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Mensagem por NPH Seg 22 Abr 2013, 11:20

Pena que será só dia 4 de maio, pois minhas férias acabam dia 2 de maio... Dessa não poderei participar... nuu
Foi mals, apesar de eu nunca ter a oportunidade de participar de nenhum concurso, pois sempre me acontece algo que me impede, como esse caso, que o concurso só irá ter início dia 4 e eu volto a trabalhar dia 2 (quinta feira).
Não querendo ser chato, mas eu nunca ganhei nada, e também sei que tem pessoas muito mais criativas do que eu.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Seg 22 Abr 2013, 11:41

To dentro galera, vou participar com certeza vist que tem mais tempo e já tem engine.
Espero que ele não complique as gmls, pq eu gosto de deixar tudo certinho e bem organizado.(90% das vezes)
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Mensagem por theguitarmester Seg 22 Abr 2013, 14:32

Outro concurso!
bom, até queria participar de algum, mas acho que esse não seja o certo, pel menos pela proposta que vi até agora.

Não gostei do tema do concurso, achei meio limitador, terei que apenas acabar o jogo, mesmo que possa mudar, não posso mudar muito, senão não poderei participar, por estar diferente demais da proposta inicial.
então a engine só será de um jeito, visão aérea, plataforma, 3D, puzzle, ou vai ter várias, e terá coisas que não precisaria ter, e não seria como completar um jogo.

Mas ele parece ter seus lados bons, como já ter algo para fazer, não precisando fazer a base, e acelerando o processo.
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Mensagem por Gonçalves Seg 22 Abr 2013, 16:57

Acho a proposta do concurso interessante, tem um certo toque de abstratismo. Espero que não limitem muito as ações dos participantes, para que assim cada um pegue a ideia inicial e transforme no que parecia ser o rumo ideal para o jogo.

Gostei da ideia, tentarei participar de um concurso pela primeira vez. Esse me chamou bastante a atenção!

Até mais!
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Mensagem por Mr.Rafael Seg 22 Abr 2013, 18:23

theguitarmester escreveu:Outro concurso!
bom, até queria participar de algum, mas acho que esse não seja o certo, pel menos pela proposta que vi até agora.

Não gostei do tema do concurso, achei meio limitador, terei que apenas acabar o jogo, mesmo que possa mudar, não posso mudar muito, senão não poderei participar, por estar diferente demais da proposta inicial.
então a engine só será de um jeito, visão aérea, plataforma, 3D, puzzle, ou vai ter várias, e terá coisas que não precisaria ter, e não seria como completar um jogo.

Mas ele parece ter seus lados bons, como já ter algo para fazer, não precisando fazer a base, e acelerando o processo.
Alto lá! Eu não disse que você precisa ficar preso às raízes da engine: qualquer alteração é permitida, seu jogo pode ser qualquer coisa que a engine permita fazer ou que você consiga adaptar. Só de uma engine RPG, por exemplo, já se pode fazer sobrevivência zumbi, GTA clone, corrida e Tower Defense.

Posso garantir que os projetos selecionados possuem estilos livres o bastante para que os participantes tenham toda a liberdade adequada. E se um recurso incomodar alguém, ele pode naturalmente removê-lo (da mesma forma que o Windows 7 possui um efeito inútil de transparência e eu simplesmente o desabilito). No mais, boa sorte em outro concurso. Smile

Gonçalves escreveu:Acho a proposta do concurso interessante, tem um certo toque de abstratismo. Espero que não limitem muito as ações dos participantes, para que assim cada um pegue a ideia inicial e transforme no que parecia ser o rumo ideal para o jogo.

Gostei da ideia, tentarei participar de um concurso pela primeira vez. Esse me chamou bastante a atenção!

Até mais!
Posso garantir que não haverá limitações severas. Aliás, a parte que eu mais me preocupei em arrumar nas regras foi justamente como os participantes poderiam alterar o jogo, o que acredito que não terá nenhum problema. Very Happy

o/
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Mensagem por voganha Ter 23 Abr 2013, 14:00

só será aceito gmk ? ou pode ser .exe.
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Mensagem por moisesBR Ter 23 Abr 2013, 15:24

essa eu respondo:
tem que ser gmk, pois precisamos ver o que modificou. Sem falar que a engine tem registros de quando foi criada.
Os jogos deverão ser enviados via MP para o Mr.Rafael (eu mesmo). Envie seu projeto em GMK durante o período de duração do concurso, preferencialmente com o seguinte formulário:
Assunto: "#CoJ - Nome do seu jogo"

Nome do jogo: "Nome do seu jogo."
Descrição: "Descreva como é o seu jogo."
Controles: "Descreva os controles do seu jogo."
Link de download: "Link de download do arquivo GMK"

