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Ajuda!inimigo perseguindo e voltando

5 participantes

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Mensagem por arthur.emori Sáb 23 Mar 2013, 11:02

eu queria criar um inimigo que perseguisse o jogador,mas que se o jogador o despistar ele voltasse para onde estava,mas sem se teleportar,que ele andasse para onde estava antes de te perseguir,como eu faço para que ele te persiga e depois retorne?
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Mensagem por theokof98 Sáb 23 Mar 2013, 16:08

Faz assim:

no obj do inimigo:

Create:
Código:
//Define as coordenadas iniciais do inimigo
x = x_inicial
y = y_inicial

Step:
Código:
if distance_to_object (nome do herói) > 230 //Se o inimigo estiver muito distante do herói
{
direction=point_direction(x,y,x_inicial,y_inicial)
}
else //Caso contrario (ou seja, ele esteja perto do herói)
{
direction=point_direction(x,y,nome do herói.x,nome do herói.y)
}

não testei, mais acho q da certo
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Mensagem por arthur.emori Sáb 23 Mar 2013, 17:08

muito obrigado!mas agora só mais uma pergunta:como faço para delimitar até onde ele te persegue?para que ele não fique na sua cola até o fim da fase?
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Mensagem por theokof98 Sáb 23 Mar 2013, 18:58

é só altera o numero 230
quanto menor, mais rápido ele parara de perseguir o herói de acordo com a distancia do mesmo.
e quanto maior, o inverso.

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Mensagem por arthur.emori Sáb 23 Mar 2013, 19:14

eu quis dizer para ele para sozinho em um certo ponto,ex:tem um penhasco a frente,o herói pula,e ele,ao invés de cair ou pular junto ele volta para trás e deixa o herói para lá
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Mensagem por Meta Ridley Sáb 23 Mar 2013, 21:11



Imagino que você possa tentar fazer por essa lógica:

É como o Habitat de um animal e é uma das maneiras mais usadas nos games para resolver este problema. Uma área envolta do ponto inicial do inimigo que, se invadida, faz com que o inimigo reaja atacando-o.
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Mensagem por theokof98 Sáb 23 Mar 2013, 21:20

kra eu entendi sua duvida só que fica um pouco difícil de explica sem saber como está seu projeto.
com base no código acima tenta criar um que diz o seguinte:

se o inimigo se aproximar o penhasco ele volta para a posição inicial.
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Mensagem por arthur.emori Sáb 23 Mar 2013, 21:33

meu projeto é de plataforma simples,está bem no comecinho,os controles estão prontos,o esquema é o mesmo de um jogo chamado Bonanza Bros,em que você tem que pegar os itens da fase para poder acaba-la,fases e etcs eu sei,o problema mesmo está sendo fazer AI para os inimigos
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Mensagem por Meta Ridley Dom 24 Mar 2013, 00:01

Eu testei este código e deu certo, só ficou difício de postar. Evil or Very Mad

Usando este comando -> collision_circle(x1,xy,radius,obj,prec,notme)
Este comando -> move_towards_point(x,y,sp)
E este collision_point(x,y,obj,prec,notme)

Código:
origem_em_x = //valor numérico que define o centro do habitat do inimigo em x
origem_em_y = //valor numérico que define o centro do habitat do inimigo em y
tamanho_do_habitat = //valor nemérico que define o tamanho do habitat do inimigo a partir de seu centro
player = player_obj //ponha aqui o nome que você deu ao objeto do jogador/player
inimigo = inimigo_obj //ponha aqui o nome que você deu ao objeto do inimigo
velocidade_do_ataque =4 //valor numérico que indica a velocidade/urgência com que o inimigo se move ao atacar o jogador
velocidade_do_retorno =2 //valor numérico que indica a velocidade/urgência do retorno do inimigo a centro de seu habitat
haja_normalmente = speed=0 //ponha aqui o que o inimigo faria normalmente como ficar parado ou andar de um lado para o outro


//se o jogador entrar no habitat do inimigo o inimigo ataca o jogador a tal velocidade/urgência senão o inimigo retorna ao centro de seu habitat//

if collision_circle(origem_em_x,origem_em_y,tamanho_do_habitat,player,0,0){move_towards_point(player.x,player.y,velocidade_do_ataque)}else move_towards_point(origem_em_x,origem_em_y,velocidade_do_retorno)



Agora olha que interessante. Usando o mesmo comando dá para fazer o inimigo ficar dentro de seu habitat evitando sair dele



if not collision_circle(origem_em_x,origem_em_y,tamanho_do_habitat,inimigo,0,0)
//Se o inimigo perceber que não está dentro de seu habitat(pois o objeto dele não está mais colidindo com o centro do habitat dentro da distância que fora definida)
{move_towards_point(origem_em_x,origem_em_y,velocidade_do_retorno)}


//se o inimigo estiver no centro de seu habitat novamente e alem disso o player/jogador não estiver invadindo o seu habitat haja normalmente. Para ficar parado é só por speed=0(velocidade=0)

if collision_point(origem_em_x,origem_em_y,inimigo,0,0) and not collision_circle(origem_em_x,origem_em_y,tamanho_do_habitat,player,0,0){haja_normalmente}
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Mensagem por arthur.emori Qua 27 Mar 2013, 21:44

eu testei,mas não funcionou,e ele ficou flutuando
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Mensagem por Thyago Qua 27 Mar 2013, 21:52

.Cara eu fiz um exemplo para você ver,os códigos estão comentados

https://www.dropbox.com/s/n8g681xwxuzsl4i/visao_inimigo_2%20%282%29.gmk
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Mensagem por Isaque Onix Qua 27 Mar 2013, 21:59

dá uma olhada no meu tutorial acho que pode te ajudar
https://gmbr.forumeiros.com/t26132-tutorial-basico-criando-um-jogo-rpg#194753
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Mensagem por Meta Ridley Qui 28 Mar 2013, 22:21

eu testei,mas não funcionou,e ele ficou flutuando


Descupa eu fiz um código meio Top Down mesmo. Eu esqueci que o seu jogo é de Plataforma.


Neste caso, toda vez que o inimigo for se movimentar para atacar ou retornar ao seu habitat troque origem_em_y e player.y por apenas y. Se quiser diminua o valor do habitat e outros valores.

Para o inimigo não ficar tremendo ponha speed=0 dentro de um código.


Mas dê uma lida no código para que você veja os motivos de cada ação.
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Mensagem por arthur.emori Seg 01 Abr 2013, 17:43

bem gente obrigado pra quem ajudou!mas acho que vou só colocar pra ele teleportar mesmo,quem sabe daqui algum tempo eu não aprendo?
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Mensagem por Isaque Onix Seg 01 Abr 2013, 18:04

Código:

if(distance_to_object(seu_player)<100){
if(seu_player.x<x){
if(place_free(x-32,y+32)){xx=xstart}else
if(place_free(x-1,y)){xx=seu_player.x}
}else
if(seu_player.x>x){
if(place_free(x+32,y+32)){xx=xstart}else
if(place_free(x+1,y)){xx=seu_player.x}
}}else{xx=xstart}
if(distance_to_point(xx,y)>5){
if(xx<x){x-=5}else
if(xx>x){x+=5}}

coloca no step do enemy, defina as variaveis
Código:
xx=x yy=y
no create event, mude seu_player para o nome do objeto player e teste.

Ps: não sei porque, mais está aparecendo um '< br >' entre os codigos, "sei que isso é relativo ao html", mais apague-os para que o codigo funcione bem
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