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[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar

2 participantes

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[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar Empty [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar

Mensagem por Radeshi Dom 10 Fev 2013, 09:10

Boas pessoal!
Eu aqui de novo!
Me matei procurando tutoriais e etc, mas não consegui encontrar a maldita solução para meu problema.
Meu inimigo anda, da dano quando encosta em mim, mas não consigo achar uma maneira de fazer ele parar
de andar encarar meu personagem e aleatóriamente me atacar.
Então a questão é:
Como faço ele parar de andar (virado para o meu player) e me atacar?

Já montei as 45 fases e 5 salas de boss prontas, falta somente ajeitar os inimigos =p


Última edição por Radeshi em Dom 10 Fev 2013, 13:25, editado 1 vez(es)
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[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar Empty Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar

Mensagem por RafaelCazarotto Dom 10 Fev 2013, 09:41

mas primeiros vc tenque falar se o jogo é de plataforma top view, 3D etc...
como vc usou o "Virado para o meu player" pode ser plataforma, ai vc faz assim, no step do inimigo

if x{
image_xscale=1
}
else
if x>obj_char.x
{
image_xscale=-1
}

esse codigo faz cehcar se o inimigo esta com o x maior u menor do que o x do player.
-lembrando
o obj_char é o nome do player que vc quer que o inimigo se vire
-o sprite do inimigio tenque estar virado para a direita, senao ele vai ficar com o codigo ao contrario, se esse for o problema é só inverter os valores o image_xscale
-esses codigo Image_xscale são para a versão pro do gm, se vc tiver a lite poem a image_single= para escolher um sprite diferente

e para fazer ele parar tbm no step poem assim

if distance_to_object(obj_char)<50
{
hspeed=0
//ataca
}
pronto aqui ele checa se a distancia é menor que 50 pixeis se for ele para e ataca, eu acho que esse codigo distance_to_object, tbm é do gm pro, eu nao lembro hehehhe
vlw cara
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[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar Empty Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar

Mensagem por Radeshi Dom 10 Fev 2013, 09:55

RafaelCazarotto escreveu:mas primeiros vc tenque falar se o jogo é de plataforma top view, 3D etc...
como vc usou o "Virado para o meu player" pode ser plataforma, ai vc faz assim, no step do inimigo

if x{
image_xscale=1
}
else
if x>obj_char.x
{
image_xscale=-1
}

esse codigo faz cehcar se o inimigo esta com o x maior u menor do que o x do player.
-lembrando
o obj_char é o nome do player que vc quer que o inimigo se vire
-o sprite do inimigio tenque estar virado para a direita, senao ele vai ficar com o codigo ao contrario, se esse for o problema é só inverter os valores o image_xscale
-esses codigo Image_xscale são para a versão pro do gm, se vc tiver a lite poem a image_single= para escolher um sprite diferente

e para fazer ele parar tbm no step poem assim

if distance_to_object(obj_char)<50
{
hspeed=0
//ataca
}
pronto aqui ele checa se a distancia é menor que 50 pixeis se for ele para e ataca, eu acho que esse codigo distance_to_object, tbm é do gm pro, eu nao lembro hehehhe
vlw cara

O ataca, vc quer dizer o prite de atk correto? Se for como faço no caso de atacar de lados diferentes? (Sprite do inimigo usa espada)
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[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar Empty Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar

Mensagem por RafaelCazarotto Dom 10 Fev 2013, 10:07

O ataca, vc quer dizer o prite de atk correto? Se for como faço no caso de atacar de lados diferentes? (Sprite do inimigo usa espada)
como assim atacar de lados diferentes ? como que é seu jogo, é top down, rpg, ou plataforma?
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[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar Empty Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar

Mensagem por Radeshi Dom 10 Fev 2013, 10:17

[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar Testewi
tah na descrição hack and slash, inimigos se movimentão sempre. Quero só saber como faço para quando se encontrarem ele para de andar e ataca.
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[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar Empty Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar

Mensagem por RafaelCazarotto Dom 10 Fev 2013, 11:59

que legal seu jogo ta massa os graficos xD mas assim para a aranha andar faz um evento em step para ela ficar andando tipo indo e vindo(acho que isso que vc quer) e quando chegar a um tanto de distancia do player ele para de andar e comça a atacar, nao tem misterio
para para de andar e atacar no step da aranha poem assim

if distance_to_object(obj_player)<50
{
hspeed=0
x+=0
atacando=true
}
else
atacando=false


if atacando=true
{
sprite_index=spr_aranha_atacando
}

pronto só isso
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[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar Empty Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar

Mensagem por Radeshi Dom 10 Fev 2013, 12:49

já que sou novo no mundo do GM, tenho que perguntar, e se o player estiver do outro lado? (pergunta noob, eu sei)
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[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar Empty Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar

Mensagem por RafaelCazarotto Dom 10 Fev 2013, 12:53

Dai vc usa o codigo que eu te passei la em cima do image_xscale xD
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[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar Empty Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar

Mensagem por Radeshi Dom 10 Fev 2013, 12:56

blz, brigadoa, vou tentar
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Mensagem por Radeshi Dom 10 Fev 2013, 12:59

tem algo estranho......no xscale que você me passou.....
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[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar Empty Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar

Mensagem por Radeshi Dom 10 Fev 2013, 13:06

hum....não esta virando
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Mensagem por RafaelCazarotto Dom 10 Fev 2013, 13:25

então faz assim me passa sua engine por mp que eu arrumo ela xD pode ser alguma linha trocada,eu vejo, ai eu tbm te explico essa parte por codigo mesmo
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[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar Empty Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar

Mensagem por Radeshi Dom 10 Fev 2013, 13:25

coloquei assim e deu certo, vlw msm
if x>Player.x
{
image_xscale=-1
}
else
{
image_xscale=1
}
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[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar Empty Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar

Mensagem por RafaelCazarotto Dom 10 Fev 2013, 13:53

blz Smile fico feliz em ajudar qualquer coisa me fala
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