Outra coisa que venho reclamando:
Seria muito bom fazerem udo do info para guardar informações e como usar o game, mas tem muitos que não gostam então pelo menos um documento(doc, txt ou pdf) seria útil ou mesmo no proprio game.
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Mensagem por Bruno_13 Ter 23 Abr 2013, 17:48

to dentro vou dar tudo de mim!
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Mensagem por yiahooo Qui 25 Abr 2013, 17:20

tem problema se eu nao souber meche com codgo?
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Mensagem por Davicvic Qui 25 Abr 2013, 18:34

@yiahoo
Problema talvez nenhum na regra do concurso, mas que vai dificultar bastante de você editar o jogo, vai, concerteza...
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Mensagem por MagnetBomber Qui 25 Abr 2013, 18:39

Pra dar uma forcinha, vá no menu file>preferences>scripts and codes>show auto-completion options. Marque esta opção. Quando vc escrever pelo menos duas letras do script, sugestões de como será o resto aparecem. Assim fica mais fácil de editar.
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Mensagem por Mr.Rafael Ter 30 Abr 2013, 21:55

Só passando para dar uma reanimada a quem vai participar...
Bem, faltam poucos dias para o início do concurso, e eu resolvi adiantar um pouco a surpresa sobre o que mais ou menos vocês irão perceber no dia 4...

[ENCERRADO]#CoJ - Complete o Jogo - Página 2 Projetao

Parece uma engine de RPG, certo? Agora vamos a um PQNPMPP (Perguntas Que Ninguém Perguntou, Mas Podem Perguntar):

Q:O jogo tem que ser obrigatoriamente um RPG?
R: Não, você pode montar o gênero que quiser e até onde sua criatividade puder alcançar. Mas claro, você terá que usar a engine que será entregue no dia 4.

Q:O que mais ou menos eu posso criar com essa engine?
R: O estilo do jogo é top-down, certo? Então, vamos lá: GTA, sobrevivência zumbi, Pokémon, RPG normal, Tower Defense, Fangame de Yume-Nikki, jogo de estratégia, etc. Como podem ver, são muitas as possibilidades, basta ser criativo e não ficar preso na ideia de que "todo jogo top-down precisa ser RPG medieval".

Q:Então eu só posso criar jogos desse gênero?
R: Não, pode criar o que você quiser, do jeito que você conseguir usando a engine.

Q:E como é a programação da engine? Ela é fácil de entender?
R: A engine funciona bem, mas executa funções bastantes simples de forma exageradamente complexa (darei destaque para o inventário e a barra de saúde). Se ela é fácil? Bem, eu não posso realmente afirmar isso, mas o funcionamento é bem separado e algumas partes do código estão comentadas. Então acho que com uma boa dedicação é possível compreender bem o funcionamento com alguns testes.

Q:Eu não gosto de top-down, posso remontar o estilo da engine por completo?
R: Vamos analisar: a engine foi projetada inicialmente por mim como um projeto de RPG em estilo top-down. Naturalmente, todos os recursos utilizados por ela estão pensados para serem usados apenas neste estilo. Mas a resposta é... depende. Seria um grande desafio conseguir adaptar uma engine de top-down para fazer o jogo se comportar como uma plataforma, mas tudo depende de suas habilidades.

Q:Posso remover a programação das barras de saúde e do inventário?
R: Honestamente? Sim, pode. Aliás, eu prevejo que esta será a primeira coisa que vocês terão problemas na hora de alterar. Também pensei pelo excesso de objetos para fazer simples ações e por este motivo eu permiti que 65% do código-fonte possa ser reescrito. Quando estiverem com o GMK em mãos, vocês logo irão perceber o que precisa ser reescrito de verdade...

Q:Mas afinal, eu tenho que completar ou montar meu próprio jogo?
R: O simples ato de utilizar a engine para construir um projeto completo já é considerado um "progresso" no rumo do jogo. Não se sinta forçado a trabalhar nos gráficos atuais, ou deixar o nome padrão do personagem ali. Analise o source, e construa o jogo da forma que você gostaria que ele fosse completado. Smile

Q:Ué... como assim? O que é para fazer afinal?
R: Esperar o anúncio do GMK no tópico, depois baixar e editar ele, uai!

