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Hotline Miami,GameMaker e afins.

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Mensagem por Ripley Seg 04 Fev 2013, 10:49

Bom Galera, sou novo no GML, mas estava analisando algumas coisas e queria a opinião de vocês.

Hotline Miami foi o primeiro jogo (me corrijam se estiver errado), criado no GameMaker a fazer um grande sucesso.
Vocês acham que isso foi graças a grande equipe que estava por trás? Ou um fator de sorte?
Realmente da pra fazer um jogo pelo GMS que venda bastante? Ou esse foi um caso isolado?

Fico na duvida se o GameMaker é so o primeiro passo do aprendizado para depois passar para uma engine mais sofisticada como o Unity, ou se realmente da para fazer bons jogos nele.

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Mensagem por saim Seg 04 Fev 2013, 11:30

Dá pra fazer jogos não apenas bons, mas excelentes, no game maker. Mas ele não é ilimitado.
A engine é muito focada no 2D. No Unity, ao contrário, é impossível fazer jogos 2D (você pode fazer o jogo PARECER 2D), mas no game maker, jogos 3D dificilmente serão bons.
Se você não se importar com isso... ainda existem outras limitações que eu não lembro agora.

Fora isso, o céu é o limite. Depende da sua criatividade e capacidade técnica.

É, capacidade técnica. Não vá achando que é só bolar uma idéia bacana, por mais detalhada que seja, que o jogo vai sair. Você tem que saber o que está fazendo. Mas aprender isso é muito divertido e rapidinho você vai estar dando aula do assunto. (Você não especificou que é iniciante em programação, mas eu sempre parto do princípio que novos membros são iniciantes).


Outro dia, mexendo no iPhone de um amigo meu, encontrei o "they need to be fed". Comentei com ele que o jogo tinha sido criado no game maker e ele perguntou "criado no quê?". Nessa hora eu vi que ele não baixou o jogo pra prestigiar a ferramenta, o criador ou qualquer coisa assim. Baixou porque achou bacana e quis ter o jogo (não sei se ele chegou a pagar alguma coisa por isso).
É nesse ponto que a gente tem que chegar. Fazer um desconhecido baixar seu jogo sem sequer saber que existe o desenvolvimento de games.
Esse caso prova que o game maker é uma ferramenta que possibilita chegar nesse ponto.
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Mensagem por Ripley Seg 04 Fev 2013, 11:38

Boa resposta Saim Smile

Vira e mexe vejo pessoas na internet dizendo que o GameMaker é uma engine muito "Limitada" mas nesse pouco tempo (1 mes) que estou aprendendo sobre, não vi tantas limitações assim. Claro que não é uma engine apropriada para fazer jogos em 3D (O qual não é meu objetivo agora tambem) mas eu achei bem melhor do que programar no ActionScript do Flash.
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Mensagem por L0l-King Seg 04 Fev 2013, 12:24

Óbvio que é mais fácil programar GML do que AS 3.0 .-.
Estamos falando de uma tecnologia de interação gráfica, e de uma engine de jogos, fora que o AS(tá embutido no Flex) é de graça e o GM não.
Mas eu me sinto mais livre no AS, lá você programa orientado a objetos, que é programador de POO se adapta mais fácil.
Depois de criar algo legal com o AS vou ver a respeito com o AIR, muito bacana o conceito e funcionamento. Um jogo em AIR que ficou show de bola é o Wonderputt, só pra referências.
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Mensagem por Ripley Seg 04 Fev 2013, 18:07

A questão não é Game Maker ser mais facil do que o AS (Tanto que eu nem falei isso, apenas disse que ~eu~ achei melhor) mas enfim;

Wonderputt é um jogo bem bonito, não sabia que tinha sido feito usando AIR Smile Vou ler sobre, obrigado.
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