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Duvida sobre uma função do Game maker em GML

3 participantes

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Mensagem por ezequielcardoso Sáb 05 Jan 2013, 20:13

Saudações da todos.

Pessoal, ainda sou iniciante, mas eu pesquisei muito e li todo o arquivo de ajuda do game maker, mas ainda tenho uma duvida relacionado a função
place_free(x,y+1)

Ou seja: o que ela significa e sobre qual condição ela é ativada ?


Eu imagino que seja o seguinte:


place_free(x,y+1) : Se estiver livre de colições ( no caso com o chão ) com o chão em 1 pixel. então, execute isso. É assim que funciona essa função ?

Ou é assim :place_free(x,y+1) caso obj_Hero esteja com o pé no chão. Então execute isso.


alguém poderia tirar essas duvidas e ao mesmo tempo, enriquecer com informações adicionais.

Obrigado a todos que poderem ajudar.

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Mensagem por PedroX Sáb 05 Jan 2013, 20:24

Veja o tutorial na minha assinatura que fala sobre colisões. Coloquei até umas imagens descritivas.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por RafaelCazarotto Sáb 05 Jan 2013, 20:26

então o place_free como voce citou, serve para checar se tem colisão, vou citar um exemplo de gravidade
if place_free(x,y+1)\\isso checa se nao tem nada abaixo dos pés
{
gravity=0.5 \\aqui ativaa a gravidade
gravity_direction=270 \\aqui é a direção da gravidade
}
else \\aqui checa se a função de cima for falsa
gravity=0 \\aqui deixa a gravidade como zero

então é isso, o place_free checa se não tem colisão, vc tbm pode usar ele no movimento do carinha para checar se tem uma parede, assim o movimento não fica travado ou patinando, dai obviamente para fazer isso não vai usar o y+1, e sim o x+o valor que voce quiser, ou o x-se a direção for a esquerda
Espero ter ajudado Very Happy
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