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[Duvida 3D] Como usar girar um cubo em D3D ?
3 participantes
Página 1 de 1
[Duvida 3D] Como usar girar um cubo em D3D ?
Ae galera!
Já pesquisei e não consigo achar algo do tipo.
A minha dúvida é o seguinte :
" Tenho um cubo, e quando o player apertar alguma tecla, esse cubo irá girar em torno de z, junto com sua direção "
Tentei usar
A mask do cubo gira, só que o modelo D3D não gira, e permanece parado!
Como resolver?
Já pesquisei e não consigo achar algo do tipo.
A minha dúvida é o seguinte :
" Tenho um cubo, e quando o player apertar alguma tecla, esse cubo irá girar em torno de z, junto com sua direção "
Tentei usar
- Código:
if keyboard_check(vk_left) { direction -= 5 }
A mask do cubo gira, só que o modelo D3D não gira, e permanece parado!
Como resolver?
Re: [Duvida 3D] Como usar girar um cubo em D3D ?
- Código:
d3d_transform_set_identity()
d3d_transform_add_rotation_x(0)
d3d_transform_add_rotation_y(0)
d3d_transform_add_rotation_z(direction)
d3d_transform_add_translation(x,y,z)
//aki vc pode substituir:
d3d_draw_ellipsoid(-8,-8,-8,+8,+8,+8,sprite_get_texture(TEXTURA,0),1,1,16)
d3d_transform_set_identity()
no d3d draw elipsoid vc pode modificar para qualquer outro draw 3d,e pode modificar os valores
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Re: [Duvida 3D] Como usar girar um cubo em D3D ?
Mas por exemplo, esse Code teria q ser no Draw ?
Eu usei o code acima e gira a camera e não o cubo
Eu usei o code acima e gira a camera e não o cubo
Re: [Duvida 3D] Como usar girar um cubo em D3D ?
sim ponha no draw do cubo!
o objeto 3d vai girar de acordo com a direçao dele
o objeto 3d vai girar de acordo com a direçao dele
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Re: [Duvida 3D] Como usar girar um cubo em D3D ?
Ele está rodando.
Só que está roldando em volta dele, e Uma grande volta, um raio de 200 Pixels ou mais!
é como se a mask dele fosse bem grande.
Olha os code do Player no STEP
no DRAW
E na camera
STEP
DRAW
Só que está roldando em volta dele, e Uma grande volta, um raio de 200 Pixels ou mais!
é como se a mask dele fosse bem grande.
Olha os code do Player no STEP
- Código:
image_angle=direction
if keyboard_check(vk_right) direction-=3
if keyboard_check(vk_left) {direction+=3}
if keyboard_check(vk_up) speed +=3
if keyboard_check(vk_down) speed +=-3
if keyboard_check_pressed(vk_space) if z=0 z+=15
if speed > 4 speed = 4
if speed < -4 speed = -4
friction=.5
no DRAW
- Código:
d3d_transform_set_identity()
d3d_transform_add_rotation_x(0)
d3d_transform_add_rotation_y(0)
d3d_transform_add_rotation_z(direction)
d3d_transform_add_translation(x,y,z)
d3d_draw_block(x-32,y-32,0,x+0,y+0,64,bbody,1,1)
d3d_transform_set_identity()
E na camera
STEP
- Código:
x = obj_player.x
y = obj_player.y
DRAW
- Código:
distancia=400 //distancia que vc quer
olhar=obj_player //ponto onde vc quer que a camera olhe
d3d_draw_cylinder(x-5000,y-5000,-5000,x+5000,y+5000,+5000,background_get_texture(bsys_sky1),1,1,0,1)
d3d_set_projection(x-distancia,y-distancia,z+distancia,olhar.x,olhar.y,olhar.z,0,0,1)
Re: [Duvida 3D] Como usar girar um cubo em D3D ?
tente so modificar o draw para:
ps:esta centralizado porq a metade do seu objeto 3d é 16
espero ter ajudado
ha se vc quizer,talves nao seja necessarios os outros transform add rotation x e y,entao,se qze pode tira...
- Código:
d3d_transform_set_identity()
d3d_transform_add_rotation_x(0)
d3d_transform_add_rotation_y(0)
d3d_transform_add_rotation_z(direction)
d3d_transform_add_translation(x,y,z)
d3d_draw_block(x-16,y-16,0,x+16,y+16,64,bbody,1,1)
d3d_transform_set_identity()
ps:esta centralizado porq a metade do seu objeto 3d é 16
espero ter ajudado
ha se vc quizer,talves nao seja necessarios os outros transform add rotation x e y,entao,se qze pode tira...
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Re: [Duvida 3D] Como usar girar um cubo em D3D ?
Não não...
Veja, eu hospedei ele no 2shared.
Não ligue para os gráficos, são só provisórios
http://www.2shared.com/file/KIREoUjJ/Live_work.html
Veja, eu hospedei ele no 2shared.
