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Duvida sobre uma função do Game maker em GML
3 participantes
Página 1 de 1
Duvida sobre uma função do Game maker em GML
Saudações da todos.
Pessoal, ainda sou iniciante, mas eu pesquisei muito e li todo o arquivo de ajuda do game maker, mas ainda tenho uma duvida relacionado a função
place_free(x,y+1)
Ou seja: o que ela significa e sobre qual condição ela é ativada ?
Eu imagino que seja o seguinte:
place_free(x,y+1) : Se estiver livre de colições ( no caso com o chão ) com o chão em 1 pixel. então, execute isso. É assim que funciona essa função ?
Ou é assim :place_free(x,y+1) caso obj_Hero esteja com o pé no chão. Então execute isso.
alguém poderia tirar essas duvidas e ao mesmo tempo, enriquecer com informações adicionais.
Obrigado a todos que poderem ajudar.
att:
Pessoal, ainda sou iniciante, mas eu pesquisei muito e li todo o arquivo de ajuda do game maker, mas ainda tenho uma duvida relacionado a função
place_free(x,y+1)
Ou seja: o que ela significa e sobre qual condição ela é ativada ?
Eu imagino que seja o seguinte:
place_free(x,y+1) : Se estiver livre de colições ( no caso com o chão ) com o chão em 1 pixel. então, execute isso. É assim que funciona essa função ?
Ou é assim :place_free(x,y+1) caso obj_Hero esteja com o pé no chão. Então execute isso.
alguém poderia tirar essas duvidas e ao mesmo tempo, enriquecer com informações adicionais.
Obrigado a todos que poderem ajudar.
att:
ezequielcardoso- Data de inscrição : 05/01/2013
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Re: Duvida sobre uma função do Game maker em GML
Veja o tutorial na minha assinatura que fala sobre colisões. Coloquei até umas imagens descritivas.
Até mais!
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Duvida sobre uma função do Game maker em GML
então o place_free como voce citou, serve para checar se tem colisão, vou citar um exemplo de gravidade
if place_free(x,y+1)\\isso checa se nao tem nada abaixo dos pés
{
gravity=0.5 \\aqui ativaa a gravidade
gravity_direction=270 \\aqui é a direção da gravidade
}
else \\aqui checa se a função de cima for falsa
gravity=0 \\aqui deixa a gravidade como zero
então é isso, o place_free checa se não tem colisão, vc tbm pode usar ele no movimento do carinha para checar se tem uma parede, assim o movimento não fica travado ou patinando, dai obviamente para fazer isso não vai usar o y+1, e sim o x+o valor que voce quiser, ou o x-se a direção for a esquerda
Espero ter ajudado
if place_free(x,y+1)\\isso checa se nao tem nada abaixo dos pés
{
gravity=0.5 \\aqui ativaa a gravidade
gravity_direction=270 \\aqui é a direção da gravidade
}
else \\aqui checa se a função de cima for falsa
gravity=0 \\aqui deixa a gravidade como zero
então é isso, o place_free checa se não tem colisão, vc tbm pode usar ele no movimento do carinha para checar se tem uma parede, assim o movimento não fica travado ou patinando, dai obviamente para fazer isso não vai usar o y+1, e sim o x+o valor que voce quiser, ou o x-se a direção for a esquerda
Espero ter ajudado
RafaelCazarotto- Games Ranking :
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