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Mensagem por Gusba Dom 19 Abr 2009, 21:37

esse é meu novo script , que gera menus se adequando com com a altura, largura da fonte, tamanho do texto, e outros aspectos, totalmente automatico, pratico e rapido, vale a pena conferir, ele deve ser usado em um evento draw, nao necessita sprites, oq economiza memoria, testen e digam oq acham, ele retorna o botao q foi clicado, contando do 0 (zero) para cima, se o mouse estiver fora de qualquer botao, ele retorna -1, tentem e digam oq acham, vlw!



Código:
// draw_menu(str,x,y,espaço entre os botoes,fonte,cor mouse em cima, cor sem mause , cor da borda , cor do texto);
// str = string dos nomes dos botoes, dividos por "|" ex: "Jogar|Sair"

draw_set_font(argument4);
if (!variable_local_exists("a")) {
    argument0 = string_replace_all(argument0,"|","#");
    hh = string_height("A");
    ww = string_width(argument0);
    xx = argument1;
    yy = argument2;
    esp = argument3 + 11;
   
   
    botao[0] = "";
    a = 0;
    for ( i = 1 ; i <= string_length(argument0) ; i += 1 ) {
        if (string_char_at(argument0,i) == "#") {
            a += 1;
            botao[a] = "";
            botao[a-1] = string_replace_all(botao[a-1],"#","");
        }
        botao[a] += string_char_at(argument0,i);
    }
    botao[a] = string_replace_all(botao[a],"#","");
}


for ( i = 0 ; i <= a ; i += 1 ) {
    if (mouse_x >= xx and mouse_y >= (yy + (i*(hh+esp))) and mouse_x <= ( xx + ww + 20 ) and mouse_y <= yy + (i*(esp+hh)) + (hh+10)) {
        ii = i;
        draw_rectangle_color(xx,yy + (i*(esp+hh)),xx + ww + 20,yy + (i*(esp+hh)) + (hh+10) ,argument5,argument5,argument5,argument5,false);
    }
    else {
        draw_rectangle_color(xx,yy + (i*(esp+hh)),xx + ww + 20,yy + (i*(esp+hh)) + (hh+10) ,argument6,argument6,argument6,argument6,false);
        ii = -1;
    }
    draw_rectangle_color(xx,yy + (i*(esp+hh)),xx + ww + 20,yy + (i*(esp+hh)) + (hh+10) ,argument7,argument7,argument7,argument7,true);
    draw_text_color(xx - (round(string_width(botao[i]))/2) + (ww/2) + 10,6+(yy + (i*(hh+esp))),botao[i],argument8,argument8,argument8,argument8,1);
    if (mouse_check_button_pressed(mb_left)) {
        return(ii);
    }
}
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draw_menu2 Empty Re: draw_menu2

Mensagem por CPinheiro Seg 20 Abr 2009, 01:09

Cara, acho que ficaria melhor se você tivesse editado o outro tópico...

Bem, gostei, ficou um pouco parecido com o qual estou fazendo (também vou usar draw_rectangle_color). Entretanto, fui testar e ele não se adequou ao tamanho do texto, como você falou. O texto "Créditos" ultrapassou a largura do botão.

Estou vendo que você domina uma das minhas maiores fraquezas: o for. De boa, nunca consigo usar isso direito. x(

Fora isso, bom script. Mas vê se pede pro Janx para deletar o outro tópico ou esse, para não ficar com dois do mesmo tipo.

Flw!
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Mensagem por Gusba Seg 20 Abr 2009, 13:46

aki ele se adequada ao tamnho, altura e largura, mas deve usar uma, com a fonte padrao nao funciona eu axo
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draw_menu2 Empty Re: draw_menu2

Mensagem por Igor KinGamer Ter 21 Abr 2009, 13:28

Tá bem massa, parabéns!


Só tem uma coisa: Ali no início, você checa (ô conjugação obcena Laughing) se não existe uma variável chamada "a", caso não exista, ocorre tudo bem, mas se já existe, dá erro...

Acho que daria, mas seria muito complicado você escolher o nome dessa variável testando se já existe (ex.: se já existe "a", vai ser "b", se já existe "b", vai ser "c", [...] se já existe, vai ser "z"...), isso preencheria a memória salva pela ausência de sprites No.
Então acho melhor você destacar isso pra quem for pegar o script escolher o nome da variável e não se ferrar tentando achar o erro caso já exista uma variável com esse nome Laughing


Mais uma vez, parabéns Very Happy
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draw_menu2 Empty Re: draw_menu2

Mensagem por Gusba Ter 21 Abr 2009, 14:04

valeu cara, fiz esse script para facilitar a gereção de menus, e acho que de ucerto, o segredo e´trocar a var por um nome absurdo, tipo ______olaqtal____, q acredti oq ninguem vai ter, ou usar um argument q tambem funfa, se achar algum erro, avisa ai, valeu!
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