Não ligue para os gráficos, são só provisórios
http://www.2shared.com/file/KIREoUjJ/Live_work.html
Re: [Duvida 3D] Como usar girar um cubo em D3D ?
eu tentei baixa o projeto,mais nao estava querendo funcionar,estava aparecendo um erro com a dll39...
eu tentei baixa o projeto,mais nao estava querendo funcionar,estava aparecendo um erro com a dll39...
axei o bug \o/
vc ponhou
o certo seria:
nao precisa de "x+=?",o d3d_transform_add_translation(x,y,z) ja faz com que se refira as posisoes x y e z do objeto,tendeu?
flw!
eu tentei baixa o projeto,mais nao estava querendo funcionar,estava aparecendo um erro com a dll39...
axei o bug \o/
vc ponhou
- Código:
d3d_transform_set_identity()
d3d_transform_add_rotation_x(0)
d3d_transform_add_rotation_y(0)
d3d_transform_add_rotation_z(direction)
d3d_transform_add_translation(x,y,z)
d3d_draw_block(x,y,0,x+32,y+32,64,bbody,1,1)
d3d_transform_set_identity()
o certo seria:
- Código:
d3d_transform_set_identity()
d3d_transform_add_rotation_x(0)
d3d_transform_add_rotation_y(0)
d3d_transform_add_rotation_z(direction)
d3d_transform_add_translation(x,y,z)
d3d_draw_block(-16,-16,0,+16,+16,+64,bbody,1,1)
d3d_transform_set_identity()
nao precisa de "x+=?",o d3d_transform_add_translation(x,y,z) ja faz com que se refira as posisoes x y e z do objeto,tendeu?
flw!
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Re: [Duvida 3D] Como usar girar um cubo em D3D ?
Desculpa, nao sei se e essa pergunta mas voce deve dividir as transformacoes em:
girar, alongar, mover. Lembrese que todas elas rodam no eixo 0, ate pq o programa nao vai saber o centro do seu modelo(cubo) 3d.
Entao sempre use nessa sequencia
girar(rotate)
mover(translate)
draw
limpar(identity)para nao afetar os proximos desenhos, ate mesmo de outros objetos.
Lembrese de nao colocar x,y,z no draw, coloque apenas numeros , o xyz devem ficar no translate.
ex:
x+5,y+5,z+2,x-2,y+3,z+4 -errado
translate x,y,z
5,5,2,-2,3,4. -correto
obs eu resumi as palavras presumindo que voce saiba.
Veja a minha apostila em perguntas e respostas(eu errei o topico) .
girar, alongar, mover. Lembrese que todas elas rodam no eixo 0, ate pq o programa nao vai saber o centro do seu modelo(cubo) 3d.
Entao sempre use nessa sequencia
girar(rotate)
mover(translate)
draw
limpar(identity)para nao afetar os proximos desenhos, ate mesmo de outros objetos.
Lembrese de nao colocar x,y,z no draw, coloque apenas numeros , o xyz devem ficar no translate.
ex:
x+5,y+5,z+2,x-2,y+3,z+4 -errado
translate x,y,z
5,5,2,-2,3,4. -correto
obs eu resumi as palavras presumindo que voce saiba.
Veja a minha apostila em perguntas e respostas(eu errei o topico) .
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Re: [Duvida 3D] Como usar girar um cubo em D3D ?
Perfeito, o code funciona!
Só que há um problema...
Meu game é uma conexão LAN!
Eu estou usando no STEP do Player
Só que, o Angulo 3D do obj não está sendo enviado. ele anda normal, só q no outro player não chega a rotação do obj.
Como faço para ele enviar a direção ou seja a 'transformaçao' do meu player para o outro em Lan?
Só que há um problema...
Meu game é uma conexão LAN!
Eu estou usando no STEP do Player
- Código:
buff_clear(0);
set_id(0);
write_value(x);
write_value(y);
write_value(z);
write_value(direction);
write_value(speed);
write_value(image_angle)
Só que, o Angulo 3D do obj não está sendo enviado. ele anda normal, só q no outro player não chega a rotação do obj.
Como faço para ele enviar a direção ou seja a 'transformaçao' do meu player para o outro em Lan?
Re: [Duvida 3D] Como usar girar um cubo em D3D ?
bom,ai ja é mais complicado,pois eu nao mexo muito com jogos online,mas eu tinha visto algo sobre isso,vou ver se encontro,se encontrar dou um edit!
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Re: [Duvida 3D] Como usar girar um cubo em D3D ?
Certo, Porém... Mesmo que precise de alguma DLL ou algo do tipo, pode me falar!
Se eu conseguir fazer essa configuração rodar on-line sem muito Lag, esse game será fantástico ( Ou não ) kkk'
Se eu conseguir fazer essa configuração rodar on-line sem muito Lag, esse game será fantástico ( Ou não ) kkk'
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