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Duas esferas que se puxam
+5
DS Santos
The Wizard
SIGILOSO
Mateus3332
theguitarmester
9 participantes
GMBR :: Projetos :: Idéias e Enredos
Página 1 de 1
Duas esferas que se puxam
Ola galera,
Eu estava aki pensando em um bom jogo para fazer e após várias ideias frustradas, tive algo que me chamou a atenção.
Eu pensei em um jogo de plataforma que tivesse duas bolas ligadas por uma especie de elastico ou corrente:
-oooooooooooooo-
ai se o jogador fosse para a direita, a bola q se encontra na direita puxa ao outra e estica o elastico:
-OOoooo~~~~~----------- -->>>>
Achei um smile parecido com minha ideia:
(só acho que não vão se bater assim, mas talvez coloco)
Eaw, o que vocês acharam da minha ideia
Alguem sabe ou tem alguma ideia de um elastico como o descrito acima
Pensei e pensei e não consegui achar um modo de criar esse codigo.
Se alguem tiver a ideia de codigo ou o codigo ou ainda uma engine e quiser me disponibilizar agradeço e colocarei os devidos créditos.
Vlw
Eu estava aki pensando em um bom jogo para fazer e após várias ideias frustradas, tive algo que me chamou a atenção.
Eu pensei em um jogo de plataforma que tivesse duas bolas ligadas por uma especie de elastico ou corrente:
-oooooooooooooo-
ai se o jogador fosse para a direita, a bola q se encontra na direita puxa ao outra e estica o elastico:
-OOoooo~~~~~----------- -->>>>
A ideia é simples: uma bola amarrada à outra por algum motivo (tipo um castigo ou uma maldição) e elas tem que conviver juntas. Então se uma vai para a direita acaba com muita dificuldade arrastando a outra e vice-versa.
Achei um smile parecido com minha ideia:
(só acho que não vão se bater assim, mas talvez coloco)
Eaw, o que vocês acharam da minha ideia
Alguem sabe ou tem alguma ideia de um elastico como o descrito acima
Pensei e pensei e não consegui achar um modo de criar esse codigo.
Se alguem tiver a ideia de codigo ou o codigo ou ainda uma engine e quiser me disponibilizar agradeço e colocarei os devidos créditos.
Vlw
Convidado- Convidado
Re: Duas esferas que se puxam
já vi um jogo assim, era de um cahorrinho que puxava uma cadeira de rodas, era de plataforma, e em flash(acho eu).
acho que é um jogo legal, porém para fazer esta corda será muito difícil se você é iniciante, provavelmente você terá que usar extensões para facilitar e mesmo assim será difícil.
mas, com esforço, pode conseguir.
acho que é um jogo legal, porém para fazer esta corda será muito difícil se você é iniciante, provavelmente você terá que usar extensões para facilitar e mesmo assim será difícil.
mas, com esforço, pode conseguir.
Re: Duas esferas que se puxam
A ideia é legal mais como o theguitarmester ja citou vai ser meio dificil mesmo
mas boa sorte
mas boa sorte
Mateus3332- Data de inscrição : 27/04/2012
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Re: Duas esferas que se puxam
Dificuldade não é relevante, o primeiro passo para se criar um jogo é esse mesmo, o conceito. Se tiver alguma dificuldade que não possa contornar, o jeito é adaptar a ideia.
Me lembrou Knuckles Chaotic, se não conhece, recomendo dar uma olhada, pode te dar algumas boas ideias.
Me lembrou Knuckles Chaotic, se não conhece, recomendo dar uma olhada, pode te dar algumas boas ideias.
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Re: Duas esferas que se puxam
Na verdade seu jogo é a mesma ideia , não de Knuckles Chaotic mas de Sonic Crackers, jogue o jogo, é EXATAMENTE isso que você falou, só que no lugar das esferas é uma estrela, porém só fãs de Sonic conhecem esse jogo pois ele não foi terminado, mas é uma ideia que não pensaria sozinho :/
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Re: Duas esferas que se puxam
Então, Knuckles Chaotic aproveitou a ideia do Crackers, citei ele pois é mais fácil de achar, justamente pelo motivo que você citou, heauhea
Uma maneira eficaz de começar esse código seria criando uma variável pra determinar a distância entre os objetos, talvez uma nova, diferente da padrã do GM seja melhor. Então você poderia trabalhar com a velocidade dos corpos ligados, como um se movimenta em relação ao outro, etc...
Uma maneira eficaz de começar esse código seria criando uma variável pra determinar a distância entre os objetos, talvez uma nova, diferente da padrã do GM seja melhor. Então você poderia trabalhar com a velocidade dos corpos ligados, como um se movimenta em relação ao outro, etc...
