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por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
como fazer uma mira automática
+2
PedroX
matheus.victor.3194
6 participantes
Página 1 de 1
como fazer uma mira automática
sabem aqueles jogos de tower defense? aqueles que você bota uma torre e ela ataca os inimigos... queria fazer algo parecido, só que com um canhão top down, eu gostaria que ele virasse a sprite para a cara do inimigo e atirasse caso o inimigo se aproximasse, mas nem sei a lógica pra começar a fazer
2
queria saber também como grudar o canhão em algum objeto, sendo que o objeto se move 360° e pra todos os lados.
eu intendo um pouco de gml mas o que ta me matando é a lógica da 2 pergunta, se alguém intender minha dúvida, poderia me ajudar a resolver ela?
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queria saber também como grudar o canhão em algum objeto, sendo que o objeto se move 360° e pra todos os lados.
eu intendo um pouco de gml mas o que ta me matando é a lógica da 2 pergunta, se alguém intender minha dúvida, poderia me ajudar a resolver ela?
matheus.victor.3194- Data de inscrição : 31/01/2013
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Re: como fazer uma mira automática
- Código:
//Virar a sprite para o inimigo mais próximo
near = instance_nearest(x, y, OBJ_INIMIGO)
image_angle = point_direction(x, y, near.x, near.y)
//Fogo nele
if distance_to_object(near)<DISTANCIA_MAXIMA
with(instance_create(x, y, BOLA_DE_CANHAO))
{
speed=VELOCIDADE;
direction=other.image_angle;
}
O resto não entendi.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: como fazer uma mira automática
vlw intendi o código, a 2 parte é mais ou menos, grudar o canhão encima de um carro top down entende? o carro vai andar em todas as direções mas o canhão tem que ir junto...
matheus.victor.3194- Data de inscrição : 31/01/2013
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Re: como fazer uma mira automática
você terá e usar as funções lenghtdir, pesquise um pouco sobre elas.
Basicamente, é assim:
ela tem 2 argumentos. lenght e direction.
com lenght, você escolhe o afastamento que ele ficará do angulo, e com direction, a direção:
x=lengthdir_x(30,90) y=engthdir_y(30,90)
ele irá ficar 30 pixel na direção 90.
Desculpe pela ruim explicação.
Basicamente, é assim:
ela tem 2 argumentos. lenght e direction.
com lenght, você escolhe o afastamento que ele ficará do angulo, e com direction, a direção:
x=lengthdir_x(30,90) y=engthdir_y(30,90)
ele irá ficar 30 pixel na direção 90.
Desculpe pela ruim explicação.
Re: como fazer uma mira automática
no creat do carro poe assim
e para mantelo com o carro use este code:
qq coisa posta ai
- Código:
mem=instance_create(x,y,CANHAO)
e para mantelo com o carro use este code:
- Código:
mem.x=x
mem.y=y
qq coisa posta ai
Adilson Thiago Vieira- Games Ranking :
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Re: como fazer uma mira automática
certo
Adilson, o que é este mem? serve pra algo?
pedrox, o que é este near?, ao meu ver é inútil, ou tem uma função que eu não conheço ainda
theguitarmester, não intendi seu exemplo, ele anda 30 pixels na direção 90?
Adilson, o que é este mem? serve pra algo?
pedrox, o que é este near?, ao meu ver é inútil, ou tem uma função que eu não conheço ainda
theguitarmester, não intendi seu exemplo, ele anda 30 pixels na direção 90?
matheus.victor.3194- Data de inscrição : 31/01/2013
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Re: como fazer uma mira automática
Você pode simplesmente desenhar no Draw do tanque a sprite canhão. E usar lengthdir para que o tiro saia na direção dada a uma certa distância.
E near é a variável que guarda a instância de tal objeto mais próxima do x e y .
E near é a variável que guarda a instância de tal objeto mais próxima do x e y .
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Re: como fazer uma mira automática
bem,na hora q o carro é criado,ele cria um canhao
por isso ponhe esse no step do carro.
flws,qq duvida posta ai!
- Código:
mem=instance_create(x,y,CANHAO)
- Código:
mem.x=x
mem.y=y
por isso ponhe esse no step do carro.
flws,qq duvida posta ai!
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Re: como fazer uma mira automática
Adilson, eu fiz mas deu um imprevisto aqui, o canhão fica embaixo do carro
matheus.victor.3194- Data de inscrição : 31/01/2013
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Re: como fazer uma mira automática
O post dele meio que já explica. É uma variável local que armazena a id do canhão, pra poder se referir àquela instância ao longo da vida do caminhão.matheus.victor.3194 escreveu:Adilson, o que é este mem? serve pra algo?
Também é uma variável local. No código do PedroX, ela armazena a ID do inimigo mais próximo ao canhão. É uma variável var.matheus.victor.3194 escreveu:pedrox, o que é este near?, ao meu ver é inútil, ou tem uma função que eu não conheço ainda
Com base nessas peruntas, eu recomendo dar uma lida no meu tutorial a respeito de variáveis. O link está na assinatura. Tem algumas informações não-óbvias no tuto, então acho que vale a visita.
Defina os valores de depth. Pra ter uma informação mais detalhada do que é "depth", o manual é uma boa fonte. Temos um link pra um .pdf traduzido, aqui no fórum, ele fica rodando no topo da tela.matheus.victor.3194 escreveu: Adilson, eu fiz mas deu um imprevisto aqui, o canhão fica embaixo do carro
Ou faça como o Gonçalves sugeriu e use apenas um objeto pro caminhão e pro canhão. Um único objeto pode desenhar diversas sprites, se você editar o draw event. Lembrando que o que você desenhar por ÚLTIMO vai ficar por cima.
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Re: como fazer uma mira automática
simsim,igual os outros disseram,e ja explicaram as funçoes,vc pode escolher oque é melhor ao seu jogo!
para o canhao nao ficar embaixo do carro,va no objeto canhao e ponha na caixinha depth um numero negativo!
quanto mais negativo,mais ele ficara em cima!
flws!
para o canhao nao ficar embaixo do carro,va no objeto canhao e ponha na caixinha depth um numero negativo!
quanto mais negativo,mais ele ficara em cima!
flws!
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