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como fazer uma mira automática

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Mensagem por matheus.victor.3194 Ter 12 Mar 2013, 17:59

sabem aqueles jogos de tower defense? aqueles que você bota uma torre e ela ataca os inimigos... queria fazer algo parecido, só que com um canhão top down, eu gostaria que ele virasse a sprite para a cara do inimigo e atirasse caso o inimigo se aproximasse, mas nem sei a lógica pra começar a fazer

2

queria saber também como grudar o canhão em algum objeto, sendo que o objeto se move 360° e pra todos os lados.

eu intendo um pouco de gml mas o que ta me matando é a lógica da 2 pergunta, se alguém intender minha dúvida, poderia me ajudar a resolver ela?
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como fazer uma mira automática Empty Re: como fazer uma mira automática

Mensagem por PedroX Ter 12 Mar 2013, 18:10

Código:
//Virar a sprite para o inimigo mais próximo
near = instance_nearest(x, y, OBJ_INIMIGO)
image_angle = point_direction(x, y, near.x, near.y)
//Fogo nele
if distance_to_object(near)<DISTANCIA_MAXIMA
with(instance_create(x, y, BOLA_DE_CANHAO))
{
speed=VELOCIDADE;
direction=other.image_angle;
}

O resto não entendi.

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Mensagem por matheus.victor.3194 Ter 12 Mar 2013, 18:13

vlw Smile intendi o código, a 2 parte é mais ou menos, grudar o canhão encima de um carro top down entende? o carro vai andar em todas as direções mas o canhão tem que ir junto...
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como fazer uma mira automática Empty Re: como fazer uma mira automática

Mensagem por theguitarmester Ter 12 Mar 2013, 18:19

você terá e usar as funções lenghtdir, pesquise um pouco sobre elas.



Basicamente, é assim:
ela tem 2 argumentos. lenght e direction.
com lenght, você escolhe o afastamento que ele ficará do angulo, e com direction, a direção:
x=lengthdir_x(30,90) y=engthdir_y(30,90)
ele irá ficar 30 pixel na direção 90.

Desculpe pela ruim explicação.
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Mensagem por Adilson Thiago Vieira Ter 12 Mar 2013, 18:21

no creat do carro poe assim
Código:

mem=instance_create(x,y,CANHAO)
assim ele criara o canhao!
e para mantelo com o carro use este code:
Código:

mem.x=x
mem.y=y
espero ter ajudado,flws ai! =D
qq coisa posta ai
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Mensagem por matheus.victor.3194 Ter 12 Mar 2013, 19:07

certo
Adilson, o que é este mem? serve pra algo?
pedrox, o que é este near?, ao meu ver é inútil, ou tem uma função que eu não conheço ainda
theguitarmester, não intendi seu exemplo, ele anda 30 pixels na direção 90?

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Mensagem por Gonçalves Ter 12 Mar 2013, 19:15

Você pode simplesmente desenhar no Draw do tanque a sprite canhão. E usar lengthdir para que o tiro saia na direção dada a uma certa distância.

E near é a variável que guarda a instância de tal objeto mais próxima do x e y .
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como fazer uma mira automática Empty Re: como fazer uma mira automática

Mensagem por Adilson Thiago Vieira Ter 12 Mar 2013, 19:17

bem,na hora q o carro é criado,ele cria um canhao
Código:

mem=instance_create(x,y,CANHAO)
mem nesse caso vai usar para memorizar a id do objeto!
Código:

mem.x=x
mem.y=y
ja esse aqui,com base na var mem que armazena a id do canhao,serve para mantelo grudado no carro!
por isso ponhe esse no step do carro.
flws,qq duvida posta ai!
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Mensagem por matheus.victor.3194 Sex 15 Mar 2013, 13:43

Adilson, eu fiz mas deu um imprevisto aqui, o canhão fica embaixo do carro
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Mensagem por saim Sex 15 Mar 2013, 14:56

matheus.victor.3194 escreveu:Adilson, o que é este mem? serve pra algo?
O post dele meio que já explica. É uma variável local que armazena a id do canhão, pra poder se referir àquela instância ao longo da vida do caminhão.
matheus.victor.3194 escreveu:pedrox, o que é este near?, ao meu ver é inútil, ou tem uma função que eu não conheço ainda
Também é uma variável local. No código do PedroX, ela armazena a ID do inimigo mais próximo ao canhão. É uma variável var.

Com base nessas peruntas, eu recomendo dar uma lida no meu tutorial a respeito de variáveis. O link está na assinatura. Tem algumas informações não-óbvias no tuto, então acho que vale a visita.

matheus.victor.3194 escreveu: Adilson, eu fiz mas deu um imprevisto aqui, o canhão fica embaixo do carro
Defina os valores de depth. Pra ter uma informação mais detalhada do que é "depth", o manual é uma boa fonte. Temos um link pra um .pdf traduzido, aqui no fórum, ele fica rodando no topo da tela.
Ou faça como o Gonçalves sugeriu e use apenas um objeto pro caminhão e pro canhão. Um único objeto pode desenhar diversas sprites, se você editar o draw event. Lembrando que o que você desenhar por ÚLTIMO vai ficar por cima.
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Mensagem por Adilson Thiago Vieira Sex 15 Mar 2013, 19:03

simsim,igual os outros disseram,e ja explicaram as funçoes,vc pode escolher oque é melhor ao seu jogo!
para o canhao nao ficar embaixo do carro,va no objeto canhao e ponha na caixinha depth um numero negativo!
quanto mais negativo,mais ele ficara em cima!
flws!
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