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[tutorial]Terra destrutível sem surface

5 participantes

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[tutorial]Terra destrutível sem surface Empty [tutorial]Terra destrutível sem surface

Mensagem por RafaelCazarotto Qua 20 Mar 2013, 18:30

Bom esse é meu primeiro tuto e to meio nervoso hehehehehhe
nesse tutorial eu vou ensinar como fazer uma terra destrutivel facil, bem precisa, e sem usar surfaces xD

Titulo: Tutroial de terra destrutiva sem surface
Plataforma: GM 8
Dificuldade: Mediano
Imagem:
aqui ta a imagem da engine que eu fiz para ver como vai ficar xD
[tutorial]Terra destrutível sem surface Screenshot100fu

começando, vc vai precisar de 5 sprites, serão 5 sprites iguais mas com tamanho diferentes
Sprites:
crie um sprite 32x32 com a terra (eu peguei a do proprio gm ;) )
crie um sprite 16x16 com a terra
crie um sprite 8x8 com a terra
crie um sprite 4x4 com a terra
crie um sprite 2x2 com a terra
pronto agora centralize todos eles
vc vai precisar criar 5 objetos tbm
Objetos:
crie um objeto e coloque o sprite da terra 32x32, nomeie como vc quiser, mas é bom se organizar xD, eu nomiei comforme o sprite, ai ficou assim obj_terra_32,
no create desse objeto vc vai por o seguinte codigo
Código:
w=8
terramenor=obj_terra_16

Explicando o codigo:
w=8 é a posição para criar a proxima terra (vc ja vai entender hehehehe) é a metado do center, exemplo o center do sprite é 16x16 então w=16/2=8
terramenor=obj_terra_16 é o nome do objeto para criar quando colidir, por isso é importante nomear tudo certinho

agora vem a magia, vc vai adicionar um evento de colisao com o objeto que vc quer que a terra se destrua, e vai por esse codigo
Código:
instance_create(x-w,y-w,terramenor)
instance_create(x+w,y-w,terramenor)
instance_create(x-w,y+w,terramenor)
instance_create(x+w,y+w,terramenor)
instance_destroy();
explicando o codigo: oq ele vai fazer ali é bem simples de entender, ele só vai criar mais 4 objetos com a terra menor onde colidiu, ele na verdade vai se dividir e se dividir e se dividir conforme vc colide.
Agora o objeto esta pronto, ae vc vai criar mais 4 objetos duplicando esse e mudando só as variaveis no create Smile e testar Smile
quando vc chegar na ultima terra, no evento de colisao vc tira o codigo e poem o instance destroy e se vc quiser adiciona um efeito Smile fica muito legal, alem do mais, esse tipo de terra possibilita muitas coisas, como adicionar um efeito diferente se estiver na terra 8, ou um timer para cair, é só usar a criatividade.

espero que tenham gostado, aqui esta a engine que eu fiz:
https://www.dropbox.com/s/uchn8htpl9zi53s/Engine%20terra%20destrutivel.gmk
obrigado pela atenção e comentem se vcs gostaram, ou se deu alguma coisa de errado xD ou caso aja alguma duvida ;D


Última edição por RafaelCazarotto em Qua 20 Mar 2013, 20:26, editado 2 vez(es)
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[tutorial]Terra destrutível sem surface Empty Re: [tutorial]Terra destrutível sem surface

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qua 20 Mar 2013, 18:41

Oh,muito bom seu tutorial amigo,eu gostei que até as pontas do desenho ficam marcadas,na terra,o sistema de aterro ficou bem criativo,vai ser util em varios jogos Smile
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[tutorial]Terra destrutível sem surface Empty Re: [tutorial]Terra destrutível sem surface

Mensagem por theguitarmester Qua 20 Mar 2013, 18:51

Esse é um metodo, já vi em uma engine, ela tem no banco de engines do MoisésBR.

Esse método é lento, porque você estará gastando objetos atoas, mas é um método a considerar.

Sobre o TUTO, formatação: Deixe mais espaços entre as partes, Destaque coisas como Titulos, deixando em negrito, como os que já fez com sprite e objetos, faça tambem com "explicando o codigo:" palavras que são para usar dentro dos codes, como por exemplo "w=8".


Do mais, bom tutorial, algumas arumadas e ele ficará muito bom.
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[tutorial]Terra destrutível sem surface Empty Re: [tutorial]Terra destrutível sem surface

Mensagem por RafaelCazarotto Qua 20 Mar 2013, 19:35

Vlw pelos comentarios e pelas dicas eu vo arrumar ;) mas hoje nao sei se vai dar pq to no celular mas vou tentar
//EDIT
pronto formatei melhor, e coloquei um cabeçalho tbm ;D alias qual engine no banco do moisesBR?
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[tutorial]Terra destrutível sem surface Empty Re: [tutorial]Terra destrutível sem surface

Mensagem por Rodrigo Santiago Qua 20 Mar 2013, 21:41

Exste uma dl que faz exatamente isso com terrenos EORMES em velocidade perfeita, você poderia acopla-la a seu tuto!

DLL
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[tutorial]Terra destrutível sem surface Empty Re: [tutorial]Terra destrutível sem surface

Mensagem por the.enginer Qua 20 Mar 2013, 23:18

Olá amigo, ótimo tuto, bem simples.
uma boa alternativa para as surfaces (aliás eu preciso aprender a mexer nesse troço nervoso )

Sobre a engine do banco do moisesBR, o nome dela é Destructable_terrain_example. Ela faz a mesma coisa, porém os codigos são um pouco diferentes
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[tutorial]Terra destrutível sem surface Empty Re: [tutorial]Terra destrutível sem surface

Mensagem por RafaelCazarotto Qui 21 Mar 2013, 15:16

legal pode dexa que eu do uma olhada Smile e eu vo ve essa engine ve se eu posso incrementar algo xD
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