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[AJUDA] Inimigos seguir voce, alguem sabe?
4 participantes
Página 1 de 1
[AJUDA] Inimigos seguir voce, alguem sabe?
Ola pessoal, nao sei se essa e a area certa para postar isso. Desculpe se nao for, apenas movam.
Bom, eu estou fazendo um jogo em que um bandido e perseguido por um policial.
Eu procurei um tutorial no youtube, e, achei um.
Era assim:
Voce criava o evento "Step" no inimigo, colocava o nome do jogador.x e nomedojogador.y. Para ele te seguir. E colocava o evento de colisao no Jogador. Bom, o meu jogador tem VARIAS partes. Contem as partes:
bandido_a_frente
bandido_a_tras
bandido_a_esquerda
bandido_a_direita
Essas sao as animaçoes que meu personagem tem. E eu nao consigo colocar todas no Step. Ja tentei colocar todas em virgula, assim: bandido_a_frente.x,bandido_a_tras.x,bandido_a_esquerda.x,bandido_a_direita.x, e o mesmo com o y, mas de nada adiantou.
Acontece o seguinte:
Quando meu personagem vai para cima, fica normal. Ai o inimigo me mata facil. Mas quando eu vou para esquerda, direita, pra baixo, o jogo simplismente Crasha. Alguem sabe resolver isso? Espero que tenham entendido meu problema. Podem me ajudar?
Bom, eu estou fazendo um jogo em que um bandido e perseguido por um policial.
Eu procurei um tutorial no youtube, e, achei um.
Era assim:
Voce criava o evento "Step" no inimigo, colocava o nome do jogador.x e nomedojogador.y. Para ele te seguir. E colocava o evento de colisao no Jogador. Bom, o meu jogador tem VARIAS partes. Contem as partes:
bandido_a_frente
bandido_a_tras
bandido_a_esquerda
bandido_a_direita
Essas sao as animaçoes que meu personagem tem. E eu nao consigo colocar todas no Step. Ja tentei colocar todas em virgula, assim: bandido_a_frente.x,bandido_a_tras.x,bandido_a_esquerda.x,bandido_a_direita.x, e o mesmo com o y, mas de nada adiantou.
Acontece o seguinte:
Quando meu personagem vai para cima, fica normal. Ai o inimigo me mata facil. Mas quando eu vou para esquerda, direita, pra baixo, o jogo simplismente Crasha. Alguem sabe resolver isso? Espero que tenham entendido meu problema. Podem me ajudar?
MegaPizza- Data de inscrição : 15/02/2013
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Re: [AJUDA] Inimigos seguir voce, alguem sabe?
Seu jogo é de topdown se sim eu fiz um engine, ele segue e atira tbm.
ta aqui:
https://gmbr.forumeiros.com/t23156-enginequando-o-inimigo-chegar-perto-ele-atira
ta aqui:
https://gmbr.forumeiros.com/t23156-enginequando-o-inimigo-chegar-perto-ele-atira
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Re: [AJUDA] Inimigos seguir voce, alguem sabe?
Não tem como você seguir vários pontos ao mesmo tempo...
Eu não entendi direito, mas parece que há um objeto pra cima, outro pra baixo, outro pra esquerda e mais outro pra cima, e isso é inútil (bem, há muito tempo eu fiz a mesma coisa com um jogo meu), procure uma forma mais simples de fazer isso...
Mas, se você quiser deixar desse jeito, use um código parecido com esse no step
Eu não entendi direito, mas parece que há um objeto pra cima, outro pra baixo, outro pra esquerda e mais outro pra cima, e isso é inútil (bem, há muito tempo eu fiz a mesma coisa com um jogo meu), procure uma forma mais simples de fazer isso...
Mas, se você quiser deixar desse jeito, use um código parecido com esse no step
- Código:
//Para o inimigo
if instance_exists(bandido_a_frente)//isso vai verificar se o objeto"bandido_a_frente" está na room
{
move_towards_point(bandido_a_frente.x,bandido_a_frente.y,5)//substitua o "5" pela velocidade desejada.
break
}
else if instance_exists(bandido_a_tras)
{
move_towards_point(bandido_a_tras.x,bandido_a_tras.y,5)
break
}
else if instance_exists(bandido_a_direita)
{
move_towards_point(bandido_a_direita.x,bandido_a_direita.y,5)
break
}
else if instance_exists(bandido_a_esquerda)
{
move_towards_point(bandido_a_esquerda.x,bandido_a_esquerda.y,5)
break
}
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Re: [AJUDA] Inimigos seguir voce, alguem sabe?
Cara! Tu usa vários objetos para cada movimentooo???
Isso é totalmente desnecessário! Use vários sprites para apenas um objeto!
Isso é fácil:
Você tem 4 movimentos de seu personagem, certo?
Supondo que cada sprite se chame: "spr_pers_dir", "spr_pers_esq", "spr_pers_cima" e "spr_pers_baixo".
Então, para cada movimento, no step use:
PHProductions®
[edit]
Usar vários objetos para cada ação, utiliza mais memória, do que usar vários Sprites.
Isso é totalmente desnecessário! Use vários sprites para apenas um objeto!
Isso é fácil:
Você tem 4 movimentos de seu personagem, certo?
Supondo que cada sprite se chame: "spr_pers_dir", "spr_pers_esq", "spr_pers_cima" e "spr_pers_baixo".
Então, para cada movimento, no step use:
- Código:
if (keyboard_check(vk_right))//se voce pressionou a tecla para a direita
{x+=4;sprite_index=spr_pers_dir;}//anda 4 px a direita e troca o sprite dele indo para a direita
if (keyboard_check(vk_left))//se voce pressionou a tecla para a esquerda
{x-=4;sprite_index=spr_pers_esq;}//anda 4 px a esquerda e troca o sprite dele indo para a esquerda
if (keyboard_check(vk_up))//se voce pressionou a tecla para cima
{y-=4;sprite_index=spr_pers_cima;}//anda 4 px para cima e troca o sprite dele indo para cima
if (keyboard_check(vk_down))//se voce pressionou a tecla para baixo
{y+=4;sprite_index=spr_pers_cima;}//anda 4 px para baixo e troca o sprite dele indo para baixo
- Código:
if (instance_exists(obj_player))//verifica se o "obj_player" existe
{
if (distance_to_object(obj_player)<150) //verifica se o "obj_player" esta a menos de 150 px de distancia
{
if (obj_player.x>x){x+=4;}//se o "obj_player" esta ao meu lado direito, andar para a direita
if (obj_player.x<x){x-=4;}//se o "obj_player" esta ao meu lado esquerdo, andar para a esquerda
if (obj_player.y<y){y-=4;}//se o "obj_player" esta acima de mim, andar para cima
if (obj_player.y>y){y+=4;}//se o "obj_player" esta abaixo de mim, andar para baixo
}
}
PHProductions®
[edit]
Usar vários objetos para cada ação, utiliza mais memória, do que usar vários Sprites.
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