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Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
+2
BertFe
saskickers
6 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Nome: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Descrição: Como fazer um criador de moedas infinito por tempo
Nível de dificuldade: iniciante
Requerimentos: GM7 ou superior
Desenvolvimento:
Bom esta é meu primeiro topico e se tiver algum erro me avise que eu corrijo ^_^
comece criando 2 objetos . Os sprites ficam por sua conta...
Moeda(pode ser outro objeto se quiser...)
Controlador
Só iremos usar o objeto Controlador
No evento Create coloque o seguinte codigo
No evento Step do mesmo objeto coloque
Agora por ultimo no evento Draw coloque o codigo
Execute o jogo e teste , Se tiver algum erro me avise para mim corrigir.
*Você também pode alterar o x,y de onde ira criar o objeto . =)
Descrição: Como fazer um criador de moedas infinito por tempo
Nível de dificuldade: iniciante
Requerimentos: GM7 ou superior
Desenvolvimento:
Bom esta é meu primeiro topico e se tiver algum erro me avise que eu corrijo ^_^
comece criando 2 objetos . Os sprites ficam por sua conta...
Moeda(pode ser outro objeto se quiser...)
Controlador
Só iremos usar o objeto Controlador
No evento Create coloque o seguinte codigo
- Código:
segundos = 0
No evento Step do mesmo objeto coloque
- Código:
if segundos > 40 or segundos = 40//se segundos for maior ou igual 40
{
segundos -=40//vai voltar a 0
instance_create(x,y,Moeda)// e criar uma instancia/objeto que sera a moeda , x,y significa que criara naquele lugar
}
segundos +=1//assim que começar vai adicionar +1 a variavel segundos
Agora por ultimo no evento Draw coloque o codigo
- Código:
draw_text(x,y,segundos)//Desenhar um texto , como eu ja disse x,y são o lugar relativo onde o objeto esta e segundos que é a nossa variavel.
Execute o jogo e teste , Se tiver algum erro me avise para mim corrigir.
*Você também pode alterar o x,y de onde ira criar o objeto . =)
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Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Eu não testei o code, mas acho se a intensão desse code era mostrar a variavel segundos ele está errado, o certo poderia ser:
- Código:
draw_text(x,y,segundos)//Desenhar um texto , como eu ja disse x,y são o lugar relativo onde o objeto esta e segundos que é a nossa variavel.
- Código:
draw_text(x,y,'segundos:'+string(segundos))//Desenha um texto que mostra o valor da variavel.
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Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Pode até ser, mas o código não está errado, já que o GM sempre converte em string no draw_text (a não ser no caso de usar o +).BertFe escreveu:Eu não testei o code, mas acho se a intensão desse code era mostrar a variavel segundos ele está errado, o certo poderia ser:
- Código:
draw_text(x,y,'segundos:'+string(segundos))//Desenha um texto que mostra o valor da variavel.
E bem... não seria nesse caso "segundos", e sim "steps". Um step equivale à 1 segundo dividido pelo room_speed da room (30, por padrão). Ou seja, para se ter 1 segundo é preciso multiplicá-lo:
- Código:
40*room_speed
þ
Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
O Luiz está certo, ali seria steps mesmo. Outro jeito bem simples, seria usando alarms.
Mas talvez isso ajude alguém, não sei :S Vai que...
- Outro jeito:
CREATE- Código:
cria=false
segundos=5
- Código:
cria=false
- Código:
if cria=false{
alarm[0]=segundos*room_speed
cria=true
instance_create(x,y,moeda)
}
Mas talvez isso ajude alguém, não sei :S Vai que...
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Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Jesus.
