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Mensagem por MegaPizza Sex 15 Fev 2013, 21:29

Ola pessoal, nao sei se essa e a area certa para postar isso. Desculpe se nao for, apenas movam.
Bom, eu estou fazendo um jogo em que um bandido e perseguido por um policial.
Eu procurei um tutorial no youtube, e, achei um.
Era assim:
Voce criava o evento "Step" no inimigo, colocava o nome do jogador.x e nomedojogador.y. Para ele te seguir. E colocava o evento de colisao no Jogador. Bom, o meu jogador tem VARIAS partes. Contem as partes:
bandido_a_frente
bandido_a_tras
bandido_a_esquerda
bandido_a_direita
Essas sao as animaçoes que meu personagem tem. E eu nao consigo colocar todas no Step. Ja tentei colocar todas em virgula, assim: bandido_a_frente.x,bandido_a_tras.x,bandido_a_esquerda.x,bandido_a_direita.x, e o mesmo com o y, mas de nada adiantou.
Acontece o seguinte:
Quando meu personagem vai para cima, fica normal. Ai o inimigo me mata facil. Mas quando eu vou para esquerda, direita, pra baixo, o jogo simplismente Crasha. Alguem sabe resolver isso? Espero que tenham entendido meu problema. Podem me ajudar?
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Mensagem por willcraft2 Sex 15 Fev 2013, 22:24

Seu jogo é de topdown se sim eu fiz um engine, ele segue e atira tbm.
ta aqui:

https://gmbr.forumeiros.com/t23156-enginequando-o-inimigo-chegar-perto-ele-atira
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Mensagem por Brother27 Sex 15 Fev 2013, 22:28

Não tem como você seguir vários pontos ao mesmo tempo...
Eu não entendi direito, mas parece que há um objeto pra cima, outro pra baixo, outro pra esquerda e mais outro pra cima, e isso é inútil (bem, há muito tempo eu fiz a mesma coisa com um jogo meu), procure uma forma mais simples de fazer isso...

Mas, se você quiser deixar desse jeito, use um código parecido com esse no step
Código:
//Para o inimigo
if instance_exists(bandido_a_frente)//isso vai verificar se o objeto"bandido_a_frente" está na room
{
move_towards_point(bandido_a_frente.x,bandido_a_frente.y,5)//substitua o "5" pela velocidade desejada.
break
}

else if instance_exists(bandido_a_tras)
{
move_towards_point(bandido_a_tras.x,bandido_a_tras.y,5)
break
}

else if instance_exists(bandido_a_direita)
{
move_towards_point(bandido_a_direita.x,bandido_a_direita.y,5)
break
}

else if instance_exists(bandido_a_esquerda)
{
move_towards_point(bandido_a_esquerda.x,bandido_a_esquerda.y,5)
break
}
Espero que eu tenha ajudado Happy
Brother27
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Mensagem por NPH Sex 15 Fev 2013, 22:32

Cara! Tu usa vários objetos para cada movimentooo???
Isso é totalmente desnecessário! Use vários sprites para apenas um objeto!
Isso é fácil:
Você tem 4 movimentos de seu personagem, certo?
Supondo que cada sprite se chame: "spr_pers_dir", "spr_pers_esq", "spr_pers_cima" e "spr_pers_baixo".
Então, para cada movimento, no step use:
Código:

if (keyboard_check(vk_right))//se voce pressionou a tecla para a direita
{x+=4;sprite_index=spr_pers_dir;}//anda 4 px a direita e troca o sprite dele indo para a direita
if (keyboard_check(vk_left))//se voce pressionou a tecla para a esquerda
{x-=4;sprite_index=spr_pers_esq;}//anda 4 px a esquerda e troca o sprite dele indo para a esquerda
if (keyboard_check(vk_up))//se voce pressionou a tecla para cima
{y-=4;sprite_index=spr_pers_cima;}//anda 4 px para cima e troca o sprite dele indo para cima
if (keyboard_check(vk_down))//se voce pressionou a tecla para baixo
{y+=4;sprite_index=spr_pers_cima;}//anda 4 px para baixo e troca o sprite dele indo para baixo
Já para algum objeto te perseguir use no step do objeto que vai te seguir, supondo que o nome do seu jogador fosse "obj_player" e o objeto que vai te perseguir chamado de "obj_inimigo":
Código:

if (instance_exists(obj_player))//verifica se o "obj_player" existe
{
 if (distance_to_object(obj_player)<150) //verifica se o "obj_player" esta a menos de 150 px de distancia
 {
  if (obj_player.x>x){x+=4;}//se o "obj_player" esta ao meu lado direito, andar para a direita
  if (obj_player.x<x){x-=4;}//se o "obj_player" esta ao meu lado esquerdo, andar para a esquerda
  if (obj_player.y<y){y-=4;}//se o "obj_player" esta acima de mim, andar para cima
  if (obj_player.y>y){y+=4;}//se o "obj_player" esta abaixo de mim, andar para baixo
 }
}
já na colisão, programe o que você achar melhor. Espero ter te ajudado
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[edit]
Usar vários objetos para cada ação, utiliza mais memória, do que usar vários Sprites.
NPH
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