
Acumular coisas (vou continuar com moedas, mas pode ser xp, pode ser anéis de poder, pode ser qualquer coisa) é um truque pra lá de comum nos jogos. Trocar elas por bônus à escolha em lojas (ou telas de upgrade) ou simplesmente receber uma recompensa (como subir de nível) já é menos recente (mas também não é novidade).
Não precisa ser complexo. Se está no jogo, alguém colocou lá e é possível pegar, então VALE A PENA pegar aquilo. Alguns são fisgados por efeitos visuais geniais, outros por alteração na jogabilidade, outros pelo destaque com relação aos demais jogadores. Use com seu jogador a isca que ele morde.
Tenho notado uma tendência de socialização nos jogos. Veja na minha assinatura, estou (atualmente) jogando "candy crush saga". É um jogo meio idiota, no sentido de trazer poucas novidades NA ENGINE PRINCIPAL, mas muito bem feito. É (mais) um clone do bejeweled, até bem melhorado, mas ainda a idéia principal é ser um clone do bejeweled.
Mas ele tem uma engine secundária, que é o que deixa ele espetacular. Ele está ligado ao facebook.
Aí, você envia vidas aos seus contatos. Você PEDE vidas aos seus contatos. Voce convida seus contatos a jogarem o jogo, pra poder pedir vidas a eles. E você gera um assunto sobre o qual conversar com seus contatos.
Você se sente caridoso ao enviar vidas. Se sente agradecido com os que te enviam vidas. Mas, principalmente, você quer que seus amigos estejam jogando, pra poderem trocar vidas.
Então existe essa nova recompensa. Contato com seus amigos. E o jogo oferece essa recompensa, então você joga.
É patético ter uma troca de vidas como contato com os amigos? Talvez. Mas isso é problema do jogador. Nós somos desenvolvedores.
Claro, o jogo ainda tem várias outras engines, que são máquinas de dinheiro. Eu estou muito envergonhado de não ter criado o candy crush saga. Mas o aspecto relevante dele é essa nova recompensa.
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