no create
segundos = 5
alarm[0] = segundos*room_speed
no alarm[0]
instance_create(x,y,moeda)
alarm[0] = segundos*room_speed
Acabou, só isso. Não precisa colocar um if no step. Evite colocar código no step sempre que possível. Se segundos é constante e sua room_speed não muda, é até melhor colocar direto o valor (Por exemplo, se a room_speed for 30, coloca logo 150 ao inves de room_speed * segundos), pois assim o processador faz um cálculo a menos. (ou coloca 150 na variável segundos, é desnecessário ficar fazendo a mesma conta toda vez que for recriar a moeda)
no create
segundos = 5
alarm[0] = segundos*room_speed
no alarm[0]
instance_create(x,y,moeda)
alarm[0] = segundos*room_speed
Acabou, só isso. Não precisa colocar um if no step. Evite colocar código no step sempre que possível. Se segundos é constante e sua room_speed não muda, é até melhor colocar direto o valor (Por exemplo, se a room_speed for 30, coloca logo 150 ao inves de room_speed * segundos), pois assim o processador faz um cálculo a menos. (ou coloca 150 na variável segundos, é desnecessário ficar fazendo a mesma conta toda vez que for recriar a moeda)
Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Porque diabos teria um alarm no create? o_O
Bem, é verdade, mas não faz MUUUITA diferença, alias qualquer processador conseguiria processar esta conta muito rapidamente. Até o meu.
Bem, é verdade, mas não faz MUUUITA diferença, alias qualquer processador conseguiria processar esta conta muito rapidamente. Até o meu.
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Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Tudo questão de boas práticas.Funkbuster escreveu:Porque diabos teria um alarm no create? o_O
Bem, é verdade, mas não faz MUUUITA diferença, alias qualquer processador conseguiria processar esta conta muito rapidamente. Até o meu.
O alarm no create não existe. Você DEFINE o valor do alarm no create. (Pra ação acontecer quando o alarm chegar a zero)
O create acontece só uma vez pra cada instância
Alarms acontecem de tempos em tempos (claro que você define quanto tempo, pode ser até de step em step, mas isso não é comum).
O step acontece o tempo todo. Pra todas as instâncias.
O game maker já é pesado quando a gente programa direitinho.
Quanto menos responsabilidade você der pra cada instância, mais rápido o jogo irá rodar, mais instâncias você pode usar ao mesmo tempo sem se preocupar com performance em computadores lentos.
Tem ações que não dá pra evitar de colocar no step, como verificar se alguma coisa externa ocorreu ou... sei lá, sempre tem alguma coisa. O recomendável é usar o step só nesses casos.
Isso é um bom conselho. Nem sempre eu sigo meus bons conselhos.
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Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Exatamente Saim, mas... pense comigo, ali no caso em que eu dei, ele pode até ser mais pesado, mas ele pode ser facilmente modificável caso por exemplo, mude a variável segundos no editor de room, como faria nestes casos agora, para que continue modificável, e fique leve?
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Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Eu estava pra escrever o código quando re-li o do shatterhand2. É "re-li" ou "reli"? Eu li de novo, pronto.Funkbuster escreveu:como faria nestes casos agora, para que continue modificável, e fique leve?
É exatamente daquele jeito.
- No create, você define quantos segundos quer que o alarm dure, como no seu código.
- No alarm, a ação acontece. De quebra, o alarm é acionado de novo, pra próxima moeda, entrando num loop infinito (não confundir com os loops (laços) infinitos que travam o computador).
- Fim.
Nos dois códigos, pra mudar o tempo do alarm, você só precisa alterar o valor da variável definida no create.
Que pode vir de uma global, que pode ser um número inteiro, que pode ser calculada, que pode ser aleatória, que pode ser perguntada ao jogador...
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Re: Fazendo um criador infinito de moedas por tempo
Tem que saber diferenciar a VARIÁVEL alarm[] dos EVENTOS alarm . São coisas diferentes.
E você deve *sempre* otimizar seu código. Essa coisa de "Ah, mas só um if no step não faz diferença". E ai você vai fazendo isso de novo e de novo e de novo e quando percebe, você tem trolhões de ifs que "não fazem diferença".
Sem contar que se você um dia for programar para web ou para dispositivos celulares, otimização de código é OBRIGATÓRIO. Tenta pegar um código mal-programado, exportar em HTML5 e rodar num Tablet Genesis pra ver como fica.....
E você deve *sempre* otimizar seu código. Essa coisa de "Ah, mas só um if no step não faz diferença". E ai você vai fazendo isso de novo e de novo e de novo e quando percebe, você tem trolhões de ifs que "não fazem diferença".
Sem contar que se você um dia for programar para web ou para dispositivos celulares, otimização de código é OBRIGATÓRIO. Tenta pegar um código mal-programado, exportar em HTML5 e rodar num Tablet Genesis pra ver como fica.....
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