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movimento point and click

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Mensagem por matheus.victor.3194 Qua 13 Mar 2013, 21:32

boas, queria fazer o carro do meu jogo ir a encontro ao mouse, mas tem um porém, ele tem que fazer a curva caso o mouse esteja atrás dele...

ou seja, o carro teria que girar e ir ao encontro do mouse, alguém já fez isso?
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Mensagem por Rodrigo Santiago Qua 13 Mar 2013, 21:44

Você já tentou usar Action Step Potentia ?
Tambem tem uma gml, mais eu não tenho mais ela, vou tentar refazer.
Rodrigo Santiago
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Mensagem por saim Qui 14 Mar 2013, 10:51

Você tem que limitar o ângulo de giro e fazer ele ir virando, dentro desse limite, até a direção do mouse. É meio que uma IA.
Pra saber pra qual lado virar, eu uso um scriptzinho que achei por aí, guardei e considero extremamente útil. Veja isso:
Código:
/*
**  usage:
**      diff = angle_difference(angle1,angle2);
**
**  given:
**      angle1    first direction in degrees, real
**      angle2    second direction in degrees, real
**
**  returns:
**      difference of the given angles in degrees, -180 to 180
**
**  GMLscripts.com
*/
{
    return ((((argument0 - argument1) mod 360) + 540) mod 360) - 180;
}
Se você entende inglês, sabe que ele retorna a diferença entre os ângulos dados como argumento - essa diferença varia de -180 a 180, não de 0 a 360! Se usar o sinal desse valor (sign), já sabe pra que lado virar. Vira pra esse lado num ângulo limitado e voilà.
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Mensagem por matheus.victor.3194 Qui 14 Mar 2013, 13:53

Rodrigo Santiago escreveu:Você já tentou usar Action Step Potentia ?
Tambem tem uma gml, mais eu não tenho mais ela, vou tentar refazer.

isso não é para fazer desviar de objetos sólidos?
---

consegui criar um sistema point and click, mas não consigo fazer ele girar de jeito algum
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Mensagem por Meta Ridley Qui 14 Mar 2013, 18:19

Então, se eu entendi bem, você quer que o carrinho siga o mouse, certo?

Para isso á melhor usar o
Código:
mp_potential_step(x,y,speed,all)
mesmo que o Rodrigo Santiago sugeriu.

Mas para fazê-lo se mover como um carro eu faria o seguinte.

1. O carro tem que estar com a direção apontada para o mouse.

2. O carro só pode girar se ele estiver se mexendo em uma direção.

3. A velocidade do giro e a quantidade do ângulo são determinados pela velocidade do movimento e o quanto o carro se desloca.
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