Q:O que eu posso mudar nele? Quais são as restrições?
R: As restrições não são tão rígidas quanto parecem ser. Apenas perca o medo de editar demais, faça com o jogo o que você achar melhor. Mas claro: não vale dar <new project> nem zerar o GMK original para depois montar tudo do zero. Very Happy

Q:O tempo não é meio curto para mudar tudo isso não?
R: Tendo em vista que o trabalho só consiste em estudar e alterar a engine, até que o tempo está bem folgado... Rolling Eyes

Q:Poderia citar alguns dos problemas visíveis da engine?
R: Excesso de variáveis globais, sistema exageradamente complexo para uma barra de saúde, o inventário pode ser optimizado e muitos objetos para complementar um só botão, para citar alguns. E sim: vocês poderão deletar/reescrever esses sistemas sem problemas.
Bem, é isso. No dia 4, postarei aqui de novo, dessa vez para anunciar o source do jogo. Até mais!

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Mensagem por Ipojuca Qua 01 maio 2013, 09:51

Não me parece muito difícil alterar uma engine top-down, para uma de plataforma...
O que me preocupa mais é como e porque existem tantas variáveis globais, e se elas estão corretamente explicadas...

Outra PQNPMPP:
Caso eu não utilize alguns recursos, posso apagar eles da engine? Ou isso aumentaria a porcentagem de alteração?

Obs: (Vai ser um pouco complicado realizar este tipo de avaliação, vai entrar mais alguém no grupo de avaliadores?)
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Mensagem por Mr.Rafael Qua 01 maio 2013, 12:09

Ipojuca escreveu:Não me parece muito difícil alterar uma engine top-down, para uma de plataforma...
O que me preocupa mais é como e porque existem tantas variáveis globais, e se elas estão corretamente explicadas...

Outra PQNPMPP:
Caso eu não utilize alguns recursos, posso apagar eles da engine? Ou isso aumentaria a porcentagem de alteração?

Obs: (Vai ser um pouco complicado realizar este tipo de avaliação, vai entrar mais alguém no grupo de avaliadores?)
Se o recurso não servir de nada para você, fique à vontade para economizar espaço: pode deletá-los da engine. Happy

Aproveitando: estou montando uma mini-documentação do jogo, ou seja, alguns recursos que vocês vão encontrar estarão listados com uma explicação bem leve (do tipo: isso faz isso, aquilo ali faz aquilo). Acredito que isso ajudará bastante na compreensão do projeto.

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Mensagem por luiz_eldorado Qua 01 maio 2013, 12:29

Legal, mas pela imagem, o jogo está muito completo do qualquer outro que eu já tenha feito Razz

Tem que tomar cuidado pra esse concurso seja "Complete o jogo" e não "Otimize o código".
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Mensagem por Mr.Rafael Qua 01 maio 2013, 12:48

luiz_eldorado escreveu:Legal, mas pela imagem, o jogo está muito completo do qualquer outro que eu já tenha feito Razz

Tem que tomar cuidado pra esse concurso seja "Complete o jogo" e não "Otimize o código".
O print foi estratégico: parece que o jogo está pronto, mas na verdade está bem longe disso.

Este projeto foi feito por mim quando quis iniciar na produção de um RPG. Pensei em muitas ideias mirabolantes e quis construir todas elas. De fato, eu consegui construir boa parte delas, mas fui perdendo o interesse quando percebi que estava perdendo tempo demais em algo que sequer saiu da metade do projeto, e então eu o abandonei.

O resultado disso tudo foi uma engine abandonada de RPG, que tem um potencial bom o bastante para se construir muitos outros jogos. Happy

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Mensagem por PedroGabriel Qui 02 maio 2013, 11:51

Atualizando o tópico sem permissão (desculpe por isso) para dizer que o primeiro colocado (vencedor) deste CQ ganhará uma licença do GameMaker Studio Pro + modulo HTML5 fornecida DIRETAMENTE pela Yoyo Games!
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Mensagem por rickelme.dias Qui 02 maio 2013, 12:49

Eu to aii vamos ver oque sai de mim Very Happy
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Mensagem por Mestre Qui 02 maio 2013, 13:19

Porque não pode criar um jogo em equipe? Os critérios de avaliação inclui Gráfico, Música e Programação, cada participante tem que NECESSARIAMENTE ou pegar gráficos e músicas ripadas (e consequentemente perde em originalidade) ou fazer suas próprias? Todos sabemos que o processo de desenvolvimento de um jogo é complexo e dividir as tarefas é fundamental no desenvolvimento do mesmo, no caso para trabalho individual, o critério de avaliação deveria ser somente Programação, ou então permitir trabalho em equipe. Não está justo da forma como está agora.
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Mensagem por The Wizard Qui 02 maio 2013, 13:40

Com um prêmio tão bom, certamente muitos irão participar, incluindo eu, a quantidade de projetos incompletos que tenho é imensa, vou tentar participar, na minha opinião, não tem problema algum o projeto ser concluído por uma equipe, se eu participar, vou querer fazer com minha equipe, por que em sonoplastia sou horrível... mas veremos como vai ser, até =)
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