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Como ajustar os elementos de seu jogo/softwares
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Como ajustar os elementos de seu jogo/softwares
Titulo: Como ajustar os elementos de seu jogo/softwares
Dificuldade: Básica/Intermediaria
Plataforma: Qualquer versão do Game Maker!
O que falaremos aqui?
Falaremos sobre como organizar seus elementos, para que o jogo/software fique perfeitamente posicionado e desenhado em qualquer tamanho de tela.
Por quê é importante?
As vezes, quando se faz um projeto, o tamanho dos objetos e da visualização de difere bastante de como está na nossa tela (nós julgamos ótimo), mas quando vamos testar em outra resolução, fica bem estranho ¬¬'
O que tenho que saber?
É importante notar que as vezes se o tamanho da visualização for váriavel, os elementos também mudarão.
Como posso resolver esse problema?
Isso se divide em algumas etapas, vamos passo-a-passo:
1º) Descubra a resolução imediata de seu sistema, abra o Game Maker, crie um novo projeto, crie uma room e nomeie à vontade, clique em "Run Game in debug mode", clique na caixa de dialogo adicional e pressione: "Ctrl + A" e digite: "display_get_width()", depois pressione "Enter", e repita pressionando: "Ctrl + A" e digitando: "display_get_height()", aparecerão dois valores, o primeiro será a largura e o outro a altura da tela.
2º) "Colha" os valores encontrados e guarde-os bem, se possível lembre, daí fica fácil.
3º) Matemática, vish XD, mas é simples, veja => Se você tem 1280 (exemplo) e divide por 1280 que já foi dividido por um numero qualquer, este será anulado, complicou? Assim é melhor => 1280/(1280/x) => x; nesse caso, se um PC tiver a mesma resolução que o seu, ele vai ignorar o valor padrão do seu.
Aí é que não pode se atrapalhar, a formula que você vai usar é:
Exemplo:
Se você quer adicionar qualquer coisa, deve usar essa formula, mas aqui vamos apenas desenhar um texto na tela:
CREATE:
DRAW:
É isso galera, espero que tenham gostado, dúvidas? Me perguntem! Criticas? Façam sem medo! Elogios? Estou a espera!
Dificuldade: Básica/Intermediaria
Plataforma: Qualquer versão do Game Maker!
O que falaremos aqui?
Falaremos sobre como organizar seus elementos, para que o jogo/software fique perfeitamente posicionado e desenhado em qualquer tamanho de tela.
Por quê é importante?
As vezes, quando se faz um projeto, o tamanho dos objetos e da visualização de difere bastante de como está na nossa tela (nós julgamos ótimo), mas quando vamos testar em outra resolução, fica bem estranho ¬¬'
O que tenho que saber?
É importante notar que as vezes se o tamanho da visualização for váriavel, os elementos também mudarão.
Como posso resolver esse problema?
Isso se divide em algumas etapas, vamos passo-a-passo:
1º) Descubra a resolução imediata de seu sistema, abra o Game Maker, crie um novo projeto, crie uma room e nomeie à vontade, clique em "Run Game in debug mode", clique na caixa de dialogo adicional e pressione: "Ctrl + A" e digite: "display_get_width()", depois pressione "Enter", e repita pressionando: "Ctrl + A" e digitando: "display_get_height()", aparecerão dois valores, o primeiro será a largura e o outro a altura da tela.
2º) "Colha" os valores encontrados e guarde-os bem, se possível lembre, daí fica fácil.
3º) Matemática, vish XD, mas é simples, veja => Se você tem 1280 (exemplo) e divide por 1280 que já foi dividido por um numero qualquer, este será anulado, complicou? Assim é melhor => 1280/(1280/x) => x; nesse caso, se um PC tiver a mesma resolução que o seu, ele vai ignorar o valor padrão do seu.
Aí é que não pode se atrapalhar, a formula que você vai usar é:
- Código:
display_get_width/(st/x)
/*Onde:
display_get_width=tamanho da tela que está se utilizando pelo usuário
st = tamanho de SUA tela, tipo, se sua tela é: 1280, será absoluto, na formula fica: display_get_width/(1280/x)
x = posição normal que você considera boa, nesse caso, tudo que tem de se fazer é trocar o valor solo pela equação
Exemplo:
Se você quer adicionar qualquer coisa, deve usar essa formula, mas aqui vamos apenas desenhar um texto na tela:
CREATE:
- Código:
f=font_add("Arial",display_get_width()/(1280/14),false,true,0,255)
/*Isso criara uma nova fonte baseado no tamanho da tela de quem está utilizando, nesse caso, na minha tela de 1280 px de largura, uma fonte de 14 fica perfeita, então assim ficara minha formula
DRAW:
- Código:
draw_set_font(f)
//Seta a fonte que nós criamos
draw_text(display_get_width()/(1280/16),display_get_height()/(720/16),"Texto de teste para testar o nosso texto de teste")
/*Perceba que as posições que eu escolhi foi respectivamente: 16,16; tudo que eu fiz foi simplismente adicionar "display_get_width()/(1280/" antes do número (no caso do "x"), e "display_get_height()/(720/" (no caso do "y").
É isso galera, espero que tenham gostado, dúvidas? Me perguntem! Criticas? Façam sem medo! Elogios? Estou a espera!
Thiago_o_programador- Games Ranking :
Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Como ajustar os elementos de seu jogo/softwares
Eu tava precisando disso... Obrigado!
Gonçalves- Games Ranking :
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 2 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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