Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Tutorial Mira com Zoom
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tutorial Mira com Zoom
Sprites.
- Spoiler:
Bom temos que ter 3 sprites para conseguir este efeito.
A primeira seria a mira em si, a "scope".
A segunda seria uma aleatória, depois de ler tudo isso vai fazer sentido.
A terceira tem que ser uma que seja basicamente "gigante" pois ela que será a mira do jogo em si.Ela tem que ser bem maior que a sua room,ter um fundo preto e ter a primeira sprite no centro dela, e sim isso faz sentido pois ela tem que ser gigante para o centro da mira ficar em todas as posições da room sem que o fundo deixe o background aparecer.
Nota: Na terceira sprite a colisão terá que ser editada para só existir no ponto central da mira.
- Spoiler:
Vou começar a explicar pelo objeto da mira.Sim há outro objeto para fazer essa tecnica poder ser usada na versão free do game maker, na versão PRO seria bem mais fácil de fazer pelos recursos mais avançados.(Não me lembro exatamente a variável que é usada mas enquanto eu fazia a pesquisa para fazer este tutorial do video eu vi várias vezes os tutoriais citando a mesma, que somente pode ser usada na versão PRO).
Objeto da Mira
No evento create
->Set variable zoom to 0
Step
->Execute a piece of code :- Código:
x = mouse_x
y = mouse_y
Mouse Wheel Up:
-> If view_wview is larger than **
---Start of a block---
Set variable view_wview to -10
Set variable view_hview to -10
---End of a block---
Else
Exit this event
Mouse Wheel Down:
->If view_wview is smaller than ***
---Start of a block---
Set variable view_wview to 10
Set variable view_hview to 10
---End of a block---
Else
Exit this event
Nota: O ** indica o numero que tem que ser menor que o width da sua room, mas tem que ser testado antes de ser aplicado num resultado final , pois é possivel que fique meio destorcido o zoom (maior em altura do que em largura, causando um efeito oval).
O *** indica o numero que representa a width da sua room.
Os eventos de Set variable, tem que ser todos como relative.
Objeto de colisão.
Bom agora vou mostrar os eventos do objeto que tem de ser posto em volta de sua room, por exemplo vamos fazer uma "barreira usando esse objeto.Assim o meio da mira não ira sair da tela do jogo e a tela continuara preta ao fundo.
Collision Event with Objeto Mira.
-> Set horizontal speed to 0
Set vertical speed to 0
Última edição por Frozen em Qua 20 Fev 2013, 13:02, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Aplicar as dicas de formatação de texto)
Frozen- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 23/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 45
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial Mira com Zoom
Recrameition: Cara se o tuto independente de que foi vc q fez ou não, poderia faze-lo em forma de texto aqui no forum! Tenhpo certeza que será mais apreciado!
Caso tenhas problemas com formatação e etc pode me avisar que dou uma força apesar de eu não ser "o cara"... Posso ajudar.
Motivo:
Muitos de nós aqui temos problemas em ver videos da web por causa de net péssima! É um suplício! Mal conseguimos fazer downloads!
por favor tenha essa consideração.
Isto realmente me interessa
Caso tenhas problemas com formatação e etc pode me avisar que dou uma força apesar de eu não ser "o cara"... Posso ajudar.
Motivo:
Muitos de nós aqui temos problemas em ver videos da web por causa de net péssima! É um suplício! Mal conseguimos fazer downloads!
por favor tenha essa consideração.
Isto realmente me interessa
Re: Tutorial Mira com Zoom
Ok, mesmo se eu não conseguir fazer algo descente por escrito na descrição de todos os videos do meu canal tem um link de download da engine. No caso desse aqui está no link : http://migre.me/c4VMe e agora vou editar o primeiro post pra fazer o tutorial por escrito.
Frozen- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 23/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 45
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial Mira com Zoom
Olha,eu até gostei da explicação do tutorial em video sim,fica mais dinamico para aprender,mas defendo a opinião do moisesBR tambem,é bom deixar um tutorial explicativo em texto no topico para que usuarios menos favorecidos de net possam tirar algum proveito de seu tutorial,mas curti a explicaçao em video seria uma otima ideia para ensinar engines mais complexas do game maker como as areas 3d e surfaces e blends que são coisas mais dificeis de aprender a usar de forma dinamica,valeu pelo video explicativo,gostei
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
Re: Tutorial Mira com Zoom
Seu tutorial está bom, ainda não pude testa-lo, mas creio que está funcional assim que puder testo. Baixarei a engine kkkkk.
E se me permitir, ao fim dos testes pretendo coloca-lo no banco de engines! E é claro, seu nome estará bem visível(creditos).
Bem, seu tuto só precisa de uns ajustezinhos simples de formatação!
Exemplo simples de como pode ficar melhor:
E se me permitir, ao fim dos testes pretendo coloca-lo no banco de engines! E é claro, seu nome estará bem visível(creditos).
Bem, seu tuto só precisa de uns ajustezinhos simples de formatação!
Exemplo simples de como pode ficar melhor:
- Spoiler:
- Explicação:
Um negrito para diferenciar um marcador para separar do texto normal.
Para organizar os espaços entre code e texto normal, deve retirar os espaços e parágrafos, pois o próprio BBcode faz isso quando se trata de quote ou codes.
Outros abaixo:
Atenção:
ao usar tag de code, spoiler, quote e outros, se quiser que o code ou outro esteja na linha seguinte, praticamente colado no texto acima ou abaixo, então não dê enter!- Exemplos:
- Código:
texto1[code]codes[/code]texto2[code]codes[/code]
ou:
texto3[code]codes[/code]
texto4[code]codes[/code]
Veja em uso:
texto1- Código:
codes
- Código:
codes
texto3- Código:
codes
- Código:
codes
- Código:
/*Exemplo de como foi feito este parágrafo incluindo esta caixa de code:
[b]Codes[/b][code]textos ou codes[/code]
Tópicos semelhantes
» Como fazer uma Mira com Zoom
» Como fazer "+ zoom" e "- zoom" através de códigos?
» [Tutorial] 39dll Tutorial - Part II(Final)
» Mira pra FPS
» [3D] Mira
» Como fazer "+ zoom" e "- zoom" através de códigos?
» [Tutorial] 39dll Tutorial - Part II(Final)
» Mira pra FPS
» [3D] Mira
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos