Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
2 participantes
Página 1 de 1
[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
Boas pessoal!
Eu aqui de novo!
Me matei procurando tutoriais e etc, mas não consegui encontrar a maldita solução para meu problema.
Meu inimigo anda, da dano quando encosta em mim, mas não consigo achar uma maneira de fazer ele parar
de andar encarar meu personagem e aleatóriamente me atacar.
Então a questão é:
Como faço ele parar de andar (virado para o meu player) e me atacar?
Já montei as 45 fases e 5 salas de boss prontas, falta somente ajeitar os inimigos =p
Eu aqui de novo!
Me matei procurando tutoriais e etc, mas não consegui encontrar a maldita solução para meu problema.
Meu inimigo anda, da dano quando encosta em mim, mas não consigo achar uma maneira de fazer ele parar
de andar encarar meu personagem e aleatóriamente me atacar.
Então a questão é:
Como faço ele parar de andar (virado para o meu player) e me atacar?
Já montei as 45 fases e 5 salas de boss prontas, falta somente ajeitar os inimigos =p
Última edição por Radeshi em Dom 10 Fev 2013, 13:25, editado 1 vez(es)
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
mas primeiros vc tenque falar se o jogo é de plataforma top view, 3D etc...
como vc usou o "Virado para o meu player" pode ser plataforma, ai vc faz assim, no step do inimigo
if x {
image_xscale=1
}
else
if x>obj_char.x
{
image_xscale=-1
}
esse codigo faz cehcar se o inimigo esta com o x maior u menor do que o x do player.
-lembrando
o obj_char é o nome do player que vc quer que o inimigo se vire
-o sprite do inimigio tenque estar virado para a direita, senao ele vai ficar com o codigo ao contrario, se esse for o problema é só inverter os valores o image_xscale
-esses codigo Image_xscale são para a versão pro do gm, se vc tiver a lite poem a image_single= para escolher um sprite diferente
e para fazer ele parar tbm no step poem assim
if distance_to_object(obj_char)<50
{
hspeed=0
//ataca
}
pronto aqui ele checa se a distancia é menor que 50 pixeis se for ele para e ataca, eu acho que esse codigo distance_to_object, tbm é do gm pro, eu nao lembro hehehhe
vlw cara
como vc usou o "Virado para o meu player" pode ser plataforma, ai vc faz assim, no step do inimigo
if x
image_xscale=1
}
else
if x>obj_char.x
{
image_xscale=-1
}
esse codigo faz cehcar se o inimigo esta com o x maior u menor do que o x do player.
-lembrando
o obj_char é o nome do player que vc quer que o inimigo se vire
-o sprite do inimigio tenque estar virado para a direita, senao ele vai ficar com o codigo ao contrario, se esse for o problema é só inverter os valores o image_xscale
-esses codigo Image_xscale são para a versão pro do gm, se vc tiver a lite poem a image_single= para escolher um sprite diferente
e para fazer ele parar tbm no step poem assim
if distance_to_object(obj_char)<50
{
hspeed=0
//ataca
}
pronto aqui ele checa se a distancia é menor que 50 pixeis se for ele para e ataca, eu acho que esse codigo distance_to_object, tbm é do gm pro, eu nao lembro hehehhe
vlw cara
RafaelCazarotto- Games Ranking :
Notas recebidas : D-D-D-C-C-B
Data de inscrição : 15/03/2012
Reputação : 13
Número de Mensagens : 564
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
RafaelCazarotto escreveu:mas primeiros vc tenque falar se o jogo é de plataforma top view, 3D etc...
como vc usou o "Virado para o meu player" pode ser plataforma, ai vc faz assim, no step do inimigo
if x{
image_xscale=1
}
else
if x>obj_char.x
{
image_xscale=-1
}
esse codigo faz cehcar se o inimigo esta com o x maior u menor do que o x do player.
-lembrando
o obj_char é o nome do player que vc quer que o inimigo se vire
-o sprite do inimigio tenque estar virado para a direita, senao ele vai ficar com o codigo ao contrario, se esse for o problema é só inverter os valores o image_xscale
-esses codigo Image_xscale são para a versão pro do gm, se vc tiver a lite poem a image_single= para escolher um sprite diferente
e para fazer ele parar tbm no step poem assim
if distance_to_object(obj_char)<50
{
hspeed=0
//ataca
}
pronto aqui ele checa se a distancia é menor que 50 pixeis se for ele para e ataca, eu acho que esse codigo distance_to_object, tbm é do gm pro, eu nao lembro hehehhe
vlw cara
O ataca, vc quer dizer o prite de atk correto? Se for como faço no caso de atacar de lados diferentes? (Sprite do inimigo usa espada)
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
como assim atacar de lados diferentes ? como que é seu jogo, é top down, rpg, ou plataforma?O ataca, vc quer dizer o prite de atk correto? Se for como faço no caso de atacar de lados diferentes? (Sprite do inimigo usa espada)
RafaelCazarotto- Games Ranking :
Notas recebidas : D-D-D-C-C-B
Data de inscrição : 15/03/2012
Reputação : 13
Número de Mensagens : 564
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
tah na descrição hack and slash, inimigos se movimentão sempre. Quero só saber como faço para quando se encontrarem ele para de andar e ataca.
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
que legal seu jogo ta massa os graficos xD mas assim para a aranha andar faz um evento em step para ela ficar andando tipo indo e vindo(acho que isso que vc quer) e quando chegar a um tanto de distancia do player ele para de andar e comça a atacar, nao tem misterio
para para de andar e atacar no step da aranha poem assim
if distance_to_object(obj_player)<50
{
hspeed=0
x+=0
atacando=true
}
else
atacando=false
if atacando=true
{
sprite_index=spr_aranha_atacando
}
pronto só isso
para para de andar e atacar no step da aranha poem assim
if distance_to_object(obj_player)<50
{
hspeed=0
x+=0
atacando=true
}
else
atacando=false
if atacando=true
{
sprite_index=spr_aranha_atacando
}
pronto só isso
RafaelCazarotto- Games Ranking :
Notas recebidas : D-D-D-C-C-B
Data de inscrição : 15/03/2012
Reputação : 13
Número de Mensagens : 564
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
já que sou novo no mundo do GM, tenho que perguntar, e se o player estiver do outro lado? (pergunta noob, eu sei)
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
Dai vc usa o codigo que eu te passei la em cima do image_xscale xD
RafaelCazarotto- Games Ranking :
Notas recebidas : D-D-D-C-C-B
Data de inscrição : 15/03/2012
Reputação : 13
Número de Mensagens : 564
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
tem algo estranho......no xscale que você me passou.....
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
então faz assim me passa sua engine por mp que eu arrumo ela xD pode ser alguma linha trocada,eu vejo, ai eu tbm te explico essa parte por codigo mesmo
RafaelCazarotto- Games Ranking :
Notas recebidas : D-D-D-C-C-B
Data de inscrição : 15/03/2012
Reputação : 13
Número de Mensagens : 564
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
coloquei assim e deu certo, vlw msm
if x>Player.x
{
image_xscale=-1
}
else
{
image_xscale=1
}
if x>Player.x
{
image_xscale=-1
}
else
{
image_xscale=1
}
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
blz fico feliz em ajudar qualquer coisa me fala
RafaelCazarotto- Games Ranking :
Notas recebidas : D-D-D-C-C-B
Data de inscrição : 15/03/2012
Reputação : 13
Número de Mensagens : 564
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos