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[Resolvido]Problemas com obstáculos e inimigos

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[Resolvido]Problemas com obstáculos e inimigos Empty [Resolvido]Problemas com obstáculos e inimigos

Mensagem por BertFe Qui 20 Dez 2012, 17:37

Estou fazendo um jogo do mario onde ele tem um inimigo que precisa correr atrás dele.
Então eu usei um code no step dele que, por alguma razão está dando errado.
Aqui está o code dele, nele está explicado o problema:
Código:
if (dir=1)//a variavel dir vai indicar a direção que o inimigo está virado
image_xscale=1;
if (dir=2)//1 é esquerda e 2 é direita
image_xscale=-1;
if place_free(x,y+1){//essa parte é a gravidade no inimigo
vspeed+=1
}
if life < 0.1//essa parte é a morte dele
{
score += 3
instance_change(inimigo_morto,1)
}
if (instance_number(mario)=1)//aqui é regulado para o inimigo estar sempre virado para o mario
{
    if (mario.x<x && place_empty(x-8,y))//se o mario estiver na esquerda e se o espaço ao lado estiver vazio
    dir=1;//vira para esquerda
    if (mario.x>x && place_empty(x+8,y))//se o mario estiver na direita e se o espaço ao outro lado estiver vazio
    dir=2;//vira pra direita
}
//Aqui começa o problema
if start=1//a variavel start indica se o inimigo está ativo
{
if (dir=1)//se estiver virado pra esquerda
{
if place_free(x-1,y)//se o lugar a sua esquerda estiver livre
{
hspeed -= 0.5//a velocidade aumenta sem controle e ele vai com tudo pra cima do mario
}
else//se o lugar a sua esquerda não estiver livre
{
hspeed +=0.5//tenta reverter a direção
}
}//acaba
if (dir=2)//se estiver virado pra direita
{
if place_free(x+1,y)//se o lugar a sua direita estiver livre
{
hspeed += 0.5//a velocidade aumenta sem controle e ele vai com tudo pra cima do mario
}
else//se o lugar a sua direita não estiver livre
{
hspeed -= 0.5//tenta reverter a direção
}
}//termina aqui o problema
/*se eu olhar esse code acharia que está tudo certo, mas tem alguma coisa errada porque quando o inimigo vai na direção do mario que está atrás de uma parede ele não consegue pular por cima da parede (porque é mais alta que a altura do salto dele) aí ele gruda nesse bloco e a velocidade vai aumentando até ficar tão alta que ele atravessa a parede
Isso não devia estar acontecendo porque eu coloque pra ele andar na direção contrária quando ele encontrar alguma coisa na sua frente*/

/*daqui pra frente não tem mais problema, essa parte que faz o inimigo pular antes de um bloco mas ta tudo funcionando daqui pra frente*/
if place_meeting(x+64,y,block2)
{
if !place_free(x,y+1){
vspeed+=-12
}
}
if place_meeting(x-64,y,block2)
{
if !place_free(x,y+1){
vspeed+=-12
}
}
}
Não consigo entender porque o inimigo gruda nas paredes mesmo eu colocando pra ele ir na direção contrária quando encontrar alguma coisa.


Última edição por BertFe em Qui 20 Dez 2012, 18:09, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Da Galáxia Qui 20 Dez 2012, 18:05

O problema deste code, é que no momento que ele voltar, o if torna verdadeiro novamente. Esclarecendo, veja meus comentarios:
if place_free(x+1,y)//se o lugar a sua direita estiver livre (1 pixel a frente dele)
{
hspeed += 0.5//aumenta a velocidade infinitamente pra direita (limite esta variavel)
}
else//No exato momento que isto é verdade já se torna falso, poi novamente o if torna-se verdadeiro, percebe?
{
hspeed -= 0.5//aumenta a velocidade infinitamente pra esquerda (limite esta variavel)
}
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[Resolvido]Problemas com obstáculos e inimigos Empty Re: [Resolvido]Problemas com obstáculos e inimigos

Mensagem por BertFe Qui 20 Dez 2012, 18:08

Da Galáxia escreveu:O problema deste code, é que no momento que ele voltar, o if torna verdadeiro novamente. Esclarecendo, veja meus comentarios:
if place_free(x+1,y)//se o lugar a sua direita estiver livre (1 pixel a frente dele)
{
hspeed += 0.5//aumenta a velocidade infinitamente pra direita (limite esta variavel)
}
else//No exato momento que isto é verdade já se torna falso, poi novamente o if torna-se verdadeiro, percebe?
{
hspeed -= 0.5//aumenta a velocidade infinitamente pra esquerda (limite esta variavel)
}
É mesmo como eu não percebi isso, esqueci que 1 pixel a frente é muito pouco, agora deu certo.
Resolvido.
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