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Game Maker Carrega muito

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Mensagem por Ribass Ter 04 Dez 2012, 20:15

Tenho a impressão de que o game maker carrega todo o jogo no começo, isso faz com que o jogo demore a começar (se você tiver um jogo grande), vocês sabem se tem como programar pra ele carrega tal room antes dela começar e não bem no começo? e se com o game maker studio também é assim.
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Mensagem por Meta Ridley Ter 04 Dez 2012, 20:44

Você está querendo saber se tem alguma maneira de fazer o Game Maker carregar mais rápido? Se não: me explique melhor a sua dúvida.
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Mensagem por gabrielsch Ter 04 Dez 2012, 21:12

Bem, isso é bem simples, ao invés de deixar todos os recursos do jogo dentro do próprio projeto (.gmk, .gm81, gmz etc...) você pode deixa-los junto ao executável ou em uma pasta especial para eles e ao longo do jogo importar os mesmos.

Flw! sorrindo2
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Mensagem por Super Maker Ter 04 Dez 2012, 22:53

Exatamente como o gabrielsch comentou e quando não precisar mais de algúm arquivo externo, você pode deletar ele do jogo.
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Mensagem por Rodrigo Santiago Ter 04 Dez 2012, 23:02

Ou vc pode definir, se nao me engano, dentro dos visualizadores de sprire, background e sons para nao carregar no inicio do jogo,
. Eu n tenho muita serteza de onde ficava mais eu vo procurar
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Game Maker Carrega muito Empty Re: Game Maker Carrega muito

Mensagem por Ribass Seg 10 Dez 2012, 01:05

valeu mesmo os 3 últimos me ajudaram muito, se vocês tiverem alguns tutoriais de como fazer isso eu ficaria ainda mais grato a vocês.
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Mensagem por PedroX Seg 10 Dez 2012, 02:40

Ou vc pode definir, se nao me engano, dentro dos visualizadores de sprire, background e sons para nao carregar no inicio do jogo,
. Eu n tenho muita serteza de onde ficava mais eu vo procurar
Pelo que lembro, isso tinha nas versões anteriores (talvez da 7 para baixo). Era uma checkbox que tinha escrito algo como 'Preload'.

O melhor a fazer é usar um bom sistema de carregamento.
Em cada room, você já prepara os resources necessários. (ROOM START)
No final, é só deletar, se não for mais usar. (ROOM END)

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

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Game Maker Carrega muito Empty Re: Game Maker Carrega muito

Mensagem por shatterhand2 Qui 13 Dez 2012, 17:52

Esse lance de preload nunca deu muito certo pra mim.. o executável continua gigantesco, continua demorando um tempão pra abrir. E realmente nem existe mais esse recurso.

O ideal é usar recursos externos.
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Game Maker Carrega muito Empty Re: Game Maker Carrega muito

Mensagem por irlansn Sex 14 Dez 2012, 02:18

PedroX escreveu:
Ou vc pode definir, se nao me engano, dentro dos visualizadores de sprire, background e sons para nao carregar no inicio do jogo,
. Eu n tenho muita serteza de onde ficava mais eu vo procurar
Pelo que lembro, isso tinha nas versões anteriores (talvez da 7 para baixo). Era uma checkbox que tinha escrito algo como 'Preload'.

O melhor a fazer é usar um bom sistema de carregamento.
Em cada room, você já prepara os resources necessários. (ROOM START)
No final, é só deletar, se não for mais usar. (ROOM END)

Até mais!

é exatamente o que o PedroX falou... Mas como fazer isso?!?! se não souber aqui:

Bom digamos que na fase 1 vamos usar a spr_player; bg_cenario; sou_music.
Você pode simplesmente fazer algo básico tipo:
Crie um obj_carregar, ele deve ser o primeiro do room, é só colocar um numero bem alto no depth, acho melhor ciar uma room “carregando”, e você coloca o obj_carregar como persistente...
Então vc faz o seguinte:
Quando for mudar de fase vc cria o obj_carregar e défice qual será a fase que ele deve carregar:
Código:
with(obj_carregar)
{
instance_destroy()// para destruir o anterior
}
instance_create(x,y,obj_carregar)
obj_carregar.procima_room=room_F1
room_goto(room_carregando)

No room_start do obj_carregar:

Código:
alarm[0]=3//coloqui 3 para ele desenhar uma imagem de "carregando" antes

No Draw:

Código:
if room=room_carregando
{
//desenha uma imagem texto, qualquer coisa para indicar que esta cendo carregado...
}
//No alarm 0:

if procima_room=room_F1
{
globalvar spr_player, bg_cenario, sou_music;
spr_player=sprite_add_sprite("img/F1/spr_player.gmspr")
bg_cenario=background_add_background("img/F1/bg_cenario.gmbck")
sou_music=sound_add("img/F1/sou_music.midi",0,true)

alarm[1]=2
}

No alarm 1:

Código:
if procima_room=room_F1
{
room_goto(room_F1)
}

no destroy:

Código:
if procima_room=room_F1
{
sprite_delete(spr_player)
background_delete(bg_cenario)
sound_delete(sou_music)
}
E vc também pode fazer algo mais elaborado, como dividir o que vai ser carregado em vários alarmes e colocar para ele ir carregando aos poucos, colocando o que esta sendo carregado e uma barra no Draw....

Não testei, mas acho que é isso...
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