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Re: Duas esferas que se puxam
Tem uma coisa que você não falou, o segundo player do elástico seria jogável? se ele for será mais difícil (é bem mais fácil empurrar algo que tem movimentos previsíveis)
Isso já não é mistério XDKnuckles Chaotic aproveitou a ideia do Crackers
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Re: Duas esferas que se puxam
Agradeça Robert Hooke por lhe dar essa formula de graça a 300 anos atrás.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Hooke
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Hooke
DS Santos- Data de inscrição : 19/05/2010
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Re: Duas esferas que se puxam
- Spoiler:
- Oi, tenta isso aqui:
Crie dois objetos
Faça com que a bolinha que vai puxar a segunda bolinha possa ser controlada com os direcionais
Nomeie a que vai puxar de: obj_1 e a bolinha que vai ser puxada de: obj_2
Ou
Crie este o código a seguir no evento step dos dois objetos- Código:
obj_1="O nome do primeiro objeto"
obj_2="O nome do segundo objeto"
Ponha no evento step do objeto a ser puxado:- Código:
if distance_to_object(obj_1)>55{move_towards_point(obj_1.x,obj_1.y,obj_1.speed)};
if distance_to_object(obj_1)>50{move_towards_point(obj_1.x,obj_1.y,2)}
No step do objeto que vai puxar:- Código:
if speed<0{speed=0};
if x<obj_2.x{if distance_to_object(obj_2)>40{
speed=(distance_to_object(obj_2)/100)}}
if distance_to_object(obj_2)>40{
speed-=(distance_to_object(obj_2)/100)}
Eu estou começando agora com esse negócio de programação e só li sobre lógica de programação. Nada sobre linguagens ou scripts(pelo menos não de forma aprofundada). Se tiver alguém aí que puder ajudar, por favor, ajude.
Para o elástico:
Crie um objeto. Nomei-o de obj_elastico, ou algo assim. Crie um evento Draw. Adicione uma lib de scrip e escreva o seguinte:- Código:
draw_line(obj_1.x,obj_1.y,obj_2.x,obj_2.y,3)
Use este código que o usuário e administrador PedroX corrigu:- Código:
draw_line(obj_1.x,obj_1.y,obj_2.x,obj_2.y, 100/distance_to_object(obj_2))
Vamos refazer tudo direitinho. Até o momento o que eu consegui foi isso:
Crie um objeto para ser a bola que vai se mexer e puxar a outra. Nomeie-o de:
obj_1
ou, no evento step dele, ponha o seguinte código:- Código:
"O nome que você quer dar a ele" = obj_1
Crie um outro script no evento step dele e ponhe o seguinte código:- Spoiler:
- Código:
if keyboard_check(vk_right){hspeed=+2}; ///andar para a direita
if keyboard_check(vk_left){hspeed=-2}; ///andar para a esquerda
if keyboard_check(vk_up){vspeed=-2}; ///andar para cima
if keyboard_check(vk_down){vspeed=+2} ///andar para baixo
if keyboard_check_released(vk_right or vk_left)hspeed=0; ///parar movimento
if keyboard_check_released(vk_up or vk_down)vspeed=0; ///parar movimento
Crie um terceiro script e ponha o seguinte código:- Spoiler:
- Código:
velocidade_min = 2;
velocidade_max = 8;
// distancia mínima e máxima entre os objetos
d1 = 32;
d2 = 55;
dist = point_distance(obj_1.x,obj_1.y,obj_2.x,obj_2.y);
escala = dist/(d2-d1);
// quanto mais distante mais baixa a velocidade que o objeto pode atingir
velocidade_max_possivel = velocidade_min+(velocidade_max*escala)
Crie um evento de desenho(evento Draw) e nele crie um script. Ponha este código:- Spoiler:
- Código:
draw_sprite(spr_1,-1,obj_1.x,obj_1.y);
draw_line_width(obj_1.x,obj_1.y,obj_2.x,obj_2.y,70/max(5, distance_to_object(obj_2)));
Agora crie a bolinha que será puxada e nomeie-a de:
obj_2
ou
Crie um evento step, e nele, crie um script com o seguinte código:- Código:
"O nome que você deu à segunda bolinha" = obj_2
Crie um script no evento step e ponha o seguinte código:- Spoiler:
- Código:
///Isso vai fazer a bolinha ser puxada
if distance_to_object(obj_1)>55{move_towards_point(obj_1.x,obj_1.y,obj_1.speed)};
if distance_to_object(obj_1)>50{move_towards_point(obj_1.x,obj_1.y,2)}
///Se a distância entre as bolinhas for maior que 50 a bolinha que será puxada vai SEGUIR a bolinha que puxa
Por fim, crie um evento de colisão da bolinha que vai ser puxada com a que a estará puxando. Crie um script e ponha o seguinte código lá:- Código:
move_bounce_solid(1);
No tópico a seguir eu estou lidando com a resolução de um problema onde eu cito esta página. Se eu resolvê-lo a informação pode lhe ser útil:
https://gmbr.forumeiros.com/t25762-progressao-aritmetica-e-geometrica-interpolacao
Meta Ridley- Data de inscrição : 09/12/2010
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Re: Duas esferas que se puxam
O mais legal do código do Meta Ridley é quando vc empurra a outra bolinha pra longe e depois para! Ela fica igual aqueles ping pong com a bolinha presa no elastico!
Valeu cara, me deu umas ideias aqui e até ajudou a encontrar um caminho para o meu problema...
Valeu cara, me deu umas ideias aqui e até ajudou a encontrar um caminho para o meu problema...
emedg- Data de inscrição : 18/10/2013
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Re: Duas esferas que se puxam
ok, bacana a idéia mais não acha que seria muito complicado? a idéia é boa mais ai vc vai ter que programar muito então vc vai perder mais tempo programando e menos se preocupando com a jogabilidade.
Re: Duas esferas que se puxam
Apesar do tópico ter sua ultima resposta em outubro, o dono do tópico deixou de postar desde dezembro de 2012. Tópico Trancado.
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